Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Falando do Rover 414Si de 08/1997, fazia médias sempre na casa dos 11 litros, num misto de 80% AE/ 20% cidade/estrada. Sempre abusei um bocadinho desse carro, no entanto nunca entrando com as rotações no vermelho... a minha condução sempre se apoiou muito na caixa e fica muito difícil conjugar os meus conceiros de segurança com um bom consumo.

PS: Uso frequentemente o ar condicionado mesmo no inverno.

Consumos. Qual a diferença entre um 1.4 e um 1.6?.

Consumos. Qual a diferença entre um 1.4 e um 1.6?.

Um colega meu está a pensar em comprar um carro em 2ª mão e anda indeciso entre motorização 1.4 e 1.6.
Haverá muita diferença entre um astra 1.4 2001 e um octavia 1.6 2000?.
Estamos a falar de uma condução normal.

Posso-te dizer que entre o meu ex VW Polo 1.4 75cv (2000) e o meu actual Citroen Xsara 1.6 110cv (2003), em condução normal, o Polo gastava mais do que o Xsara, em condução mais "ofensiva" é ela por ela, talvez um pouco mais para o Xsara.

Posso-te dizer que entre o meu ex VW Polo 1.4 75cv (2000) e o meu actual Citroen Xsara 1.6 110cv (2003), em condução normal, o Polo gastava mais do que o Xsara, em condução mais "ofensiva" é ela por ela, talvez um pouco mais para o Xsara.

O meu xsara 1.6 tambem gastava bem menos que o 1.4.. Isto claro com uma condução normal!

Vectra 1.4 para Vectra 1.6 consideravelmente menos no 1.6.

Claro que tem tudo a ver com o peso, neste caso o mesmo peso, mas o 1.6 necessita de muito menos "caixa" para mexer o carro.

O Astra sendo mais leve que a Octavia, mesmo assim não me parece que o suficiente para consumir menos.

A ideia que tenho, é que no compto geral, os 1.6 valem sempre mais a pena que os 1.4! Só em velocidades mais agressivas é que a os 1.6 perdem e mesmo assim, a diferença de consumos é largamente absorvida pela diferença em andamentos!

Mas enfim, como tenho o 1.6 mais poupado do mercado, talvez não note muito...

Ora bem, no meu caso, o 1.6 é menos gastador que o 1.4 segundo sei.

mais potência implica menos esforço de rolamento![;)]

Imeginemos 4 pessoas + bagagem + AC.
Um 1.6 será mais económico pelo menor esforço que dispende para a sua locomoção.

Última edição:
eu penso que tudo depende do pé direito. mas sou defensor que um 1.6 acaba por ser mais económico que o 1.4 em determinadas situações de condução.

cá em casa existe um 1.4 (honda civic) e um 1.6 (laguna break)...e em termos de consumo as coisas sao muito diferentes...em conduçao normal os consumos no 1.4 andam á volta dos 6.5/7...enquanto que no 1.6 rondam os 8/9L...isto a velocidades de 80/90km/h...

o caso ainda muda mais de figura se puxar-mos por eles...a ultima media feita no civic 1.4 foi feita em AE a velocidades de 180/200km/h e num percurso de 134km...onde gastou 8.2L/100...
enquanto que no mesmo percurso a laguna mesmas velocidades...fez uns modestos 11L/100...

a diferença de peso pode ser determinante...a diferença de potencia nao é muito grande...o civic anuncia 90cv...e a lgauna 110cv...

la esta, estamos a falar de viaturas de segmento e peso diferentes. mas se fosse por exemplo o xsara 1.6 e o octavia 1.4 qual acham que gastaria mais? [;)]
cá em casa existe um 1.4 (honda civic) e um 1.6 (laguna break)...e em termos de consumo as coisas sao muito diferentes...em conduçao normal os consumos no 1.4 andam á volta dos 6.5/7...enquanto que no 1.6 rondam os 8/9L...isto a velocidades de 80/90km/h...

o caso ainda muda mais de figura se puxar-mos por eles...a ultima media feita no civic 1.4 foi feita em AE a velocidades de 180/200km/h e num percurso de 134km...onde gastou 8.2L/100...
enquanto que no mesmo percurso a laguna mesmas velocidades...fez uns modestos 11L/100...

a diferença de peso pode ser determinante...a diferença de potencia nao é muito grande...o civic anuncia 90cv...e a lgauna 110cv...

Voltar
Superior