Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

tenho um Mégane 1.5 dci de 100 cv em casa e a 140 Km/h entre Porto e leiria (Cruise control regulado para essa velocidade) fez 5.7 L/100 Km

a minha meg de 100 cv a 140Km/h a média anda ligeiramente acima dos 6. Mas ando sempre com as barras da bicicleta no tejadilho e isso prejudica um pouco os consumos. Apontem para os 6 a 140.

citação:Originalmente colocada por nogueira_ribeiro

tenho 1 colega c 1 megane de 100cv dci k faz media de 3,8 em circuito misto(urbando e estrada nacional)

também conheço um assim... mas excepções não contam para a estatístca! [8D]

No meu Megane 1.5dCi de 80cv, com condução variada (um pouco de cidade, um bocado de AE e bastante estrada), os consumos variam entre os 5,1 e os 5,6 l/100 dependendo do andamento, da quantidade de gente que levo no carro, se uso o AC ou não.
Nunca fiz consumos superiores a 6, 6 e pouco e estou a falar de andamento 100% em cidade no pára arranca.
Em estrada aberta e de pé levezinho é possivel fazer consumos na casa dos 4 e qualquer coisa mas isso já é estar mesmo a trabalhar exclusivamente para a média.

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por Jeandré

No meu Megane 1.5dCi de 80cv, com condução variada (um pouco de cidade, um bocado de AE e bastante estrada), os consumos variam entre os 5,1 e os 5,6 l/100 dependendo do andamento, da quantidade de gente que levo no carro, se uso o AC ou não.
Nunca fiz consumos superiores a 6, 6 e pouco e estou a falar de andamento 100% em cidade no pára arranca.
Em estrada aberta e de pé levezinho é possivel fazer consumos na casa dos 4 e qualquer coisa mas isso já é estar mesmo a trabalhar exclusivamente para a média.

Cumprimentos

A minha break Megane de 105cv está a fazer uma média de 5,6l/100 (média ao fim de uns 3 mil kms). Um colega meu tem uma igual, mas com o motor de 80cv, e regista uma média de 4,7! Mas note-se que ele anda sempre muiiito nas calmas.

Ainda há carros muito económicos ! se bem que, como alguém disse, num motor destes, pequeno para diesel, se quiser andar num ritmo vivo provavelmente falaremos de consumos bem mais elevados (7 litros)

No meu Megane dCi 80cv de 5 portas costumo fazer consumos na casa dos 5 litros! O meu percurso habitual é o seguinte:

- saio de casa(Pinhal Novo) e faço +- 10kms em EN até ao Montijo a cerca de 70km/h
- entro na AE e faço +- 20kms em AE pela VDG até Lisboa a cerca de 120-140km/h
- entro na 2ª circular e faço +- 10km/h até Benfica a cerca de 70km/h

Posso não ter os kms bem contados, mas sei que faço 80kms ida-e-volta neste trajecto.

Há coisa de alguns meses fiz uma experiência e começei a usar diesel normal(mais barato) e a estabilizar as velocidades, e passei a ter o CB a acusar pouco mais de 5lt(5.2/5.3).
Entretanto voltei a usar diesel ultra/ultimate e já há algumas semanas que tenho o CB a acusar 4.9lt(a descida de consumo deu-se no espaço de 2 dias com as mesmas velocidades).

Por isto eu voto nos 5 litros :)

EDIT - Confesso que quando venho á noite do trabalho e apanho a VDG mais pró vazia, aproveito e dou um esticão no motor durante alguns kms a cerca de 170-180km/h(sei que não o deveria fazer, mas quando o faço, ao menos faço-o na altura com menos trânsito e com boa visibilidade), mas nem assim o consumo aumenta...

Olá a todos.

A minha Megane de 80 cv tem cerca de 35 mil kms e a média desde que comprei o carro tem rondado os 6 l/100.

A média é alta, mas apenas porque grande parte da utilização da mesma é feita em cidade e o trajecto casa->trabalho não demora mais de 10 minutos. O motor não chega a aquecer, pelo que é difícil nestas condições conseguir bons consumos!

Agora.... em trajectos mais longos e fazendo uma condução extremamente calma [:I] tenho feito consumos a rondar os 3,5 l/100!

...e quando digo calma é mesmo calma ;) (médias de 90 kms/h)

Boas curvas para todos,
Rui

Acho estranho aqui ninguem contar com o erro do CB...

Ou o meu é o unico clio em que o CB perde cerca de 2 litros por deposito, ou entao nao sei.

Tb posso dizer que qto mais dispararem depressa em picos nao mto continuos os valores medidos pelo CB sofrem grandemente, um pouco a razao dos consumos n subirem mto.

E economico mas o erro existe e n e assim tao irrisorio para n ser considerado.

Em 50 litros perco 2 no CB (medidos nas bombas, de todas as marcas).

