Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Não sei se o Astra 1.4 tem o diferencial de 3,84 ou se terá o 3,74 ou o 3,94... se tiver o do meio (o 3,84/1), e se realmente as relações de caixa são estas últimas (com 0,89/1 para a 5ª), então essa 5ª a cortar nas 6.500rpm deverá ir muito perto dos 208 km/h reais.

200 km/h a 6.250 rpm e por aí fora. Se calhar o GPS não é dos piores...

ou eu me enganei nas contas! [}:)]

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

Acho incrível, a malta que não tem o carro, não conhece, etc. vir aqui dizer aquilo que ele é, porque X e Y são assim, e então este não pode ser assado.

Pessoal, não se fiem em pesos, e em potencias apenas... há muitos outros factores, e não falem do que não sabem, ou do que desconhecem...
Como é que no mesmo post consegues contrariar-te [?] Pois...

Se é para a malta não se fiar apenas, e precisamente, em potência e peso que se pediu os valores de relação de caixa, para se auferir com mais exactidão os valores reais de velocidade. E isto funciona para qualquer carro, conhecendo-o ou não...

Contradizer? Onde? Quem se contradiz és tu, porque falas como se conhecesses o carro ao pormenor, vens aí cheio de teorias, e para quem conhece o carro, vê-se logo que nunca te sentaste num.

É como as velhas historias dos comportamentos. Eu posso ter muitos defeitos, ser tendencioso e tudo mais, mas meu amigo, só falo do que experimento, não me ponho a meter o nariz onde não sou chamado, a comentar apenas porque o primo do tio da avó disse, nem me meto em assuntos em que tenho total falta de conhecimento.

Há outro pormenor que pode justificar estes valores.

Ciber, o Nelson fez no Astra dele Coimbra Sul – Canelas (em Estarreja) em 20 ou 25 minutos. Sabes quantos quilómetros são de Coimbra Sul até casa dele? Disse-me ele que veio mesmo a dar-lhe, eram 2 e tal da manhã, e segundo ele o velocímetro chegou aos 210 algumas vezes. Mas se souberes quantos Km são, até dá para tentar calcular a média...

citação:Originalmente colocada por DL

Não sei se o Astra 1.4 tem o diferencial de 3,84 ou se terá o 3,74 ou o 3,94... se tiver o do meio (o 3,84/1), e se realmente as relações de caixa são estas últimas (com 0,89/1 para a 5ª), então essa 5ª a cortar nas 6.500rpm deverá ir muito perto dos 208 km/h reais.

Caro DL, pegando nos valores que coloquei num posto anterior:

Relações de Caixa: 3.73/2.14/1.41/1.12/0.89/3.31 (1ª/2ª/3ª/4ª/5ª/MA)

Diz-me como calculas os valores de velocidade máxima. É que sinceramente não percebo muito de engenharia mecânica e não sei como se fazem estes cálculos.

Entretanto, não se deveria ter também em conta os pneus e as jantes??

De origem: Pneus/Jantes: 195/60R15 - 6jx15
O MEU: Pneus/Jantes: 205/50R16 - 6jx16

Pergunto isto porque um amigo meu que tinha um Polo 16v sentiu diferença em termos de velocidade máxima (no ponteiro) quando mudou para penus com um perfil superior (ou seja o inverso daquilo que fiz)

Grande abraço

O meu 1.7 DTI a 190 no velocimentro vai a 184 no GPS. E agora? O erro dos velocimetros dos Astra G devem ser todos iguais.

De referir que a marca anuncia 160 e poucos Km\h para o 1.7 DTI.

DêCêIi, não fales mais, porque perante quem conhece o modelo, não imaginas a figura que estás a fazer.
Que figura é essa [?] Não é a rídicula que muitos estão a fazer...

Já te disse, não é preciso conhecer o carro forçosamente para se calcular a velocidade teórica. Pois a velocidade real pode ser influênciada por mais coisas. Que te adianta dar 190 a descer [?]

