Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

E em aceleração? Já viste bem a desproporção?
Tens noção de quanta gasolina é desperdiçada?
Isso só prova o quanto desperdiça o ciclo Otto.
Isso prova o bem (ou menos mal) que este ciclo casa com um sistema hibrido.

Para mim a maior prova de conciência ecológia, é a forma como lidamos com o desperdício. Detesto-o! [;)]

O ciclo otto não desperdiça nada. O ciclo otto tem mais rendimento que o ciclo diesel para a mesma taxa de compressão. Agora, um motor que funciona segundo o ciclo otto tem menos rendimento que um que funciona segundo o ciclo diesel devido às menores taxas de compressão dos motores a gasolina (devido ao combustivel que usa não aguentar uma taxa de compressão elevada).[;)]

cump

O ciclo otto não desperdiça nada. O ciclo otto tem mais rendimento que o ciclo diesel para a mesma taxa de compressão. Agora, um motor que funciona segundo o ciclo otto tem menos rendimento que um que funciona segundo o ciclo diesel devido às menores taxas de compressão dos motores a gasolina (devido ao combustivel que usa não aguentar uma taxa de compressão elevada).[;)]

cump

Podes exemplificar q conceito de rendimento estás a usar?

Para que fique bem claro o co2 não é um gas poluente, mas provoca o efeito de estufa. Todos nós ao respirarmos emitimos c02 (pelo menos eu emito[:D] ), a diferença é que o co2 que nós libertamos deve-se aos alimentos que ingerimos, como por exemplo os legumes que "tiram" o co2 do ar e emitem o O2 que todos respiramos e depois quando ingerimos os alimentos libertamos o co2. Ora isto é um ciclo fechado e assim os niveis de co2 estão sempre iguais.O que acontece é que o co2 que os automoveis emitem provem do petroleo (que esta lá para baixo e não pertence a este ciclo) e então os niveis de co2 aumentam provocando o efeito de estufa. Mas um diesel produz mais gases poluentes que um gasolina.

cump

Podes exemplificar q conceito de rendimento estás a usar?
O conceito de rendimento dos ciclos que está relacionado com as suas áreas.
Na teoria o ciclo otto tem + rendimento que o diesel, mas na prática isso não acontece porque a gasolina não "aguenta" com uma taxa de compressão elevada como os diesel. Então um motor diesel tem mais rendimento que um motor gasolina.

cump

Mas andamos a inventar conceitos?

O rendimento é sempre calculado da mesma forma. O q se tira sobre o q se mete, ou input sobre output. E podes dar as voltas q quiseres q a gasoleo será sempre superior.

Mas andamos a inventar conceitos?

O rendimento é sempre calculado da mesma forma. O q se tira sobre o q se mete, ou input sobre output. E podes dar as voltas q quiseres q a gasoleo será sempre superior.

Não estamos na mesma onda!!!!!
Tu estás a falar de motores e eu de ciclos (e falo sobre os ciclos teóricos).
Mas eu tou contigo quando dizes que um motor diesel tem mais rendimento que um motor gasolina, MOTOR.

cump

Já q queres aprofundar a questão, saberás c certeza q o ciclo diesel n é na realidade aquele q os modernos motores diesel utilizam. É mais um ciclo misto q outra csa, podes ver um ciclo diesel verdadeiro num motor por exemplo de um super petroleiro.

Mesmo assim queres comparar cmo? Fazendo a área do ciclo q produz trabalho sobre a q o consome?
O ciclo diesel terá sempre vantagem, pois começa logo no combustivel q utiliza.

Já q queres aprofundar a questão, saberás c certeza q o ciclo diesel n é na realidade aquele q os modernos motores diesel utilizam. É mais um ciclo misto q outra csa, podes ver um ciclo diesel verdadeiro num motor por exemplo de um super petroleiro.

Mesmo assim queres comparar cmo? Fazendo a área do ciclo q produz trabalho sobre a q o consome?
O ciclo diesel terá sempre vantagem, pois começa logo no combustivel q utiliza.

isso tudo para dizer o quê? continuas a achar que o diesel é menos poluente que o otto? é sabido que o ciclo diesel é mais eficiente, mas isso não se traduz em mais ecologia.

Não tou a falar de ciclos reais, mas sim de teóricos.
Não adianta estar a "discutir" porque estamos os 2 certos, e quando dizes que o motor diesel tem mais rendimento que um motor gasolina estás certo e eu concordo (porque é o que está correcto).
Mas arranja uma gasolina que aguente a taxa de compressão dos motores diesel e vês qual tem mais rendimento.

cump

O q é feito aos catalizadores?
O q é feito às pastilhas?
O q é feito às baterias?
Se vamos por aí, o melhor é acreditarmos q há algures um grande buraco onde deitamos as csas e elas desaparecem.

