A média é, sem dúvida excelente para as condicionantes... mas isso nem parece teu []
Talvez num próximoA solução para as Marias passa normalmente por caixa automática [] (com a minha resultou).

Acham que posso alegar que tenho motivos mais que suficientes para pedir o divórcio?
Entretanto e à conta de eu andar com o 500 por causa do problema da direcção, a Maria andou estes dias com a 216d.
Conclusões: A Maria não sabe conduzir. [8b][8b]
O 500 nas mãos dela andava nos 6.8l, comigo anda nos 6.1l
O 216d nas minhas mãos andava nos 6.1l, com ela anda nos 6.8l :sh):sh)
Eu faço pequenos trajetos em cidade 4km para ir e outros tantos para voltar do trabalho mais alguns kms para levar os miúdos à escola e para fazer compras, sempre dentro de cidade. Ela faz cerca de 10km para ir e outros tantos para voltar do trabalho.
How the F*/@ she waste more fuel than me??? [8b][8b][8b][8b]
Acham que posso alegar que tenho motivos mais que suficientes para pedir o divórcio?
Entretanto e à conta de eu andar com o 500 por causa do problema da direcção, a Maria andou estes dias com a 216d.
Conclusões: A Maria não sabe conduzir. [8b][8b]
O 500 nas mãos dela andava nos 6.8l, comigo anda nos 6.1l
O 216d nas minhas mãos andava nos 6.1l, com ela anda nos 6.8l :sh):sh)
Eu faço pequenos trajetos em cidade 4km para ir e outros tantos para voltar do trabalho mais alguns kms para levar os miúdos à escola e para fazer compras, sempre dentro de cidade. Ela faz cerca de 10km para ir e outros tantos para voltar do trabalho.
How the F*/@ she waste more fuel than me??? [8b][8b][8b][8b]
Noto aqui um padrão... O Clio TCE da minha esposa andou 3 dias na minha mão e baixou dos 7,1 para 6,7... Eheh
Isso de um Clio a fazer 8,5l....:sh) Deve estar avariado.
Estas férias andei com um A3 1.6 tdi recente (116 cvs) e fiz médias de 3,7l a andar em nacionais. Fiquei impressionado com o carro. E mesmo em percursos de abuso, as médias andavam entre 4,8-5 litros.
Isto é mesmo assim?
Estou habituado a médias de 9-12 litros, pelo que "naturalmente" fiquei encantado pelo rácio performance/consumo. :sh)[8b]
Será que mais de 5 mil km serve para aferir algo?
Não se trata de uma road trip mas sim das voltinhas normais do dia a dia, trabalho, casa, passeios, lazer, com todo o tipo de percurso e condições, cidade, nacionais, AE, inclui algumas idas a Lisboa (mas não o dia todo).
A viatura tem mais de 60 mil km e 2 anos.
Consumo real deste registo 3,5 L/100 km
![]()
Consumo real total dos 60 mil km está em 3,8 L/100 km
É um tractor manco (116d) que cumpre muito bem com o seu objectivo e ainda não desiludiu, arrasta-se com umas jantes 17" e pneus 225.
E sim, confirmo, foi sempre a descer.

Se calhar a tua condução prejudica também... 5,9 é a minha média de depósito maior em 17 mil km, e as minhas velocidades andam também nos 30 e tal (mas penso que 30 e muitos), e é um 20D com jante 18:Há aí algo que justifica um pouco esses consumos, velocidade média do teu de 54kmh o meu está 30kmh.