Que o meu Clio já deu mais que o que a fábrica anuncia não me espanta, foi feito numa descida.

Uma vez a descer, o ponteiro do velocímetro marcava uns quase 200 km/h, ao passo que o ponteiro do conta rotações marcava umas 4.500 rpm.

Sabendo que o meu carro em 5ª faz cerca de 40.57 km/h por cada 1.000 rpm. Fazendo as contas: (4.500/1.000) x 40,57 = 182,565 km/h.

A marca anuncia uma velocidade máxima de 163 km/h, que é atingida por volta das 4.000 rpm, onde é atingida a potência máxima. Apartir das 4.000 rpm e até entrar no redline (corta às 5.000 rpm) já não há potência disponível que colabore para o atingir de uma maior velocidade de ponta, daí que a ajuda do declive tenha sido bastante preciosa.

Assim já concordo! Eu acho que já disse isto aqui anteriormente, a velocidade eficaz do carro, aquela que ele dá mesmo, no caso deste 1.4 é 180 / 180 e pouco. É aquela que nós carregamos, ele vai bem até lá. E claro, se for um motor que puxe bem em altas (e este puxa), aguenta bem estes ritmos.

Mas isto não invalida que em descidas, com vento a favor, no cone de outro carro, etc. o carro não dê mais, porque dá!

É apenas isso que quero dizer!

O meu também é 160 e poucos Km\h, em recta, e sem problemas, a partir daí, dependerá de muitos factores. Inclinação, vento, etc. Porque embora o motor ainda tenha rotações disponíveis, já não tem força para elevar mais a rotação, logo a velocidade não aumenta. Mas numa descida, ou em algo do género, já terá possibilidades de o fazer.

Foi isto que disse anteriormente.

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

O meu 1.7 DTI a 190 no velocimentro vai a 184 no GPS. E agora? O erro dos velocimetros dos Astra G devem ser todos iguais.

De referir que a marca anuncia 160 e poucos Km\h para o 1.7 DTI.

DêCêIi, não fales mais, porque perante quem conhece o modelo, não imaginas a figura que estás a fazer.
Que figura é essa [?] Não é a rídicula que muitos estão a fazer...

Já te disse, não é preciso conhecer o carro forçosamente para se calcular a velocidade teórica. Pois a velocidade real pode ser influênciada por mais coisas. Que te adianta dar 190 a descer [?]

Que o meu Clio já deu mais que o que a fábrica anuncia não me espanta, foi feito numa descida.

Uma vez a descer, o ponteiro do velocímetro marcava uns quase 200 km/h, ao passo que o ponteiro do conta rotações marcava umas 4.500 rpm.

Sabendo que o meu carro em 5ª faz cerca de 40.57 km/h por cada 1.000 rpm. Fazendo as contas: (4.500/1.000) x 40,57 = 182,565 km/h.

A marca anuncia uma velocidade máxima de 163 km/h, que é atingida por volta das 4.000 rpm, onde é atingida a potência máxima. Apartir das 4.000 rpm e até entrar no redline (corta às 5.000 rpm) já não há potência disponível que colabore para o atingir de uma maior velocidade de ponta, daí que a ajuda do declive tenha sido bastante preciosa.

Caro DêCêIi, já indiquei as relações de caixa umas 2 ou 3 vezes e continuo sem resposta.

Entretanto, se o teu DCI com 65cv (se não estou em erro) atinge os 200, o meu com 90 não passa ligeiramente os 210 km/h?? Sei que são mecânicas diferentes mas mesmo assim....

Só existe uma coisa que não compreendo. Se é mentira aquilo que digo porque é que não conseguem provar por A+B que tal é impossível??

Se conseguirem cabe-me a mim provar o contrário...ou então calar-me (caso não o consiga fazer).

