Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

2800-5100 :) Depois corta abruptamente o gasoleo. o cabrao parece um gasolina. :D o andamento é parecido com o corsa, mas devido a ser mais leve e a ter um pouco mais de potencia, consegue ser mais bruto.

Ja mudei o filtro de ar, pois não sabia ha quantos quilometros nao o mudava, e tambem pk é uma operação que demora 1 minuto.

O outro que tirei estava completamente porco e tinha oleo nos primeiros 2 filamentos. perguntei o que era ao mecanico e ele disse-me simplesmente que deve ter sido o turbo que deixou passar, nada de alarmante, alias nada de anormal, pois ele ate gozou comigo "esta muito exigente" lol.

Sim, irei mudar o oleo assim como restaurar completamente o carro nas ferias, vai ficar um mimo. gosto bastante daquele carro, pois meche-se bem e a nivel de equipamento ate vem bem equipado... e aquele teto de abrir com os bancos reclinaveis...

quanto as contas, meti 30 euros de gasoleo, fiz os 400 kilometros e ainda tinha o equivalente a 10 euros no deposito, pois ainda fiz mais 160 kilometros com esse deposito ate acender a luz de reserva. (meti os 30 euros quando acendeu a reserva)

2800-5100 :) Depois corta abruptamente o gasoleo. o cabrao parece um gasolina. :D o andamento é parecido com o corsa, mas devido a ser mais leve e a ter um pouco mais de potencia, consegue ser mais bruto.

A serio? Tens essa faixa enorme de rendimento? Isso não será onde o turbo tem rendimento? [;)] Não era bem disso que eu tava a falar: costumo fazer assim: (sei que parece piada mas a verdade é que bate mais ou menos certo, pelo menos para carros diesel) pego nas rotações do binario maximo e somo às da potência máxima, depois divido por 2... Por fim, a faixa entre o binário máximo e esse valor que deu na conta é onde o motor rende mais; e bate mesmo certo porque é entre as 2600 e 3600 que ele fica mais 'feliz' [:p] , no caso do corsa!

Cumps

no corsa nao sei. no uno, ele puxava 'a maximo' entre as 2800-3000 e as 5000. nao me admira, pois a potencia maxima esta nas 4800, e uma vez levei o carro a um banco de potencia, e a curva de binario era quase plana nessas rotações. Quem o conduziu passou-se com o carro, toda a gente dizia que parecia um carro a gasolina. Em andamentos calmos, costumava andar entre as 2500-3000rpm. nao precisava de mais.

João-ben, essas contas nao sao mto certas, mas da pra ver que gasta pouco. o maximo que fiz com 1 deposito (cerca de 36l) foram 4.6l/100, mas fui daqui ao algarve a uma media de 90-110km/h, nunca mais que isso. Quanto ao babar de oleo no filtro, é normal com esses kms. O meu começou a fazer isso ainda nao tinha 150 000kms.

Quanto aos bancos... Cuidado com as aventuras, o meu precisou de ser desmontado e de ter parte da estrutura soldada de novo. ;)

vou tentar não forçar os bancos... lol

e não ha nenhuma maneira de fazer com que o carro tenha mais força em baixas? e que se o conduzo entre as 2500 3500 como ja me disseram o carro e um bocado "bruto" e em cidade não e muito agradavel de conduzir assim..

Não. não te esqueças que é apenas um 1367cc de cilindrada com 72cvs. a maneira é aprenderes a dosear o acelerador, de modo quando ele começar a 'disparar', levantares o pé.

Não. não te esqueças que é apenas um 1367cc de cilindrada com 72cvs. a maneira é aprenderes a dosear o acelerador, de modo quando ele começar a 'disparar', levantares o pé.

Exactamente.
Como já te disse há uns tempos atras, o consumo daquele c q andei era de 6.
Assim q começares a sentir o turbo a entrar, sobe uma mudança, vais ver, como desces os consumos.

e ha quantos quilometros ele tem o carro a andar com OVD 100 %?

e que vi um teste que fizeram a um motor de um trator (dos novos) e esse motor nem 60h seguidas fez com oleo vegetal directo... e quando o abriram, todo o metal parecia uma pasta preta...

Boas,

Tenho um grande amigo meu que tem um á 10anos, ele chama-lhe a "charrete", adora aquilo, como ele diz é só dar á chave e já está. Consumos na casa 6,5l mas depende muito da condução, lembro-me de vir com ele em AE a puxar e não passou dos 8L.

