Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Dado o ângulo da fotografia não me parece que o erro seja superior a 5%.

É natural que o carro tenha uns bons 170 cv, para isso deverá ter também contribuído a boa rodagem.

Sobre isso já li por aqui (fórum) opiniões verdadeiramente curiosas, do género acharem que fazer rodagem é andar 5 mil km a pastar. [:D]

É natural que o carro tenha uns bons 170 cv, para isso deverá ter também contribuído a boa rodagem.

Sobre isso já li por aqui (fórum) opiniões verdadeiramente curiosas, do género acharem que fazer rodagem é andar 5 mil km a pastar. [:D]

Os manuais dos carros variam bastante, tal como a experiência das pessoas.

Há quem nunca faça rodagem, há quem faça rodagens curtas, rodagens longas, rodagens a partir e rodagens a pastar durante 5 mil ou mais kms. O que é certo é que os carros vão andando...

Cada um terá a sua experiência.

Mas para sabermos qual a forma mais eficaz, teríamos de testar cada um dos diferentes métodos numa amostra de umas dezenas de carros iguais e tentar eliminar todos os “vieses” (bias) e fatores de confundimento, o que é praticamente impossível em milhares de kms de rodagem.

No fim das rodagens, testavam-se os carros e logo se verificaria a existência ou ausência de uma diferença estatisticamente significativa.

Sem um estudo deste género, não consigo dizer que um método é superior ou não inferior a outro.

Quem me garante a mim que a carrinha do Veriati não andava o mesmo se ele tivesse andado a pastar durante 5 mil km? Eu julgo que andaria menos, mas não passa de uma suposição minha...

O meu Auris 1.4 D4D faz médias de 5.5 a andar sem preocupações...com andamento calmo facilmente faço 5L.

Mudanças de oleo a cada 15 mil kms, acho que isto também pode ajudar nos consumos

Em relação a essa história dos "cavalos escondidos", cada motor é um motor, mas 170cv também já acho demasiado!!
Trago dois exemplos de 2 unidades dessas, medidas no mesmo banco.

PKE-Audi-A4-1.jpg

PKE-Audi-A4-1.jpg

Hoje a A4 já fez cerca de 500 km, pelo que seguem médias:

Lisboa - Aveiro. Neste percurso, enfrentou a calçada de carriche às 7h45m para cima que estava cheia, e depois para baixo.

IMG_1468.jpg

Aveiro - Lumiar

IMG_1471.jpg

Os consumos e médias são porta-a-porta. Na AE circulei por volta dos 160.

Já agora, consumo médio deste depósito até ao momento:

IMG_1472.jpg

A A4 amanhã e 5f deve fazer cerca de 150 kms em cada dia e, no FDS, + 600. Por isso, trago-vos novas médias em breve.

A uma velocidade de 120 de ponteiro, com CC e a sair da garagem, deu me 4.4 l /100km . Percurso idêntico, Lx-Silves.

108 km/h de velocidade média.

Audi a3 1.6 tdi

Em tempos de guerra, até os mais fracos têm de se alimentar [:D], Bmw 116d manco, modo trânsito 3º mundo:
iPhone%20-%20Foto%202018-10-03%2009_43_33.jpeg

Agora que entreguei o Fiesta Ecoboost e os consumos desceram para algo mais aceitável, já posso colocar fotos, ou só quando descer dos 8? [:p]

image.jpg

image.jpg

image.jpg

Um bocadinho diferente dos 12/13 l/100...[;)]

Cump.

Sem duvida que sim, mas a questão é que os 12/13 l/100 foram realizados em condições absolutamente normais, e não a fazer rallye como alguns sugeriram!

Por exemplo, tenho uma amiga que tem um Clio GT Line 0,9 Tce que faz quase exclusivamente estes trajetos que fiz inicialmente com o Fiesta, e o carro não baixa dos 10/11 l/100. De que lhe vale saber que o carro pode fazer 5/6, se nas condições de utilização dela isso é impossível?

O Fiesta baixou porque fiz entretanto uma boa parte dos kms em condições mais favoráveis, mas se tivesse continuado apenas nesses trajetos talvez tivesse baixado no máximo 1 litro.

O que me lixa nestas coisas é que quem faz 5/6 tem a mania de que os outros têm que fazer igual, esquecendo o contexto. E se tal não acontecer, é porque andamos sempre a fundo ou não sabemos conduzir. Não alterei minimamente o modo e utilização do Fiesta, enquanto condutor. [;)]

Back