Que fariam vocês?

hc80

New member
Antes de mais quero pedir desculpa por estar a criar um tópico destes, mas necessitava mesmo de ouvir opiniões sobre algo que me tormenta à quase 2 anos.

Estou efectivo na empresa onde trabalho há quase 6 anos, aumentos, só de trabalho há 3 anos seguidos. Cada vez nos exigem mais, ainda pedem para fazer horas extra para ajudar a empresa. Foram prometidas recompensas quando as coisas estivessem melhores e caso um certo valor da facturação mensal da empresa fosse atingido, que nos ajudariam para compensar. O que é certo é que no início aderi, mas depois vi que estava a haver um abuso por parte da entidade patronal, porque o objectivo era cumprido mas as horas extras nunca eram remuneradas. Passados alguns meses deixei de as fazer, porque gosto de trabalhar mas também gosto de ver dinheiro. Há uns tempos para cá, tive de vender o meu Honda Civic que tinha porque a entidade patronal raramente pagava a tempo e horas o que me obrigou a vender o mesmo para não correr riscos. Foi um sonho em vão, pouco durou, adorava aquele carro. Conclusão, desde há dois anos para cá os salários vêm sempre depois do dia 8 e quando vem, vai para a conta bancária 1/3 daquilo que ganho. Não chega para nada. Subsídios de Natal e férias do ano anterior em atraso e com os deste ano à porta estou a ver o caso mal parado.
O meu grande dilema é,... que faço eu?? Posso-me despedir com justa causa porque tenho um ordenado em atraso, mas vou embora sem direitos só para o fundo desemprego. Se tivesse dois ordenados já tinha direito a tudo, mas com a certeza absoluta que não iriam pagar esses direitos, pois é o que se passa com os meus colegas que saíram da empresa pelos mesmos motivos. Tribunais e advogados à mistura mas nada faz com que sejam pagos de acordo com a decisão do juíz....

Que faço eu relativamente a isto?? Que fariam vocês???

e há mais... não me podem despedir porque já atingiram o limite de despedimentos permitido por lei em menos de um ano... agora arranjaram mais pessoal sem contrato, mas estes, são pagos a tempos e horas e os sábados que vão fazer por fora, são remunerados no próprio dia.... :confused:

já fui, mas para vir com os meus direitos todos preciso de 2 salários em atraso.... e só tenho um. Também tenho o subsídio de férias em atraso do ano passado mas não sei se esse conta...

Pois, no teu caso, e vendo que estás mesmo com vontade de sair mas não te queres chatear, começa a concorrer para outros empregos.

Assim que conseguires outro mandas esse dar uma volta e não ficas desempregado.

Na verdade, se aguentaste 2 anos também poderás aguentar mais uns tempos até conseguires algo.

Mas isto é só uma ideia...

Tem sido um pesadelo desde então. Tenho enviado currículos atrás de currículos, mas mesmo assim, nada. Praticamente todos dizem que estão servidos ou que estão a despachar pessoal. É humilhante isto...

Tem sido um pesadelo desde então. Tenho enviado currículos atrás de currículos, mas mesmo assim, nada. Praticamente todos dizem que estão servidos ou que estão a despachar pessoal. É humilhante isto...

Humilhante? A culpa não é tua...

Sem dúvida que é uma situação deveras delicada...:(

E, infelizmente, parece-me que os meios legais não são suficientemente céleres para dar capacidade de resposta esta situação.

Força.[;)]

tenho aguentado tanta cena lá dentro que nem sei como ainda estou com os pés assentes na Terra...

Primeiro tens de obter algumas respostas do que queres para ti mesmo.

Achas que te estão a provocar para pedires a demissão?
Achas que o teu futuro nessa empresa está irremediávelmente comprometido?

Se sim, fazes o mesmo jogo deles mas dentro da legalidade.

Cumpre o horários religiosamente sem lhe dares um minuto a mais, mas chega e sai sempre a horas.
Goza a hora do lanche até ao último minuto e dá a entender que gozas e que te dá gozo usar desse direito.
E por fim, "obriga-os" a vir falar contigo, podes fazê-lo reduzindo a produtividade, eles tem duas opções, ou vem falar contigo e aí casca-lhes forte e feio ou então vão tendo um funcionário em subrendimento intencional.

Se fores um bom "jogador" tens aí matéria para dar um grande baile dentro da legalidade.

P.S. medidas a não utilizar por quem tem uma entidade patronal que cumpre com as suas obrigações. [:D]

eu praticamente é cumprir calendário mesmo, e trabalho a meio gás por assim dizer... eu sabia como agir, o problema é ter trabalhado ali tanto tempo e vir embora com uma mão à frente e outra atrás por assim dizer. isso é que me atormenta...

Last edited:
arranjam conhecidos de outrém e ficam à experiência, depois mandam embora e vão buscar outros,... como n tem contrato, podem despedi-los.... e como a crise está instalada há quem aceite essas condições. tenho lá colegas que estão lá à perto de 3 meses sem contrato de trabalho. recebem à hora

antes disso ainda passo pela ASAE... ali naquela empresa fumam 14 pessoas dentro da produção da fábrica... modas novas e quem pode manda!

eu praticamente é cumprir calendário mesmo, e trabalho a meio gás por assim dizer... eu sabia como agir, o problema é ter trabalhado ali tanto tempo e vir embora com uma mão à frente e outra atrás por assim dizer. isso é que me atormenta...

Em rigor acomodaste-te e agora tb não queres manchar a tua carreira com touradas e confusões.

É tramado de facto...

Mas o que tens a fazer: já sabes!

Boa sorte!

Informa-te em todas as entidades competentes para o efeito.
Apresenta queixas anónimas relativamente a esses "contratados" porque no fundo eles estão a consumir o direito ao trabalho legal suportado por um contrato de trabalho.
E concordo com quem diz para cumprires religiosamente o teu horário de trabalho.
Não tens chefia directa? Confronta-a com a situação se achares que tens confiança e condições para isso.
Comigo resultou [;)]

Abr e boa sorte para o futuro

não! existe um director administrativo mas que nada faz pois a entidade patronal passa por cima.... depois porque ex-colegas de trabalho perderam a cabeça com razão, mas como tem advogados muito bons e muito dinheiro levam sempre a melhor, e é disso que tenho receio daqui para a frente.
Informa-te em todas as entidades competentes para o efeito.
Apresenta queixas anónimas relativamente a esses "contratados" porque no fundo eles estão a consumir o direito ao trabalho legal suportado por um contrato de trabalho.
E concordo com quem diz para cumprires religiosamente o teu horário de trabalho.
Não tens chefia directa? Confronta-a com a situação se achares que tens confiança e condições para isso.
Comigo resultou [;)]

Abr e boa sorte para o futuro

É só a ti que te devem, ou também devem aos restantes trabalhadores?
Vocês (trabalhadores da empresa) é que se devem de reunir e avaliar a situação, e quem sabe pressionarem, todos juntos, a administração a mudar de posição em relação aos trabalhadores.
Podes te despedir com justa causa se eles te deverem 2 ordenados, quer sejam subsídios ou ordenados "normais"

Back