DêCêIi vês aqui:

2005322222033_caixa%20longa.JPG

É o meu 1.7 DTi, é obvio que foi a descer, mas enquanto houverem rotações disponíveis, em descida, ou atrás de um que ande mais, o motor vai quase até esgotar, por isso, o que tem sido dito aqui é totalmente verdade!

O meu, basta ir atrás de um que ande bem mais, para chegar a valores que te deixariam assim: [:O] E isto em recta.

Mas repara, são tantos factores a influenciar isto, que ha dias em que ele demora bastante a chegar aos 160 e pouco, e ha dias em que vai até aos 170 "à vontade". Alias, basta ir a Lisboa e vir, sempre a puxar, para a forma como o carro atinge altas velocidades, mudar completamente.

Não ha 2 motores iguais DêCêIi, assim como é difícil todos os motores X terem 90,000 CV, também é impossível todos os motores X darem 180,000 Km\h. Uns têm mais e dão mais, outros têm menos e dão menos.

Até acredito que a própria marca, tenha lá uma espécie de tolerâncias para estas situações.

Mas vocês acham que não, que um motor é uma coisa estática, que se é X, é X e acabou.

Só um aparte, pelo que percebi nunca andaste em nenhum Astra 1.4. Em que Astra, ou melhor, com que motorização tinha algum Astra que tenhas experimentado?

citação:Originalmente colocada por JorgeD

Entretanto, não se deveria ter também em conta os pneus e as jantes??

De origem: Pneus/Jantes: 195/60R15 - 6jx15
O MEU: Pneus/Jantes: 205/50R16 - 6jx16

Pergunto isto porque um amigo meu que tinha um Polo 16v sentiu diferença em termos de velocidade máxima (no ponteiro) quando mudou para penus com um perfil superior (ou seja o inverso daquilo que fiz)

Sem dúvida, até a alteração de pneus velhos (usados até às lonas :D) para novos (mesmo modelo, mesma dimensão, tudo igual) provoca um incremento do perímetro de rodagem (porque aumenta ligeiramente o diâmetro dos pneus). Claro que aqui a diferença é pequena, mas existe!

Se se alterar muito a dimensão do pneu então isso irá reflectir-se tanto na velocidade máxima como nas recuperações e acelerações e até nos consumos uma vez que a velocidade do motor passará a ser ligeiramente diferente para a mesma velocidade de deslocação do veículo (além de também mexermos no erro da indicação do velocímetro, consoante a alteração do pneu seja para maior ou menor diâmetro).

(eu já continuo... ;) vou ali à cafézada e ao cigarrito da ordem e ainda quero dar um pulo à Chevrolet para ver como é isso de sábado no Estoril porque queria sentar a peid@ no Epica diesel, desde que seja eu a conduzir)

citação:Originalmente colocada por fililipe

Queres antes dar uma volta na carrinha??? Dá menos trabalho!!! :D

Goodyear Ventura, 205/50 R16 e estão novos, tem 9000Km.

Pressão á frente 2,6 e atrás 2,8.

Quanto ao diferencial não encontro a informação.

Não preciso, eu conheço-a bem (muuuitos km a conduzi-las e sempre sem tempo para passeios e apreciar paisagens :)) e gosto muito dela na versão Sport (a suspensão das outras dava-me alguns calafrios nas curvas rápidas, tinha que tirar o pé do acelerador e, às vezes, até travar... [:I]).

Foi até a minha 2ª opção, mas alguns pormenores (colocação da consola central a interferir na perna direita e da alavanca das mudanças muito recuada para mim) e outros pormaiores (€), levaram-me de volta à 1ª opção de sempre. Mas se não existisse essa 1ª opção à venda, penso que a Caravan Sport 1.4 teria vindo cá para casa, apesar de tudo.

Mas a relação do diferencial é fundamental para fazer essas contas. Eu estava a brincar quanto à pressão dos pneus e da altura do rasto, embora também faça alguma diferença, mas isso já são preciosismos a mais.

