Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

É um tema sempre muito relativo. Para quem mora em setubal ou arredores, os 8 l/100 podem parecer altos. Para alguém que more na covilhã, baixar desse valor será dificil[;)]

Mas sendo honesto, nunca pensei que um ecoboost conseguisse um consumo tão elevado, mesmo tendo em conta todos os factores (e mais alguns[:D]).

Vanquish, por curiosidade, tens alguma referência para os teus percursos com um carro a diesel?

Cump.

É um tema sempre muito relativo. Para quem mora em setubal ou arredores, os 8 l/100 podem parecer altos. Para alguém que more na covilhã, baixar desse valor será dificil[;)]

Mas sendo honesto, nunca pensei que um ecoboost conseguisse um consumo tão elevado, mesmo tendo em conta todos os factores (e mais alguns[:D]).

Vanquish, por curiosidade, tens alguma referência para os teus percursos com um carro a diesel?

Cump.

A referência habitual é o meu Megane III 1.5 dCi 105cv, que faz 6/7 l/100.

No inicio do verão andei com um Punto 1.2 alugado que fez 6,9, mas talvez os trajetos não tenham sido tão massacrantes.[;)]

A referência habitual é o meu Megane III 1.5 dCi 105cv, que faz 6/7 l/100.

No inicio do verão andei com um Punto 1.2 alugado que fez 6,9, mas talvez os trajetos não tenham sido tão massacrantes.[;)]

Pois esses 6.9 é que fazem parecer os 12 do fiesta elevados. Mas com as médias do megane suponho que sejam sobretudo percursos muito curtos e muito para arranca, campo o diesel ainda tem vantagem.

Assim está explicado[;)]

Cump.

O que me lixa nestas coisas é que quem faz 5/6 tem a mania de que os outros têm que fazer igual, esquecendo o contexto. E se tal não acontecer, é porque andamos sempre a fundo ou não sabemos conduzir. Não alterei minimamente o modo e utilização do Fiesta, enquanto condutor. [;)]

Verdade, há ai malta que pensa que os outros comem gelados com a testa

Mesmo assim, 8 litros em "misto" continua a ser um consumo muito elevado para um ecoboost.
Podem achar que estou a ser tendencioso, mas baseio-me na minha experiência com um motor igual e pelo que vou vendo da parte de outros utilizadores em todo o tipo de circustâncias.
E basta também darem uma vista de olhos no Spritmonitor para verem que medias de 8 não representam de todo a média de utilização.

Pergunto-me se esse carro de aluguer por acaso foi revisionado a tempo e horas ou sequer levou o óleo correto :confused:

Quanto ao resto, acredita quem quer, como tudo que é colocado aqui neste tópico!

Eu vou devolver hoje o 116d Sport com que ando, a coisa já desceu um pouco, mas não baixou dos 6 litros. O mínimo que fez foi 5.5... :sh)

Este 16d, apesar de ser um 3 cilindros, não me parece propriamente um prodigio da economia, gasta pouco sim, a andar a pastar, em condições normais, alimenta-se bem.

Mas este carro é um buy-back de certeza e era ex-carro de aluguer, pelo que duvido das suas (boas) condições, apesar de ter apenas 25000kms, não sei se lhe andaram a meter água ou o caraças, mas sempre gastou bem. :sh)

Para quem fala, o Leon 1.6 TDI carrinha com que ando (muito) regularmente, é ainda consideravelmente mais económico! [;)]

Por curiosidade, Gmigas, que tipo de trajectos fizeste com o 116d?

É uma questão de estar atento e quem alugar carro colocar aqui o quanto consumiu, mas aparentemente temos mais um caso onde a experiência não corresponde à normalidade de consumo desse carro com condutores habituais [:p]

É uma questão de estar atento e quem alugar carro colocar aqui o quanto consumiu, mas aparentemente temos mais um caso onde a experiência não corresponde à normalidade de consumo desse carro com condutores habituais [:p]

Eu, por exemplo, acho o meu 216d bem poupado. Ou seja, comparado com os anteriores que tive, 1.6 Crdi 115cv e 1.6Hdi 110cv, que fizeram os mesmos trajetos e com o mesmo condutor. O 216d é +/- 1L mais poupado que o CRDi e +/- 0.5L que o Hdi

420d

c7ce4b8538c3940e7d3cb7fdefaeb198.jpg

Focus 1.0

e26dfd2a16f220a6ec1a7bc3d8ca54ae.jpg

faba71d2757f9b1b139646cab34137ec.jpg

Mesmo assim, 8 litros em "misto" continua a ser um consumo muito elevado para um ecoboost.

Podem achar que estou a ser tendencioso, mas baseio-me na minha experiência com um motor igual e pelo que vou vendo da parte de outros utilizadores em todo o tipo de circustâncias.

E basta também darem uma vista de olhos no Spritmonitor para verem que medias de 8 não representam de todo a média de utilização.

Tu próprio respondeste. TU achas que é muito elevado para o TEU padrão.

Se te digo que o meu Megane 1.5 dCi gasta 6 a 7, o Fiesta ter gasto 8,4 acho perfeitamente normal para um gasolina!

