Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

O que são "ritmos animados"?

A esticar bem pelo carro nas subidas e praticamente sempre a cima dos limites de velocidade. Atenção que foi feito na Ilha da Madeira em estradas de "montanha".

Com o S1 no mesmo percurso costumo fazer sensivelmente 1 litro a menos.

A esticar bem pelo carro nas subidas e praticamente sempre a cima dos limites de velocidade. Atenção que foi feito na Ilha da Madeira em estradas de "montanha".

O mesmo carro, no mesmo percurso, conduzido por um piloto de rally em ritmo de troço cronometrado gastaria quanto ? 3x mais ?

O mesmo carro, no mesmo percurso, conduzido por um piloto de rally em ritmo de troço cronometrado gastaria quanto ? 3x mais ?

Não percebi a analogia... o truque dessa média de viagem está mesmo em aproveitar bem as descidas, é uma viagem de sensivelmente 50 minutos em que talvez quase metade é a descer. Na Madeira não há milagres nas média 😁 Ainda assim acho um bom registo para um carro a gasolina.

O F54 não pára de surpreender, quando escolhemos a motorização foi com ideia de poupar um pouco, mas às vezes exagera.

Consumo de dia-a-dia, com uma boa esticadela na AE e uma ida ao Caramulo.

Foram 41.55L para 1040Km.

4.0L/100Km.

Não percebi a analogia... o truque dessa média de viagem está mesmo em aproveitar bem as descidas, é uma viagem de sensivelmente 50 minutos em que talvez quase metade é a descer. Na Madeira não há milagres nas média 😁 Ainda assim acho um bom registo para um carro a gasolina.

Não foi uma analogia, foi mesmo uma pergunta.

Referes essa pequena viagem de 50 km e falas em ritmos animados, que pelos números obtidos se percebe que foram mais ritmos "embalados" [:D]

É claro que mesmo num carro muito económico, como é o caso, 5 litros de consumos não será grande animação, por isso a curiosidade que gerou a minha pergunta, os carros actuais de rally de topo creio que fazem uns 70/75 lts/100 km em troços cronometrados, quanto fará esse que nasceu para ser económico ? 15 ? 20 ?

Não foi uma analogia, foi mesmo uma pergunta.

Referes essa pequena viagem de 50 km e falas em ritmos animados, que pelos números obtidos se percebe que foram mais ritmos "embalados" [:D]

É claro que mesmo num carro muito económico, como é o caso, 5 litros de consumos não será grande animação, por isso a curiosidade que gerou a minha pergunta, os carros actuais de rally de topo creio que fazem uns 70/75 lts/100 km em troços cronometrados, quanto fará esse que nasceu para ser económico ? 15 ? 20 ?

Aqui na Madeira uma viagem de 50 km já é considerado uma viagem longa para muitos 😂. Sim talvez o ritmos "embalados" seria a melhor descrição, não vim propriamente a 200 km/h até porque não é possível, mas vim a andar bem e a puxar quando tinha que puxar sem vir a "pastelar" nem a me preocupar com a média.

Quanto aos troços cronometrados depende muito, aqui na Madeira apanhas de tudo, tanto vais a subir íngreme como já vais a descer por uns bons minutos, quando ao consumo numa situação dessas não te sei responder, mas acredito que não seria impossível fazer uns 20 litros mesmo com o pé direito sempre a fundo a não ser que fosse um troço sempre a subir 😁

Sim, Margini, por ex no percurso inverso, talvez gastasse mais ( ? ).

Há certos percursos altamente favoráveis, como já dei diversas vezes o exemplo de C5 2.0 HDI 110, que em EN's no Alentejo fazia por norma uns 5.5 L/100 a 90/100 e que de Beja a Troia ficou-se pelos 3.9 L/100, obviamente foi um percurso mt favorável, porque no inverso eu apostaria nuns 6.5 ou 7 ao invés dos 5.5 habituais.

Faço pelo menos uma vez por mês a deslocação Porto x Valpaços e vice-versa. No percurso de ida a média anda em torno de 8.9l a 9.2l.
No regresso a média fica nos 7.3 a 7.4l.
Por isso as médias têm muito a ver com o percurso e com o peso do pé.

Sim, Margini, por ex no percurso inverso, talvez gastasse mais ( ? ).

Há certos percursos altamente favoráveis, como já dei diversas vezes o exemplo de C5 2.0 HDI 110, que em EN's no Alentejo fazia por norma uns 5.5 L/100 a 90/100 e que de Beja a Troia ficou-se pelos 3.9 L/100, obviamente foi um percurso mt favorável, porque no inverso eu apostaria nuns 6.5 ou 7 ao invés dos 5.5 habituais.

Sim o percurso inverso gasta mais, neste caso tinha sido 1litro a mais aproximadamente até porque a parte do fim do percurso(subida da Santa do Porto Moniz para quem conhece) é bastante íngreme com curvas e contra curvas, cerca de 10 minutos sempre a puxar bem pelas mudanças.

Andei por aí o ano passado, em trabalho, mas sempre à pendura.
As pessoas com quem andei eram daí e reparei que conduziam todos sempre a puxar bem pelos carros.

Essas curvas que falas foi logo no primeiro dia, até pensei duas vezes em entrar num carro de novo, sem ser eu a conduzir.

Andei em vários carros, todos com médias altíssimas.
Lembro-me dum tipo 1.3 95 com 7.8 de média.

Esse consumos que mostras é muito bom, acredito que no mesmo andamento e no percurso inverso fizesse 8?