O modelo do pneu já não é tão descabido porque nem todos têm na realidade a mesma dimensão embora se possam chamar todos "205/50R16" (mas nem todos têm mesmo os 205 mm de largura, nem todos têm o mesmo perímetro de rolamento e nem todos se deformam da mesma maneira com a mesma pressão de enchimento, mas... preciosismos à parte).

Pah... 2,6 e 2,8 bar? Isso não é pressão a mais?

Sim, a minha é a Sport, tb adoro aquela suspensão. (Não gosto é da caixa de velocidades!!!)

A pressão era essa, por ir carregado. Como ia fazer uma viagem grande, no manual (Que eu li!!! :)) aconcelham a aumentar a pressão quando o carro esta carregado, e foi o que eu fiz. Normalmente anda com 2,4 á frente e atrás.

No Astra com o motor X14XE, o diferencial é 3,94. E a 5ª é 0,814.

E já agora explica-me como se fazem essas contas. Gostava de saber.

Retirado do Manual Tecnico da Astra. Em francês.

20061019124018_CX_Astra.JPG

2006101912433_CX_Astra1.JPG

Ora bem, DL vê se é isto.

Roda 16" -> 40.64cm logo o raio da jante é 20.32cm
Pneu 205/50 -> 10.25cm

O raio total é de 30.57cm

Perimetro é 2*pi*r -> 192.077cm (Passar para quilometro e temos 0.00192 Km por rotação da roda)

Motor dá 6500RPM, Diferencial a 3.94:1 e 5ª Velocidade a 0,814:1

Ou seja, as rotações que o motor dá, a dividir pelo diferencial e a dividir novamente pela relação da caixa:

6500/3.94/0.814= 2026.71 Rotações do eixo por minuto (Passamos para horas e temos 121602.6 Rotações por Hora)

Para sabermos a velocidade teorica é multiplicar o perimetro do pneu com as rotações do eixo:

121602.6 * 0.00192 = 233.47 Km/h

Portanto (Se isto estiver correcto) está provado que a caixa do Astra permite uma velocidade máxima de 233.47Km/h, mas claro está, devido ao motor (1.4), só se for a descer pinheiros é que atinge esta velocidade.

Aguardo correções.

citação:Originalmente colocada por fililipe

Ora bem, DL vê se é isto.

Roda 16" -> 40.64cm logo o raio da jante é 20.32cm
Pneu 205/50 -> 10.25cm

O raio total é de 30.57cm

Perimetro é 2*pi*r -> 192.077cm (Passar para quilometro e temos 0.00192 Km por rotação da roda)

Motor dá 6500RPM, Diferencial a 3.94:1 e 5ª Velocidade a 0,814:1

Ou seja, as rotações que o motor dá, a dividir pelo diferencial e a dividir novamente pela relação da caixa:

6500/3.94/0.814= 2026.71 Rotações do eixo por minuto (Passamos para horas e temos 121602.6 Rotações por Hora)

Para sabermos a velocidade teorica é multiplicar o perimetro do pneu com as rotações do eixo:

121602.6 * 0.00192 = 233.47 Km/h

Portanto (Se isto estiver correcto) está provado que a caixa do Astra permite uma velocidade máxima de 233.47Km/h, mas claro está, devido ao motor (1.4), só se for a descer pinheiros é que atinge esta velocidade.

Aguardo correções.

Segundo o catálogo do Astra que tenho em casa, a relação de caixa da 5ª é 0.89.

Utilizando os teus restantes valores (porque não tenho aqui valores para o diferencial) dá:

6500/3.94/0.89= 1853.65

Passar para horas >>> (x60) = 111218.84

111218.84 x 0.00192 = 213.54

Quanto é que EU tinha dito que dava em 5ª às 6500 rpm????

É isso tudo. Até aí está tudo correcto.