De qquer forma normalmente faco cerca de 4.1 o que equivale a uns 4.3.

Consegui uma vez uns 3.7 (ou seja uns 3.8 ou 3.9) mas a andar abaixo dos 80 kmh.

Peco desculpa mas acho estranho que um carro mais pesado consiga ainda menos a velocidades superiores. Digo eu ta claro.

RR

Megane break 1.5 dci 80cv com jantes 17... Aos domingos anda nos " 4.0L 4.5L "
Durante a semana 5.0L 5.5L Hoje tem marcado 5.2L/100 e 3.9L com 72km feitos.

Megane Scenic II 1.5DCi 80 cv

90-120: ±5.0 l/100
>140: ±6.5 l/100

Entre 80 a 90 consegue-se 4.5 a 4.8 l/100, com uma condução virada para a poupança.

citação:Originalmente colocada por SOneca-II

Acho estranho aqui ninguem contar com o erro do CB...

Ou o meu é o unico clio em que o CB perde cerca de 2 litros por deposito, ou entao nao sei.

Tb posso dizer que qto mais dispararem depressa em picos nao mto continuos os valores medidos pelo CB sofrem grandemente, um pouco a razao dos consumos n subirem mto.

E economico mas o erro existe e n e assim tao irrisorio para n ser considerado.

Em 50 litros perco 2 no CB (medidos nas bombas, de todas as marcas).

De qquer forma normalmente faco cerca de 4.1 o que equivale a uns 4.3.

Consegui uma vez uns 3.7 (ou seja uns 3.8 ou 3.9) mas a andar abaixo dos 80 kmh.

Peco desculpa mas acho estranho que um carro mais pesado consiga ainda menos a velocidades superiores. Digo eu ta claro.

RR

Todos os carros que tive com computador de bordo são/eram muito precisos na indicação do consumo absoluto, obviamente quanto à distância percorrida os erros podem ser maiores (pressão dos pneus, etc...).
Mesmo a experiência com carros da Renault dizem-me que quanto o computador de bordo avisa a entrada na reserva, o erro deve ser de pequenas fracções do litro.
Os erros quanto à media por distância poderão existir, mas a menos que alguém ande com uma daquelas "rodinhas" para medir a distância com precisão ou saiba com extrema precisão a distância entre um ponto A e um ponto B (e as placas de indicação não servem), os condutores baseiam-se na mesma informação sobre a distãncia percorrida que o computador de bordo usa.

citação:Originalmente colocada por JVC

No meu Megane dCi 80cv de 5 portas costumo fazer consumos na casa dos 5 litros! O meu percurso habitual é o seguinte:

- saio de casa(Pinhal Novo) e faço +- 10kms em EN até ao Montijo a cerca de 70km/h
- entro na AE e faço +- 20kms em AE pela VDG até Lisboa a cerca de 120-140km/h
- entro na 2ª circular e faço +- 10km/h até Benfica a cerca de 70km/h

Posso não ter os kms bem contados, mas sei que faço 80kms ida-e-volta neste trajecto.

Há coisa de alguns meses fiz uma experiência e começei a usar diesel normal(mais barato) e a estabilizar as velocidades, e passei a ter o CB a acusar pouco mais de 5lt(5.2/5.3).
Entretanto voltei a usar diesel ultra/ultimate e já há algumas semanas que tenho o CB a acusar 4.9lt(a descida de consumo deu-se no espaço de 2 dias com as mesmas velocidades).

Por isto eu voto nos 5 litros :)

EDIT - Confesso que quando venho á noite do trabalho e apanho a VDG mais pró vazia, aproveito e dou um esticão no motor durante alguns kms a cerca de 170-180km/h(sei que não o deveria fazer, mas quando o faço, ao menos faço-o na altura com menos trânsito e com boa visibilidade), mas nem assim o consumo aumenta...
Surgiu-me uma dúvida relativa aos combustíveis. Será que vale a pena comprar diesel ultra/ultimate (ou outros diesel XPTO)? Este permite obter consumos mais baixos, mas por outro lado também é mais caro que o diesel normal! [:p] Qual será a vantagem evidente? Pelo que vejo em termos de custos é ela por ela, a não ser que um seja mais saudável ou mais perfomante para o motor que o outro! Será que estou enganado? Esclareçam-me, por favor!

Eu já tinha respondido ao tópico, mas volto para acrescentar:

Eu e a minha esposa desde 2004 já lhe fizémos quase 60.000km's. Nesse espaço de tempo, e km's, a média </u>têm sido nos 5,6l, a andar normalmente.

É claro que já fiz consumos a rondar os 4 litros, mas isso é em passeio, sem transito, a 80 - 90 km/h. Mas eu n consigo fazer 60.000km a esse ritmo, até porque trabalho.

Gostaria de saber como é que conseguem andar sempre a esse ritmo, trocam o pedal do acelerador por uma faca?!?![:p]

Voltar
Superior