Fazíamos como no Futurama, juntávamos o lixo todo e mandávamos a "bola" para o espaço [:D]

(Depois rezávamos para que não voltasse [:)] )

não falo em legislação, pois o diesel polui mais porque para alem das particulas que é a unica coisa filtrada pelos fap, emite oxidos de enxofre e oxidos de nitrogenio responsáveis pelas chuvas acidas, enquanto no otto temos os hidrocarbonetos em que apenas será significativo até o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento, pois o pessoal fala dos fap e tal, mas não diz o que é feito dos oleos destes depois da sua substituição.

Quando o gasóleo que fôr comercializado apresentar um teor de enxofre mínimo e quando os carros a diesel forem equipado com sistemas Adblue (ou parecidos, como o sistema da Honda) não vais ter nada por onde pegar nos carros a gasóleo. Serão superiores aos Otto a todos os níveis. [;)]

cump

Apresenta-me um carro Diesel em comercialização com taxas de compressão próximas aos valores do Otto.

O que é certo é que os actuais Diesel têm rendimentos ainda mais elevados do que os antigos, e taxas de compressão substancialmente inferiores. [;)]

Não tou a falar de ciclos reais, mas sim de teóricos.
Não adianta estar a "discutir" porque estamos os 2 certos, e quando dizes que o motor diesel tem mais rendimento que um motor gasolina estás certo e eu concordo (porque é o que está correcto).
Mas arranja uma gasolina que aguente a taxa de compressão dos motores diesel e vês qual tem mais rendimento.

cump

N estamos discutir, estamos a partilhar opiniões.
Mas o q dizes são propriedades dos combustiveis, e cmo tal n são passivei de modificar, embora possa ter gasolina de 110 i.o..

Quando o gasóleo que fôr comercializado apresentar um teor de enxofre mínimo e quando os carros a diesel forem equipado com sistemas Adblue (ou parecidos, como o sistema da Honda) não vais ter nada por onde pegar nos carros a gasóleo. Serão superiores aos Otto a todos os níveis. [;)]

baseias-te na futurologia para definires isso? e os otto vão ficar sentados imoveis á espera de melhores dias? tens cada uma[:D]
já ouviste falar dos diesotto? estão a iniciar o seu desenvolvimento (pelo que sei a mercedes e a honda já têm esse motor)e mesmo no inicio compara a eficiência destes em relação ao diesel.

Última edição:
baseias-te na futurologia para definires isso? e os otto vão ficar sentados imoveis á espera de melhores dias? tens cada uma[:D]
já ouviste falar dos diesotto? estão a iniciar o seu desenvolvimento (pelo que sei a mercedes e a honda já têm esse motor)e mesmo no inicio compara a eficiência destes em relação ao diesel.

Futurologia?!

-Facto: Mercedes e Honda (e devem existir mais marcas) desenvolvem sistemas de eliminação dos NOx. Os valores residuais são mínimos e até abaixo dos valores dos Otto.

-Facto: existem pressões para que os grandes produtores de combustíveis reduzam as percentagens de enxofre no gasóleo. Outro facto é o facto de existirem paises já a comercilizarem gasóleo com baixos indices de enxofre, nomeadamente a Alemanha.

Isto são factos! Não é futurologia.

Já que queres falar de coisas concretas, revela o rendimento desses motores que funcionam segundo esse ciclo, para ver se é superior aos Diesel actuais. [;)]

Uma discusão é uma troca de ideias[;)] .
Eu apenas estava a explicar (ou a tentar visto que não sou nenhum expert em ciclos termodinámicos e até posso tar enganado, mas acho que não) qua a "culpa" do menor rendimento dos motores gasolina, não é devido ao ciclo otto mas sim do combustivel.

cump

Apresenta-me um carro Diesel em comercialização com taxas de compressão próximas aos valores do Otto.

O que é certo é que os actuais Diesel têm rendimentos ainda mais elevados do que os antigos, e taxas de compressão substancialmente inferiores. [;)]

Eu disse que o ideal é aumentar a taxa de compressão dos gasolina para valores dos diesel.
O rendimento do ciclo diesel não depende só da taxa de compressão, depende também da carga, e os motores diesel actuais funcionam com excesso de ar que faz com que o seu rendimento aumente, mesmo com a diminuição da tc.

cump

Uma discusão é uma troca de ideias[;)] .
Eu apenas estava a explicar (ou a tentar visto que não sou nenhum expert em ciclos termodinámicos e até posso tar enganado, mas acho que não) qua a "culpa" do menor rendimento dos motores gasolina, não é devido ao ciclo otto mas sim do combustivel.

cump

Ou é dos dois! [:p] [;)]

Voltar
Superior