Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Mas cuidado, a comparação que fizeste é estranha.

O astra e o octavia são segmentos diferentes...

A maior parte das comparações que o pessoal fez aqui era supondo modelos iguais.

O Octavia tem mais uns cavalos que o astra, mas tambem é maior e mais pesado.

Portanto nesta comparação em particular, ficaria ela por ela.

De qualquer maneira se precisares de espaço, o Octavia é melhor.

O Astra é mais maneirinho, mas menos espaçoso...

se nao me engano o Octavia de 2000 tem o 1.6 16v 101cv

eu ja tive este motor num Seat Cordoba de 1999 e ele bebia em conduçao calma perto de 8/9L, conduçao mais puxada facilmente atingia 12/14L

estes motores duram uma vida, andam que se farta (dei com ele 210 e nao dei mais porque tinha carta a pouco tempo) mas bebem que nem lobos

mas e um bom motor, nao pensava 2x

Mas cuidado, a comparação que fizeste é estranha.

O astra e o octavia são segmentos diferentes...

A maior parte das comparações que o pessoal fez aqui era supondo modelos iguais.

O Octavia tem mais uns cavalos que o astra, mas tambem é maior e mais pesado.

Portanto nesta comparação em particular, ficaria ela por ela.

De qualquer maneira se precisares de espaço, o Octavia é melhor.

O Astra é mais maneirinho, mas menos espaçoso...

mas neste caso tambem podemos comparar carros iguais por exemplo: eu tenho o civic 1.4(90cv) um amigo meu o civic 1.6(160cv)...o ano passado fizemos LX-ALGARVE em AE...ambos com 3 ocupantes, respectivas bagagens, e a viagem foi sempre +- constante nos 170/190km/h...eu fiz media de 9.1L/100 e o meu amigo fez media de 8.7L/100...sao ambos de 3p modelo de 98 peso ligeiramente identico...por isso a questao da potencia e do esforço do motor tambem é determinante...a questao de ter jante de 14" e ele 15" poderá influenciar mas a meu ver iria influenciar a meu favor...

mas neste caso tambem podemos comparar carros iguais por exemplo: eu tenho o civic 1.4(90cv) um amigo meu o civic 1.6(160cv)...o ano passado fizemos LX-ALGARVE em AE...ambos com 3 ocupantes, respectivas bagagens, e a viagem foi sempre +- constante nos 170/190km/h...eu fiz media de 9.1L/100 e o meu amigo fez media de 8.7L/100...sao ambos de 3p modelo de 98 peso ligeiramente identico...por isso a questao da potencia e do esforço do motor tambem é determinante...a questao de ter jante de 14" e ele 15" poderá influenciar mas a meu ver iria influenciar a meu favor...

Concordo, eu não disse que não era verdade o que se tinha dito aqui.

Apenas mencionei que no caso que ele compara, não se pode fazer a mesma analogia.

Isso é o mesmo que usares um ibiza comercial sdi e um tdi (A geração anterior), em que conseguias melhores consumos com o tdi do que o sdi.

é tudo uma questão de potencia e disponibilidade de binário.

Mas tem limites, senão daqui a pouco estão a dizer que um Honda S2000 (2.0 240cv)gasta menos do que um Leon FSI (2.0 150cv) só porque tem mais cavalos... :)

Eu tenho um Renault Megane II 1.4 100cv e os consumos andam normalmente nos 7L numa condução normal. Em urbano podem andar pelos 8L se houver muito transito.

Mas tb concordo que normalmente os 1.6 são mais poupados; Os motores submotorizados gastam mais do que os motores médios ou mais fortes, excepto se for um carro do segmento B ou um bom 1.4 :)

se nao me engano o Octavia de 2000 tem o 1.6 16v 101cv

eu ja tive este motor num Seat Cordoba de 1999 e ele bebia em conduçao calma perto de 8/9L, conduçao mais puxada facilmente atingia 12/14L

estes motores duram uma vida, andam que se farta (dei com ele 210 e nao dei mais porque tinha carta a pouco tempo) mas bebem que nem lobos

mas e um bom motor, nao pensava 2x
n deste mais, porque ele para dar isso já se ia a ***** todo[:D][:D][:D]

Concordo, eu não disse que não era verdade o que se tinha dito aqui.