Só que os pneus não são de aço e deformam-se (achatam na zona de contacto com a estrada) e, além disso, ainda escorregam longitudinalmente (o composto de borracha é relativamente macio) pelo que o raio efectivo de rolamento será inferior aos tais 305,7 mm.

Quanto exactamente inferior é que eu não sei, por isso atirei com um factor de correcção para cada uma dessas variáveis. [:p]

Só ligando isso a uns 5 aparelhos GPS para um gajo anular os 2 valores extremos e fazer a média dos outros 3, mais 2 conta-voltinhas nas rodas para ver quantas rotações é que efectivamente fazem a essa velocidade... [8)]

Visto que o meu nome apareceu aqui à baila...:)

Posso transcrever para aqui os cálculos efectuados na altura para comprovar o erro do ponteiro.

"Boas,

recuperando um episódio já passado há algum tempo (os meus 219km/h no ponteiro).
Estive a fazer umas continhas para saber com alguma precisão qual foi realmente a velocidade real atingida nesse dia, visto que me esqueci de ver no digital.
Posso afirmar que estes carros não têm um erro muito grande de ponteiro.

A rotação atingida nesse dia foi de 4800rpm.

E as relações de caixa da minha Astra com caixa de 5 vel. são:

1st ratio: 3.58 2nd ratio: 1.89 3rd ratio: 1.19
4th ratio: 0.85 5th ratio: 0.69
reverse ratio: 3.31 final drive ratio: 3.95

Onde os valores a bold vão entrar para os cálculos.

Com pneus 205/55 R16 temos --> um raio (r) da roda de 315,95mm
Por sua vez o perímetro da roda é de 2*PI*r=198,51cm = 1,9851m

A distância percorrida (D) numa hora é dada por:

D = 4800/0,69/3,95*1,9851*60=209763m ou seja 209,76km/h

Fazendo o arredondamento para baixo(para não haver "favorecimetos") temos um resultado final de 209km/h reais.

Ou seja um erro de 10km/h quando se circula muito próximo do limite das capacidades máximas do carro.

Um abraço,
Gavela"

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=23756&whichpage=64

Nota: esta velocidade foi atingida em plena descida de Monsanto.

spritmonitor.de - controlo de consumos

spritmonitor.de - controlo de consumos

Boas

não sei se conhecem este site bastante interessante que nos permite controlar os consumos do nosso automóvel.

Estou a experimentar agora. Atestei e criei uma entrada inicial com o valor do atestamento e a quilometragem na altura do abastecimento. Depois atesto de novo, daqui as uns 100km, por exemplo, e ele começa a calcular médias daí para a frente. Também podem ignorar e simplesmente colocar cada abastecimento como sendo um atestamento, mesmo que não o seja, para ele vos dar as médias imediatamente, mas nesse caso têm de gastar o combustível até chegar à reserva e guardar o talão para saberem quanto combustível gastaram, inserindo então esse valor na base de dados do site. Quem tem CB não tem estes problemas, porque sabe quanto consumiu até à data. [:p]

Também podem ver se os vossos consumos estão na média para o carro em questão. Usem e digam se acham útil.

resultados engracados...

dos golfs todos diesel, a media de consumo é 5,89.

dos prius, é 5,2 a gasolina, ou 7,6 a gpl...

ou seja.. em €/100, o golf diesel é mais barato q o hibrido

Já tinha indicado esse site para o pessoal que não sabe fazer as contas de #8364;/100km e realmente ver o que compensa a nível monetário pelos vários tipos de gasolina.

Eu sempre controlei os consumos desta forma, são um óptimo indicador de quando algo está mal no carro (ou na bomba em que abastecemos).

outro engracado.. na vw, o carro com consumo mais baixo, é um g4 tdi 100 cv, q nos ultimos 50.000km gastou 2.94/100.. Isto com pneus 225/45!!

esta a frente de um lupo 3l, q nos ultimos 150.000 km gastou 2.97/100

Voltar
Superior