Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Gracias!

Quem poder completar (se for caso disso) algo que tenha escapado ao Rui por favor diga :)

o 1.4 90cv é motor para fazer que consumos (sem pensar muito em pisar ovos...quer dizer economia) e tiradas de AE a 140km/h?

Edit: Econo é o que? Este modelo (Civic Sedan de 98) já tem disso?

o 1.4 de 90cv faz optimos consumos, eu tenho andado prai virado, melhor média neste momento está nos 6.3L/100...(186km com 11L de 95SC) basicamente com cidade e pára-arranca, e AE a 120/130 max.

ja fiz Lx-Portimao ( 296km +- ) a velocidade constante de 140/160 e a média deu em 7.1L...acho muito bom para este motor e para mais de 1100kg...obviamente se puxares por ele gasta como os outros, mas tendo calma no pé drto e algum cuidado na conduçao (travagens fortes OFF, reduçoes off, ponto-morto On, manter velocidade a subir com a carga no acelerador constante para depois ganhar velocidade a descer/direito com a mesma carga de acelerador, coisas deste genero...) e consegue-se coisas engraçadas...

Econo ou VTEC-E é o modo economico que o civic ek3 1.5i LS vtec tem para optimizar os consumos...nao é um vtec comun para disparar em altas RPM´s ,mas sim uma variaçao da abertura das valvulas conforme a carga no acelerador que faz variar a utilizaçao entre 12v e 16v...deste modo abaixo das 2000rpm em todos as relaçoes de caixa tens o modo ECONO ligado...diga-mos que os mais pacientes fazem consumos de 4.3L/100 +- 850km com 40/45L de gasolina...

BTW...visita o topico dos EK3 nos DB´S tens lá muita Info sobre este carro e no teu caso concreto sobre o 1.4...
qualquer coisa fala comigo...tenho um LOL !!

consiste em :

troca de correia de distribuiçao
Tensores da correia
Bomba de agua
oleos e respectivos filtros (oleo,ar,gasolina)
velas
transmissao (convem trocar)
e restantes peças de desgaste se for caso disso: travoes (pastilhas e discos) foles de transmissao, afinaçao de valvulas (se for necessario) etc etc...

e devo estar a esquecer-me de mais coisas...
Transmissão e bomba de água? :confused:

Aos 90.000km esse carro tem de levar kit distribuição, mudar óleo, filtros, verificar folga válvulas, mudar velas, verificar fluidos e pouco mais. O kit deve ficar abaixo dos 200 euros.

o 1.4 de 90cv faz optimos consumos, eu tenho andado prai virado, melhor média neste momento está nos 6.3L/100...(186km com 11L de 95SC) basicamente com cidade e pára-arranca, e AE a 120/130 max.

ja fiz Lx-Portimao ( 296km +- ) a velocidade constante de 140/160 e a média deu em 7.1L...acho muito bom para este motor e para mais de 1100kg...obviamente se puxares por ele gasta como os outros, mas tendo calma no pé drto e algum cuidado na conduçao (travagens fortes OFF, reduçoes off, ponto-morto On, manter velocidade a subir com a carga no acelerador constante para depois ganhar velocidade a descer/direito com a mesma carga de acelerador, coisas deste genero...) e consegue-se coisas engraçadas...

Econo ou VTEC-E é o modo economico que o civic ek3 1.5i LS vtec tem para optimizar os consumos...nao é um vtec comun para disparar em altas RPM´s ,mas sim uma variaçao da abertura das valvulas conforme a carga no acelerador que faz variar a utilizaçao entre 12v e 16v...deste modo abaixo das 2000rpm em todos as relaçoes de caixa tens o modo ECONO ligado...diga-mos que os mais pacientes fazem consumos de 4.3L/100 +- 850km com 40/45L de gasolina...

BTW...visita o topico dos EK3 nos DB´S tens lá muita Info sobre este carro e no teu caso concreto sobre o 1.4...
qualquer coisa fala comigo...tenho um LOL !!
Duas correcções, o ECONO funciona abaixo das 2500 nas primeiras 4 velocidades, e abaixo das 3500 em 5ª.

4,3l/100km? Nem o RPM, além de que estamos a falar de andamentos nada normais.

Duas correcções, o ECONO funciona abaixo das 2500 nas primeiras 4 velocidades, e abaixo das 3500 em 5ª.

Aqui c/o meu 1.5 o Econo funciona abaixo das 2500rpm em 3ª e 4ª (1ª e 2ª não) e abaixo das 3000rpm em 5ª indo nesta última vel. em recta +/- a 120km/h, o k é óptimo, poder ir em AE a ritmo calmo mas não lento a economizar [:p]

Os meus consumos situam-se entre os 6,4 e 6,7L/100km de médias gerais c/ 1/3 de cidade pelo meio.

porra mesmo assim 150€ a cada 10.000 tava bem lixado...ja agora em que consistem essas revisoes ???

eu fiz a dos 180.000 este mês...fui á honda e pediram-me 180€ para mudar oleo e filtro LOLOLOLOL eu absurdo...

Norauto, 56€...alem de estar eu ao pé do carro, a ver o que fazem portanto confiança ao maximo...