Apenas mencionei que no caso que ele compara, não se pode fazer a mesma analogia.

Isso é o mesmo que usares um ibiza comercial sdi e um tdi (A geração anterior), em que conseguias melhores consumos com o tdi do que o sdi.

é tudo uma questão de potencia e disponibilidade de binário.

Mas tem limites, senão daqui a pouco estão a dizer que um Honda S2000 (2.0 240cv)gasta menos do que um Leon FSI (2.0 150cv) só porque tem mais cavalos... :)

exacto...o s2000 contudo faz bons consumos para o motor que tem...mas se puxarmos por ele...enfim...o fsi é muito mais constante a nivel de consumos...

cá em casa existe um 1.4 (honda civic) e um 1.6 (laguna break)...e em termos de consumo as coisas sao muito diferentes...em conduçao normal os consumos no 1.4 andam á volta dos 6.5/7...enquanto que no 1.6 rondam os 8/9L...isto a velocidades de 80/90km/h...

o caso ainda muda mais de figura se puxar-mos por eles...a ultima media feita no civic 1.4 foi feita em AE a velocidades de 180/200km/h e num percurso de 134km...onde gastou 8.2L/100...
enquanto que no mesmo percurso a laguna mesmas velocidades...fez uns modestos 11L/100...

a diferença de peso pode ser determinante...a diferença de potencia nao é muito grande...o civic anuncia 90cv...e a lgauna 110cv...

Um civic já todo esmifrado no limite a 180/200 de ponteiro, faz 8.2L/100 ? ena pá, quero um desses [:D]

Há casos e casos.

Quanto á comparação do Octavia 1.4 e Xsara 1.6, bem o Xsara tem 90 ou 110cv na versão 16v , e o octavia tem 75.

a andar normalmente, o octavia deve gastar mais, no entanto, não sei se é mais pesado que o xsara...

Boas...

O que já foi dito aqui em relação ao peso dos carros em questão faz todo o sentido... Por isso é que devemos comparar carros idênticos ou muito parecidos! O caso do Astra 1.4 e o Octavia 1.6 é um bom exemplo porque o 1.4 do Astra chega bem para o mexer visto que é mais leve que o Octavia... O contrário seria uma comparação injusta!
É só a minha opinião mas duvido seriamente que o Octavia faça menos que o Astra... Esse Skoda é menino para fazer 9l, enquanto o Opel fica-se pelos 7 ou 8l / 100km; isto numa condução normal, porque se for a puxar um pouco, ou fazem talvez o mesmo ou o Astra continua a ser mais económico, nunca o contrário!

Diz-se que os 1.4 podem ser mais gastadores mas eu penso que isso tem a ver com a maneira como se conduz: o meu pai tem um Golf IV 1.4 75cv e é verdade que aquilo até nem anda muito mas faz consumos na ordem dos 7l porque ele tem a noção que o carro não anda mais em certas situações e não adianta carregar mais no acelerador, sendo isto mesmo que acontece com muitas pessoas: carregam a fundo e só deitam gasolina fora pelo escape [:D], por isso dizem que gastam muito!
Num 1.6 esta situação não aconteceria com facilidade mas duvido que fizesse 7l [:p]

Evidentemente uma comparação do tipo: Seat Ibiza 1.6 vs Seat Cordoba 1.4, não é justo; o Ibiza provavelmente gastará menos e andará muito mais por causa do peso! O Cordoba deve ser dificil de andar com ele porque temos sempre a noção que aquilo não anda nada e vamos sempre quase a fundo... Daí a diferença de consumos! [;)]
Cumps

Queres dizer então que a velocidade máxima real de um Civic 1.4 é quanto ???? Vá, de ponteiro....

velocidade maxima de ponteiro em 4ª...210km/h corte ás 7200rpm...
velocidade maxima de ponteiro em 5ª...200km/h
velocidade real (gps) em 4ª...204km/h corte ás 7200rpm...
velocidade real (gps) em 5ª...195km/h

isto obviamente em recta...

Voltar
Superior