Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Quando este Core com este equipamento foi comprado em Dezembro de 2024 já custou 40.370€ com um desconto "de campanha" de 6.170€.

Os Essential são mais baratos...

Mas depois também fico a pensar... andar toda a vida a gastar aos 9 de gasolina ao preço a que ela está? Eu sei que adoro o carro, a condução... a aceleração do bicho sem falhas, aquela caixa de dupla embraiagem sem hesitações..., o conforto, a segurança passiva que espero nunca testar, as ajudas à condução... o Google, o espaço para os 4-5 passageiros, o porta-bagagens não é enorme mas serve muito bem (até porque não tenho guito para o XC60B4 diesel... mas não há guito! Esquece lá o XC60!!!)

E por outro lado... pelos mesmos 35k€ traz-se um Bigster 155 novinho ~10 km que até consegue andar uns poucos km em modo EV, com jeito... e também gostei imenso do Bigster 155 Journey com as jantes de 18".

Acho que já respondi a mim próprio... [:D]

Ibiza 1.0 TSI 115 DSG-7 , nacionais nos limites ou pouco acima, no fim deu vmédia 77 km/h com 4.2 L/100.

No inverso deu 4.5 L/100 mas n li a vmedia, certamente foi inferior.

Sempre AC ligado embora como sempre, acho que isso n faz diferença pratica.

Uma coisa que "ajudou" foi em diversas zonas ir só a 50 / 60 / 70 porque já entrámos em periodo de férias e há alminhas que andam a pastar de forma doentia causando grandes filas em alguns sopts dificeis de ultrapassar e eu só o faço quando posso.

Vi alguns a ultrapassar de forma tão perigosa que já me tava a benzer...

Ibiza 1.0 TSI 115 DSG-7 , nacionais nos limites ou pouco acima, no fim deu vmédia 77 km/h com 4.2 L/100.

No inverso deu 4.5 L/100 mas n li a vmedia, certamente foi inferior.

Sempre AC ligado embora como sempre, acho que isso n faz diferença pratica.

Uma coisa que "ajudou" foi em diversas zonas ir só a 50 / 60 / 70 porque já entrámos em periodo de férias e há alminhas que andam a pastar de forma doentia causando grandes filas em alguns sopts dificeis de ultrapassar e eu só o faço quando posso.

Vi alguns a ultrapassar de forma tão perigosa que já me tava a benzer...

Fui e vim a Montargil no sábado, 4.4 para lá e 4.2 para cá. Já percebi que o 1.0 não faz menos que isto.

Aquela N119 e N251 é um perigo que há malta que conduz ali como se tivesse na A2 a caminho do Algarve.

Este fim de semana fiz 360km no X1 U11 18i, fui e vim nas calmas, média de 5,6l.

O 308 T9 1.5 HDI 102cv nos últimos 10k km: 4,7l.

Toyota IQ: 6,5L nos últimos 2k km

O Série 4 20d F36 tem feito 6,4l a andar dentro dos limites.

Fui e vim a Montargil no sábado, 4.4 para lá e 4.2 para cá. Já percebi que o 1.0 não faz menos que isto.

Aquela N119 e N251 é um perigo que há malta que conduz ali como se tivesse na A2 a caminho do Algarve.

Sim é dificil baixar disso e só consegui estes valores porque tem pneus a 2.5 bar ( que é até o recomendado pela marca ) e são ECO.

Quando um dia meter pneus a sério ( ou seja nao ECO ) certamente pode subir umas décimas.

Talvez consiga tocar nos 4.0 se for no inverno, sem AC mas nem vale a pena " stressar " , seja qual for a situaçao é na casa dos 4 em EN e 5 em AE.

Por mim tá excelente.

Sim é dificil baixar disso e só consegui estes valores porque tem pneus a 2.5 bar ( que é até o recomendado pela marca ) e são ECO.

Quando um dia meter pneus a sério ( ou seja nao ECO ) certamente pode subir umas décimas.

Talvez consiga tocar nos 4.0 se for no inverno, sem AC mas nem vale a pena " stressar " , seja qual for a situaçao é na casa dos 4 em EN e 5 em AE.

