Que gasolina usar??

Belinha

New member
Caros colegas do fórum!!!
Coloquei este tópico porque estou com um duvida, e antes de fazer asneira achei melhor aconselhar-me com quem perceba melhor do que eu do assunto.
Assim agradecia que dessem a vossa opinião.
Eu comprei agora um Opel Corsa B de 1999, mas tem um motor de um Corsa C a gasolina (pois a anterior dona tratou muito mal o carro e teve de levar um motor semi-novo). O vendedor aconselhou-me usar gasolina 98, mas devido ao seu preço estou a ponderar usar gasolina 95.
Queria saber se há algum problema em usar a gasolina 95 em vez da 98, e se isso vai trazer algum problema ao meu carro. Ou se devo continuar a usar a gasolina 98??
Já agora o que acham dos combustiveis vendidos nos supermercados que tem preços muito mais baratos?? Já ouvi dizer que esses combustiveis trazem problemas aos motores dos carro...

Obrigado pela vossa atenção... Espero uma resposta da vossa parte...

Coloquei este tópico porque estou com um duvida, e antes de fazer asneira achei melhor aconselhar-me com quem perceba melhor do que eu do assunto.
Eu comprei agora um Opel Corsa B de 1999, mas tem um motor de um Corsa C a gasolina (pois a anterior dona tratou muito mal o carro e teve de levar um motor semi-novo). O vendedor aconselhou-me usar gasolina 98, mas devido ao seu preço estou a ponderar usar gasolina 95.
Queria saber se há algum problema em usar a gasolina 95 em vez da 98, e se isso vai trazer algum problema ao meu carro. Ou se devo continuar a usar a gasolina 98??
Já agora o que acham dos combustiveis vendidos nos supermercados que tem preços muito mais baratos?? Já ouvi dizer que esses combustiveis trazem problemas aos motores dos carro...

Não tem mal nenhum em meteres s/chumbo 95, eu tenho um Corsa C a gasolina e é essa que costumo meter, se puderes ir para a s/chumbo 98 melhor, o motor agradece, se não, metes a 95 que não vais ter nenhum problema derivado disso. :)

Quanto aos combustíveis dos supermercados, umas pessoas dizem que a gasolina é igual às das "grandes" marcas, outras dizem que é mais fraca...vai-se lá saber quem é que tem razão [:D].

podes usar, mas sempre ouvi dizer por a gasolina de 95octanas ser mais fraca, o motor perde potencia, eu quando tinha o meu Seat era sempre 98, mas quando metia 95 nao achava diferença nenhuma, nao sei se e verdade ou nao, mas 95 nao a problemas

outra coisa, a minha 307 e recomendado utilizar gasoleo da Total, mas eu meto da Repsol, qual e a diferença, o motor resente-se ou e so para dar dinheiro a economia francesa que a Peugeot recomenda Total??

95 nele, não deve haver gajo mais coisinha que o carro que eu mas em baixas cilindradas meter 98 é meter dinheiro fora eu acho, mas de vez enquando leva deposito de bp100 só para curtir[:cool:][:cool:] por acaso já não leva já faz um tempito...

À excepcao de uma ou duas bombas la pro norte que tinham gasolina alterada (marcas esquisitas), e que provocavam danos nos motores (alias era facil de ver porque o carro nao tinha força e consumia quase o dobro), todas as gasolineiras actualmente tem a gasolina fiscalizada,incluindo as dos supermercados.
O melhor é veres no manual o combustivel recomendado, mas em principio é 95.
A gasolina 98/100 dao um pouquinho mais de força ao motor e um pouco mais de autonomia, mas nunca te compensa face a 95 em termos de preço por km feito.

Realmente há carros muito "finos", o meu coreano diz no manual que a partir de 92 octanas posso usar todas.

Por outro lado o vendedor disse-me que para trânsito da cidade deveria utilizar 95 que é mais barata e não se nota diferença para a 98.