Quanto á utilização, se tens um motor turbo e não o utilizas para que te serve o turbo? O que acontece é que esse motor sem turbo não deve ter mais de 60cv, quando entra o turbo ele puxa e puxa bem, se quiseres ter “alma no motor” tens de utilizar a faixa de rpm em que tens turbo, uma dica se quiseres acelerações não espremas as mudanças passa de caixas desde que saibas que as rpm que vão cair não vão fazer com que fiques sem turbo. Respondendo á tua questão de que não se pode melhor a força do motor abaixo das 2800rpm, pois a resposta é acho que não podes, mas como se costuma dizer, mete uma abaixo e passas a ter turbo e é só pisar. Se quiseres fazer muitos Km com ele, deixa-o aquecer o óleo, penso que esse deve ter manómetro da temp do óleo e depois já podes utilizar o turbo, se fizeres isso vais ver quantos km esse carro faz. O do meu amigo já vai com 250.000km, agora anda pouco está como carro de reserva na casa do pai, mas nas ferias acho que ainda puxa uma rulote para o camping...akilo é uma maquina.

Quando o recebeu novo vinha com uma anomalia de fábrica, o turbo vinha com a válvula marada e dava mais de 1,5bar, encostava o ponteiro de pressão, aquilo era um regalo. Como estava em garantia falou com a FIAT e disseram-lhe que aquilo não era normal e que tinham de substituir o turbo e a válvula, mas ele preferi-o ficar assim com ele, teve sempre muito cuidado em o deixar aquecer e correu tudo bem. Até ao momento, teve que meter o turbo na bosch, tinha um rolamento a gripar e mudou uma vez as escovas do alternador, teve uma entrada de agua junto ao tecto de abrir, tirando isso foi sempre manutenção normal.

Cmpts
Jaajaa10

e ha quantos quilometros ele tem o carro a andar com OVD 100 %?

e que vi um teste que fizeram a um motor de um trator (dos novos) e esse motor nem 60h seguidas fez com oleo vegetal directo... e quando o abriram, todo o metal parecia uma pasta preta...

Não sei quantos km's, mas já fez bastantes. Andou uns 2 meses a fazer cento e tal km's por dia só para ir e vir do trabalho.

Boas,
tambem tenho um fiat uno td comercial.. (já é o 2º mas o outro era de 5portas) lol
anda-me a fazer consumos de 6,5L/100 km. (to a falar de consumo misto)
No meu 1º xeguei a fazer médias de 5L/100km e com o mesmo tipo de andamento. Mas noto que o de 5 portas era mais bruto..
bebe óleo.. e deita um pouco de fumo..
já me disseram que eram dos segmentos.. mas o carro só tem 133000km. (ñ sei é se são reais). que axam que pode ser?
se puderem ajudar.
abraço

Pode ser segmentos, e pode ser também o turbo ja a dar problemas. O meu começou a dar esse tipo de problemas mas ja tinha passado bem a fasquia dos 200 000kms. Provavelmente esse tambem já os passou. Se quizeres manter o carro, manda abrir o motor, muda segmentos, dá uma rectificadela ao motor, faz uma revisão ao turbo, e tanto ou mais importante: muda os bronzes. não fica caro e poupa-te dores de cabeça.

Essas diferenças de andamento q relatam sobre os diversos Unos TD deve se, aos toques na bomba injectora...ou seja uns devem ter mais debito q outro...pura e simplesmente...
E isso ve se logo pela quantidade de fumo q uns mandam...e outros nem tanto...
Eu tive um UnoTD, e "fechando" a torneira a Bomba...ele n deitava fumo...mas tb n andava cm devia andar...logo a maior parte, quem os tem, da sp um debitozito a mais na bomba...para ele mesmo em baixas andar melhor...

Quanto ao tipo de oleo, n me recordo ja, mas creio q motores mais antigos, e com esses KM... n devem andar cm oleo mto fino...ou seja...sintectico

Pode ser segmentos, e pode ser também o turbo ja a dar problemas. O meu começou a dar esse tipo de problemas mas ja tinha passado bem a fasquia dos 200 000kms. Provavelmente esse tambem já os passou. Se quizeres manter o carro, manda abrir o motor, muda segmentos, dá uma rectificadela ao motor, faz uma revisão ao turbo, e tanto ou mais importante: muda os bronzes. não fica caro e poupa-te dores de cabeça.

pois.. mas do turbo desconfio.. porque ele dispara bem.. e ouvi dizer que quando os turbos fazem um barulho tipo açubiu é porque está a dar o berro.. e o meu faz o barulho normal.. não fica mais barato pôr outro motor? lol

Essas diferenças de andamento q relatam sobre os diversos Unos TD deve se, aos toques na bomba injectora...ou seja uns devem ter mais debito q outro...pura e simplesmente...
E isso ve se logo pela quantidade de fumo q uns mandam...e outros nem tanto...
Eu tive um UnoTD, e "fechando" a torneira a Bomba...ele n deitava fumo...mas tb n andava cm devia andar...logo a maior parte, quem os tem, da sp um debitozito a mais na bomba...para ele mesmo em baixas andar melhor...

Quanto ao tipo de oleo, n me recordo ja, mas creio q motores mais antigos, e com esses KM... n devem andar cm oleo mto fino...ou seja...sintectico

sim o óleo que uso é 15w40 e não é sintéctico..
o débito da bomba parece estar de origem.. mas o meu 1º uno não deitava tanto fumo e puxava mais.. e bebia menos..

Voltar
Superior