Por mim tá excelente.

Eu ainda tenho mais pressão. Já lá vai o tempo dos 3.5 ou menos do 1.6tdi ali a caminho de Coruche, Mora.

Sim, é um percurso que tb é favoravel a consumos.

Por curiosidade finalmente a ponte de santa justa já está operacional para todos os ligeiros, desde o temporal de fevereiro que estava limitada a transito local para reduzir o numero de passagens mas claro que ng ligava aquilo.

No fim de Junho tive uma viagem de Sinsheim via Frankfurt até Munique (30km para sul da cidade) onde práticamente andei sempre nos 100-120km/h e a chegar a Nürnberg o asfalto na Autobahn literalmente estourou e estive praticamente 2h com 42 graus para fazer pouco mais de 15km.

Fiat 500C 1.0 Hybrid com AC sempre a "bombar" pelo menos a meio gás e média de 5,79L/100km

na viagem de ida (Munique - Frankfurt - Sinsheim) sem transito, muito calor com AC e sempre a 130 de limitador fez 5,11L/100km

Ui, isto aqui é só consumos de fazer inveja.[:D]

Aqui vão os meus com subidas e descidas da Madeira e Via Rápida cheia de rent-a-cars. Faltou um pouco de centro do Funchal.

SmartSelect_20260710_184523_Gallery.jpg

SmartSelect_20260710_184655_Gallery.jpg

Consumos irrelevantes para os Continentais![:)]

Attachments

• SmartSelect_20260710_184523_Gallery.jpg
    SmartSelect_20260710_184523_Gallery.jpg
    504.2 KB · Views: 0
Hoje foi quase até à última, por questões de trabalho.

Foram 49 litros, para 1123 km.

Infelizmente, neste três últimos dias, com idas a Lisboa para a zona da Graça/Santa Apolónia/Campo de Ourique....

Last edited:
Frota aqui de casa:

Click image for larger version  Name:	IMG-5311.jpg Size:	263.9 KB ID:	14723777

O Puma é desde novo.

Utilização idêntica (Mercedes tem v. média de 53km/h, o Puma média de 49km/h).

Ambos fazem muita AE pela área metropolitana de Lisboa e pouca cidade em para arranca.

O Puma é um avião comparado com o Mercedes (e mesmo sem comparar, tem um andamento objetivamente forte, em parte devido ao bom trabalho da Getrag 7DCT300) e gasta ali mais 0,5L do que a minha expectativa. É prejudicado pela AE devido à aerodinâmica. A utilizadora também gosta de fazer o gosto ao pedal, e está super OK com o consumo. Parece-me que os consumos baixaram ligeiramente nos últimos 3/4 depósitos.

No caso do Puma, veio substituir um c1 1.0 vti 69cv de 2016 que tinha média de CB de 6,0L/100, o que ajuda a colocar em perspetiva - era muito apertado para andar minimamente.

Ah, o Puma tem o CB mais certo de todos os carros que já tive - erro inferior a 0.1L/100 (marca 6,4L/100 desde novo). O Mercedes é mais aldrabão, tem ali uns 0,4L/100 de erro.

Mercedes A180cdi 109 cv de 2014 - caixa manual
Ford Puma 1.0 125 7DCT deste ano.

Last edited:
Frota aqui de casa:

filedata/fetch?id=14723777&d=1783843763

O Puma é desde novo.

Utilização idêntica (Mercedes tem v. média de 53km/h, o Puma média de 49km/h).

Ambos fazem muita AE pela área metropolitana de Lisboa e pouca cidade em para arranca.

O Puma é um avião comparado com o Mercedes (e mesmo sem comparar, tem um andamento objetivamente forte, em parte devido ao bom trabalho da Getrag 7DCT300) e gasta ali mais 0,5L do que a minha expectativa. É prejudicado pela AE devido à aerodinâmica. A utilizadora também gosta de fazer o gosto ao pedal, e está super OK com o consumo. Parece-me que os consumos baixaram ligeiramente nos últimos 3/4 depósitos.