Pergunto-me se esse carro de aluguer por acaso foi revisionado a tempo e horas ou sequer levou o óleo correto :confused:

Quanto ao resto, acredita quem quer, como tudo que é colocado aqui neste tópico!

É de 05/2017, tem 43800kms e pelas mazelas já deve ter passado por muito. Se foi bem ou mal revisonado, não faço ideia. O que posso garantir é que o meu Megane é bem revisionado e na minha utilização gasta 6/7.

A unica pessoa que não acredita aqui foste tu e outros utilizadores deste motor. Eu acredito que faças esses consumos nos trajetos em que circulas, porque raio os meus consumos têm que ser anormais, de pé pesado, de motor mal mantido, etc? [:p]

Eu vejo esses consumos e fico a pensar como é que o 330i 252cv pode realmente fazer 7l/100..... Estou mesmo indeciso se vou ver o carro ou não.

Eu vejo esses consumos e fico a pensar como é que o 330i 252cv pode realmente fazer 7l/100..... Estou mesmo indeciso se vou ver o carro ou não.

Depende da tua utilização. Mas acredito que não será fácil fazer esses valores.
Conheço quem tenha tido uma 328i (245 cv) e andava sempre por volta dos 11.

Apesar de não conhecer o carro, acho que a resposta é; poder, pode, mas será que os faz numa utilização normal?

Sim também penso que 7L deve ser em circunstâncias muito especiais 7,3L está a gastar agora o meu pequeno Captur com 120cv´s[:D]

Sprintmotor.de registo de 330i
Capture.png

Como podes ver no gráfico a média real deverá andar entre os 8 e 9L.
Há um video no youtube de alguém num 330i a andar em autoestrada a 120km/h e ia a marcar 6.6L/100 no CB.
Portanto, podes fazer 7L ou menos mas terás que andar a "engonhar" para aquilo que esse carro é ou pode ser.

Mas acho que quem pensa comprar um 330i de 252cv não se pode preocupar se o carro gasta 7, 8 ou 9 Litros.
Se essa diferença de consumo é assim tão importante há outras escolhas!

Eu acho que a amostra que utiliza o Spritmonitor deve ser mais focada na economia do que o universo de utilizadores do mesmo carro.

Praticamente cidade e apanhei muito trânsito.

Andei, regra geral, pela grande Lisboa, em horas de ponta com muito trânsito, mas sem pisar Lisboa, excepto um dia que fui jantar com uns clientes e andei por Campo de Ourique, Estrela, Alcântara, Lx factory etc.

Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Eu acho que a amostra que utiliza o Spritmonitor deve ser mais focada na economia do que o universo de utilizadores do mesmo carro.

Sim, se são pessoas que partilham consumos é porque dão importância ao tema e a maioria (2/3, 3/4?) tem alguns cuidados.

No entanto a mim o spritmonitor nunca me deixa mal como ferramenta de prever consumos de uma futura compra (carro novo ou “novo”).

As minhas médias gerais pouco fogem da média geral para carros semelhantes. Nem a 5% de diferença chega num total de 3 carros. No meu carro atual a minha média geral está 1% acima da média geral de todo os registos, e falamos de 200 ou 300 carros com o mesmo motor e caixa manual.

Mas mesmo quem anda depressa e/ou faz muita cidade a sério pode utilizar o spritmonitor como referência nem que seja vendo os registos das médias mais elevadas.

Ou então usar comparações:

Por exemplo carro atual da pessoa tem média geral de 8l e no sprit marca 6l para carros iguais.

Basta ir ver o carro que se pretende comparar e meter também 1/3 extra em cima.

Eu percebo o que queres dizer, mas não podemos escamotear o quão bom é o spritmonitor enquanto ferramenta.

PS: claro que há casos em que a amostragem é pequena e portanto é mais complicado, mas a partir de 20/25 amostras já dá para ter uma ideia aproximada.

Last edited:
Eu tenho esse motor 30i, mas versão de 231cv montado num cagalhote de 1200kg e esquece os 7L/100km de média geral, a não ser que faças muita estrada e uses pouco os 252cv, este motor consegue ser incrivelmente económico, dá para fazer consumos de 5 litros e tal, mas é andar a morrer e com muita antecipação, 6 litros é relativamente fácil de se obter em médias parciais, basta andar em extra-urbano sem inventar e a andar dentro dos limites, 100/120, dentro dessa onda. [;)]

Agora não nos vamos enganar, a média geral desde que tenho o carro é de 9, teria perfeitamente capacidade para fazer 8 litros de média geral, mas na boa, bastava só ter um pouco mais de cuidado, que é coisa que não tenho muito. Como é um carro que é mais usado numa de fim-de-semana, e tendo em conta o carro que é (pede muito para puxar), acabo por lhe dar boas esfregas e isso reflete-se na média geral. [:D]

Ou seja, respondendo directo à tua questão, poder pode, agora se é toada habitual? Tenho as minhas dúvidas.

Se queres consumos e esse género de carro, o meu conselho é ires para um 330e, um amigo meu tem um e tá satisfeitíssimo, era carro que comprava na boa para trocar o meu.

Back