Bem, 5.5 num SUV a gasolina na madeira parece-me excelente para ser sincero

PS: Já tenho saudades de beber uma Poncha por aí [:blush:]

Last edited:
Andei por aí o ano passado, em trabalho, mas sempre à pendura.
As pessoas com quem andei eram daí e reparei que conduziam todos sempre a puxar bem pelos carros.

Essas curvas que falas foi logo no primeiro dia, até pensei duas vezes em entrar num carro de novo, sem ser eu a conduzir.

Andei em vários carros, todos com médias altíssimas.
Lembro-me dum tipo 1.3 95 com 7.8 de média.

Esse consumos que mostras é muito bom, acredito que no mesmo andamento e no percurso inverso fizesse 8?

Sim aqui é preciso estar sempre a puxar bem pelos carros e pelas mudanças, caso contrário os carros andam sempre a morrer e não faz bem à saude 😁, o que às vezes ainda dispara mais os consumos andar com o carro a morrer.
Os consumos altíssimos é perfeitamente possível aqui na Madeira depende um pouco de onde se anda no dia a dia, no meu 116d estou com média global de 6.8 sem grande preocupações, e o Seat Arona da mulher anda nos 7.8 de média global.
Temos um Golf IV a gasolina na familia que andamos às vezes que não faz menos de 10 litros, facilmente se saca 14/15 litros espremendo o pobre 1.6 sem turbo nas subidas 😀
Quanto ao percurso inverso como disse a cima cheguei com 6.5, chegou com 5.6 ao Porto Moniz mas na subida para a Santa deu logo cabo da média.

Bem, 5.5 num SUV a gasolina na madeira parece-me excelente para ser sincero

PS: Já tenho saudades de beber uma Poncha por aí [:blush:]

Atenção que 5.5 foi média de viagem, num percurso muito especifico, no dia a dia é impossível fazer essa média 😁

Mas o raio do carro é mesmo económico, este 1.0 tsi é mesmo ótimo nesse aspeto.

Quanto à poncha é só marcar uma férias, estamos sempre prontos para receber a malta 😀

ded7950a49da37b16d411e76412a3456.jpg

Seat Arona 1.0 TSI 115 cv. Porto Moniz -> Funchal em ritmos animados.

Margini, é evidente que esta tua expressão "em ritmos animados" foi um pouco exagerada e por isso é que surgiram depois alguns "comentários".

Deixo aqui um exemplo de um itinerário feito este Sábado num Seat Ibiza SC 1.2 TSI 86cv: Da zona de Almada até Alcácer do Sal pela A2 em velocidade de cruzeiro de 130 km/h e depois de Alcácer até à Comporta em velocidade de cruzeiro de 100 km/h e no regresso (já pela noite) sempre pela estrada Nacional até Almada numa velocidade de cruzeiro de 100/110 km/h e perfiz um consumo médio (num total de 243 km percorridos) de 5,8 litros.

Talvez para ti este itinerário que percorri talvez tivesse sido para ti a um "ritmo animado", para mim foi de um "relax total".

Eu percebo o Margini, na Madeira andamos metade do tempo em 2ª e 3ª ao redline e depois em 5ª ou 6ª a travar com consumo zero, passe o exagero. Por isso é que na Páscoa deixei um Panda 1.0 Hybrid com média de 5 após 400km, fruto dessa conjugação.
Mas pelo que tenho lido por este fórum em diversos tópicos, esse Tsi 1.0 deve ser dos melhores da classe (senão o melhor) no binómio rendimento/consumo.

Eu percebo o Margini, na Madeira andamos metade do tempo em 2ª e 3ª ao redline e depois em 5ª ou 6ª a travar com consumo zero, passe o exagero. Por isso é que na Páscoa deixei um Panda 1.0 Hybrid com média de 5 após 400km, fruto dessa conjugação.
Mas pelo que tenho lido por este fórum em diversos tópicos, esse Tsi 1.0 deve ser dos melhores da classe (senão o melhor) no binómio rendimento/consumo.

Sim é isso mesmo! Quando disse ritmos animados referia-me a isso mesmo, e não propriamente andar a 200 em autoestrada 😁 mas compreendo o ponto de vista, nem toda a gente conhece a loucura as estradas da madeira eheh

Atenção que 5.5 foi média de viagem, num percurso muito especifico, no dia a dia é impossível fazer essa média 😁

Mas o raio do carro é mesmo económico, este 1.0 tsi é mesmo ótimo nesse aspeto.

Quanto à poncha é só marcar uma férias, estamos sempre prontos para receber a malta 😀

Sim, mas mesmo assim andar sem preocupações num SUV 1.0 a gasolina e fazer 5,5 acho bastante bom!
Estive aí em novembro, mas fui e vim no mesmo dia [:D]

Coimbra - Figueira da Foz- Lisboa

Peugeot 308 1.6 HDI de 2016. Ritmos calmos, 2 pessoas, praticamente sempre a cumprir limite e maioritamente A.E.

Chegou cá abaixo com 4.4 de CB.

Abarth 595 com 215 cv

da serta ate Mafra em ritmos calmos

mas a media geral anda nos 8.8 entre idas ao pão e ritmos mais lentos

em 5ª que RPM fazes a 120kmh?

No meu MCS R56 tenho andado com médias de 8.4 a andar sem preocupações de consumo, acelero a fundo pelo menos 1 vez sempre que ando no carro [:D]

Back