No caso do Puma, veio substituir um c1 1.0 vti 69cv de 2016 que tinha média de CB de 6,0L/100, o que ajuda a colocar em perspetiva - era muito apertado para andar minimamente.

Ah, o Puma tem o CB mais certo de todos os carros que já tive - erro inferior a 0.1L/100 (marca 6,4L/100 desde novo). O Mercedes é mais aldrabão, tem ali uns 0,4L/100 de erro.

Mercedes A180cdi 109 cv de 2014 - caixa manual
Ford Puma 1.0 125 7DCT deste ano.

A ford faz bons motores !

Gostas mais de utilizar qual deles ? Esse motor ford num formato tipo Focus (como o A) deveria gastar menos.

Fiz quase 5 mil km no 2.3 Ecoboost e gostei imenso e também achei os consumos super moderados.

São diferentes.

O A é mais carro e é o que gosto de levar para viagens maiores em AE, porque para os meus ritmos (140-150) apresenta consumos excelentes. É também este o uso onde acho que o motor mais se destaca em termos de desempenho - em cidade sempre achei algo molengão, com as 3 primeiras mudanças algo longas.

O Puma é muito divertido de conduzir (sim, este é divertido, quando me diziam que o C1 que eu tinha antes era divertido, nunca atingi bem o alcance…) e muito, muito eficaz.

O motor do Puma conjugado com a caixa 7DCT não é apenas ágil, é relativamente rápido mesmo. Até aos 160km/h é um mimo e eu que nunca gostei de SUVs, este tem um fator muito sporty que aprecio.

O centro de gravidade é baixo, a linha de cintura é baixa (estilo mini Macan / mini Stelvio), a posição de condução é baixa e a taragem do amortecimento permite por exemplo saídas de AE (em caracol) a ritmos muito fortes. Não sei se não mais fortes do que o meu A que tem jante 18 e pneus Eagle F1 Assymetric 6.

Nunca testei a velocidade máxima do Puma, mas tenho a certeza que passa os 200km/h de ponteiro, e acredito que com bastante estabilidade. Nas curvas da A33, vai completamente plantado mesmo a ritmos altinhos.

Ui, isto aqui é só consumos de fazer inveja.[:D]

Aqui vão os meus com subidas e descidas da Madeira e Via Rápida cheia de rent-a-cars. Faltou um pouco de centro do Funchal.

Consumos irrelevantes para os Continentais![:)]

Para a Ilha da Madeira não está mau, os meus também não fogem muito disso, se fizer só puramente cidade sem meter os pés na via rápida anda facilmente nos 9/10 litros e a ser cuidadoso. A Madeira está caótica por vezes não dá para andar 100m sem parar.

595 abarth ( a rondar os 240 cv) com gasolina 98 a 1.66 colocada em ayamonte. Esta media é desde ayamonte para Altura e depois vir para Lisboa em direcao a Mertola - Beja - Lisboa. Ja no sentido inverso, Lisboa para Altura pela A2 e A22 o consumo foi de 6.7. Nao esta mau

1783936443651.jpg

595 abarth ( a rondar os 240 cv) com gasolina 98 a 1.66 colocada em ayamonte. Esta media é desde ayamonte para Altura e depois vir para Lisboa em direcao a Mertola - Beja - Lisboa. Ja no sentido inverso, Lisboa para Altura pela A2 e A22 o consumo foi de 6.7. Nao esta mau

Nada mau mesmo.

Em estrada e auto-estrada quase todos os carros apresentam consumos razoáveis.

Que tal o carro em viagem ?

O 1.4 tjet é bastante agradavel nos consumos a andar na paz do senhor. Pior destes carros é que estao sempre a pedir que puxes. O percurso foi entre IC´s, nacionais e AE. sempre entre os 80 e os 120 km /h.

o carro em viagem é tranquilo, um bocado rijo principalmente porque tenho as Sabelt. Posicao de conducao ja mudei que rebaixei o banco. A suspensao tambem é ja a nova koni adaptive. Nao é super sumo do conforto mas tambem nao é mau de todo.

Back