Honda so mesmo dentro da garantia, e em peça especificas...pralem de que compro lá as peças e monto-as cá fora !!

ja tem 180.000 (quase 178230km) está de optima saude...alias agora é que começou a fazer grandes consumos, 6.3l/100...é um ej9 nao tem econo !!

Tirando a dos 100.000km e 110.000km onde foi trocada realmente mt coisa, a dos 120.000km foi basicamente troca de óleo e velas, se não estou em erro.

Eu tb já não as faço na Honda desde os 90.000km, mas mm assim ainda poupo uns 70-100€ por revisão. Costumo fazer na Precision e tenho saído de lá satisfeito. Se calhar abusam 1 pouco na mão-de-obra (30€/hora) mas olha, paciência, dá-me jeito k é quase ao virar da esquina e já conheço o tipo k pega no carro, k tb me dá + confiança [:p]

ja me estão a começar a assustar...mini-"revisões" de 10 em 10.000km :X nem o falecido precisava de tanto lol
Quantos quilómetros fazem? Não te preocupes muito, se o carro estiver porreiro é mudar óleo e filtros. Há uma revisão mais profunda de 45 em 45 mil quilómetros, salvo erro.

Aos 90.000km esse carro tem de levar kit distribuição, mudar óleo, filtros, verificar folga válvulas, mudar velas, verificar fluidos e pouco mais. O kit deve ficar abaixo dos 200 euros.

Há um ponto que pode gerar alguma confusão: o plano de manutenção da Honda para Portugal mudou em ~99, pelo que há EKs abrangidos pelo primeiro plano e outros pelo segundo.

Os 96-98 têm mudanças de óleo a cada 10.000Km. A revisão principal é feita todos os 100.000Km (e não 90.000Km) ou 5 anos.
A partir de 99 temos mudanças de óleo a cada 15.000Km e revisões principais todos os 120.000Km ou 8 anos.

Qualquer dúvida consultem o manual da viatura.

Dado que não existem diferenças mecânicas significativas entre os pré e os pós-99, penso que não haverá problema em seguir o plano mais recente num carro pré-99. Pessoalmente não o faço, mas fica ao critério de cada um.

Na revisão principal são trocados todos os fluídos, filtros, velas e correia de distribuição. A folga das válvulas é afinada. Não são trocadas nem transmissões, nem tensores, nem bomba de água. A não ser que apresentem problemas, claro, como tudo.

eu enganei-me era distribuiçao que queria dizer...tenho lá a factura !! ou melhor até acho que tenho no carro...daqui a nada ja la vou ver isso !! essa foi a minha revisao mais cara...mandei ver tudo ficou pelo 800€...fora isso é so oleo como dizes e filtro...

o RPM fez isso na ultima média...salvo erro 4.8L/100...errei por meio litro acho eu !!

Última edição:
Resultado de uma profunda falta de disponibilidade vai ser apenas (tirando meia duzia de viagens pontuais) para servir de meio de transporte :(

à partida é para fazer à volta de 17.000 a 20.000km/ano

nesse caso entao fica-te em conta...tal como o nitro eu e o RPM disse-mos, as manutençoes podem ser feitas tendo em conta os KM feitos ou caso nao faças esses KM por ano fazes de 12 em 12 meses...

no 1º ano que tive o carro fiz 35.000km com ele...nos dois ultimos ja fiz um media de 15.000 a 20.000 km...comprei-o com 109.000km está com 178.000km neste momento... e faço-lhe duas revisoes por ano...basicamente uma antes do verao e outra antes do inverno...bate quase sempre certo com a KM ideal...

Epá, as revisões intermédias, depende muito do oleo que se coloca, e do andamento/percursos que o carro apanha.

Se for um carro usado sem grandes abusos, com pouca cidade à mistura, com um óleo porreirito (5-40), faz-se 15 mil sem problemas.

Se fores um pouco mais ousado com o pedal da direita, ou fizeres muito para arranca ou percursos curtos, encurta-se para 10 mil+-.

Eu sempre fiz a cada 10 mil, e pagava o valor do óleo e filtros apenas.

As velas compras as adequadas ao carro, custam +- 6€ cada, o filtro do óleo +- a mesma coisa, o filtro do ar nunca comprei nenhum (tinha um lavável, cónico).

A manutenção fica barata, e tudo com peças adequadas ao carro.

Agora se quiseres ir à honda, claro que vais pagar mais.

Honestamente, as revisões dos meus carros rondam sempre os mesmos valores, se calhar é por não ir às marcas...

Cump.

ja me estão a começar a assustar...mini-"revisões" de 10 em 10.000km :X nem o falecido precisava de tanto lol

Antigamente as revisões dos carros eram de 10 em 10.000 kms.

Mas na prática, no meu civic a única coisa que faço é mudar o óleo de 10 em 10.000 e o filtro de óleo de 20 em 20.000 kms.

O resto passo 40.000 kms sem tocar (velas, filtro de ar, travões, etc).

A manutenção deste carro é baratíssima, mas se o fores meter na Honda ou numa oficina normal, já sabes que eles estão lá para facturar.

Voltar
Superior