Infelizmente apenas tenho este teste em que um Golf Plus 1.9 TDI faz 6.5L de média.
http://www.autohoje.com/images/stories/testes/AH_911_24.pdf
AutoFoco Nº 393 4 a 10 de Outubro de 2007
Comparativo:
Golf 1.9 Tdi 105cv
Pug 308 1.6 HDi
Mégane 1.5 DCi 105cv
Astra 1.7 CDTi 125cv
O Golf é realmente o único com uma diferença percentual tão grande.
Quem estará certo??? Não sei... e acho que ninguém saberá.
Estas diferenças vêm ao encontro da minha tese de que há muitas variações de ensaio para ensaio, embora o ensaio possa ser feito em condições identicas para todos, essas mesmas condições podem beneficiar mais uns do que outros... o tipo de estradas, o relevo do terreno, o condutor, o transito, etc etc... podem marcar a diferença a favor ou contra algum modelo que esteja mais ou menos adaptado a um determinado conjunto de caracteristicas do ensaio.
Certamente, os consumos dados pelos fabricantes são verdadeiros, mas obtidos em condições ideais para aquele veículo especificamente.
Os hibridos não se dão bem em estradas de serra com grandes subidas, pois as baterias esgotam-se rápidamente nestas situações deixando de poder usufruir da ajuda dos motores electricos.
Já em cidade plana, o hibridos podem levar vantagem especialmente se forem conduzidos sempre dentro do limite dos 50Km/h, pk dessa maneira podem percorrer distancias assinaláveis (no contexto urbano) em modo electrico.
No que respeita a estas difenças, como é que os vários ensaios serão feitos?
Parece-me dificil comparar ensaios e tomar por certo um ou outro ensaio, sem saber em que condições exectas foram feitos.
Servem para ter uma ideia, mas com uma precisão muito baixa no que toca a consumos efectuados.