Por outro lado em percursos de estrada, usar a 98. Neste caso a diminuição de consumo iria compensar.

Assim, passei a utilizar GPL e não tenho de me preocupar com a gasolina.

outra coisa, a minha 307 e recomendado utilizar gasoleo da Total, mas eu meto da Repsol, qual e a diferença, o motor resente-se ou e so para dar dinheiro a economia francesa que a Peugeot recomenda Total??

isto é uma treta. Nao passa de um acordo comercial entre essas duas marcas. Tudo bem que existem parcerias a nível de desenvolvimento de lubrificantes e combustíveis mas desde que se cumpra com as normas que o motor exige podes meter a marca que te parecer melhor.

era o que faltava ter de andar atrás de uma gasolina só porque "dá jeito" à marca

Realmente há carros muito "finos", o meu coreano diz no manual que a partir de 92 octanas posso usar todas.

Por outro lado o vendedor disse-me que para trânsito da cidade deveria utilizar 95 que é mais barata e não se nota diferença para a 98.

Por outro lado em percursos de estrada, usar a 98. Neste caso a diminuição de consumo iria compensar.

Assim, passei a utilizar GPL e não tenho de me preocupar com a gasolina.

EU já tinha tinha pensado nessa solução de usar GPL, mas tenho um pequeno problema a mala do carro é muito pequena e depois fico sem espaço. Por isso vou ter mesmo de continuar com a gasolina.

Eu ponho sempre 95...lá de longe a longe, em viagens maiores, ponho 98...mas para ver se sempre dou mais uns 10km/h[:D]
Quanto às gas de hiper...nunca tive problemas!

O meu depósito do GPL não ocupa o porta-bagagens está no buraco do pneu.
Leva 40 litros de GPL, o que dá para mais de 400Km e custa 23.20€ a atestar.

vejo falarem que de vez em quando metem a gasolina 98 a minha duvida é: quando o fazem? com o deposito ja na reserva? nao fará mal ao motor misturar 95 com 98?
Abraços

vejo falarem que de vez em quando metem a gasolina 98 a minha duvida é: quando o fazem? com o deposito ja na reserva? nao fará mal ao motor misturar 95 com 98?
Abraços
isso nao faz mal misturar, agr se queres notar diferença convem que seja com ele na reserva, senão passas de 95 pa qq coisa como 96.5, :)

quanto a notar-se a diferença, eu na minha renault 4GTL notava bem a diferença, tanto na força, como nos km que fazia (isto entre 98 e BP 100), aquilo já tem tao pouca força que se puzesse 95 n passava dos 80 km/h na AE [:D]
Vou ter saudades do clássico, que nao se livra de ainda dar umas voltinha cmg de vez em qd (está em casa ainda).

Viva,

A maior parte das opiniões já respondeu à questão e algumas bem fundamentadas. Possuo um Nissan Almera 1.5 e o fabricante recomenda SC95. Já usei 98 e 95. Como a condução é moderada não notei qualquer variação no comportamente do carro.

Apenas em subidas acentuadas e compridas (como o Botão, para quem conhece o IP3) perde um pouco a sua potência. De resto nenhuma variação encontrei no veículo, nem no arranque a frio no Inverno, nem no comportamento, nem no som, nem em possíveis resíduos a sairem pelo tubo de escape. Apenas poupei na carteira.

Para mais, com a abertura do Carrefour em Coimbra, passei a poupar mais e a usar o combustível por eles comercializado. Até ao momento, após 4 meses o carro continua com o comportamento de sempre.

Marco

Cá por casa fizeram-se os primeiros 2000Km do ClioIII com gasolina 98, mas depois de atestar um depósito e levar uma talochada de 70€ not again!

A partir de agora vai levar 95 e de tempos em tempos 98 com aditivos, ou se compensar 95 com garrafinha de stp.

Voltar
Superior