Que monitor TFT comprar?

O 226BW é dos monitores de 22' mais rápidos do mercado.
Mas agora vêm todos com paineis CMO, com bastante backlight bleed em cima e em baixo, e cores a puxar muito para o azul, pelo que a meu ver são de evitar.
Comprei um por 180€ e arrependi-me.

perdi a cabeça e fui no sabado comprar um tft. aproveitei a promoção da mediamarkt para trazer para casa um samsung 226bw 22". do pouco que pude experimentar, só posso dizer que é um espectáculo!

sei q estes monitores andam envoltos em alguma polémica, já que existem 3 paineis diferentes a ser comercializados, sendo que apenas 1 é samsung. pelo menos a mim, e após googlar, já consegui saber que o meu é um original samsung... [kiss]

perdi a cabeça e fui no sabado comprar um tft. aproveitei a promoção da mediamarkt para trazer para casa um samsung 226bw 22". do pouco que pude experimentar, só posso dizer que é um espectáculo!

sei q estes monitores andam envoltos em alguma polémica, já que existem 3 paineis diferentes a ser comercializados, sendo que apenas 1 é samsung. pelo menos a mim, e após googlar, já consegui saber que o meu é um original samsung... [kiss]
tmb acabei por o ir buscar sabado de manha.
só que a minha placa grafica (on-board) é mt mt fraca!

tenho que comprar uma com saida DVI
acho que a minha board suporta AGP. o que se arranja por aí barato?

De facto, excelente promoção, eu tb tenho um já à uns meses valentes e na altura custou 275€, na worten era 400€ naquela altura.

Em relação ao painel, como é que conseguiste ver isso? É porque a partir de uma certa data deixaram de vir com o tipo de painel identificado.

Model:226BW (R) A ---- AOC version or
Model:226BW (R) S ---- Samsung or
Model:226BW (R) C ----- Chimei

Antes tinhas A, S ou C à frente do modelo, na parte de trás, e agora, talvez desde à 6 meses - 1 ano deixaram de dizer.

Como é que viste qual era o teu?

É só curiosidade, porque não tenho razão de queixa deste monitor, para mim é excelente, para jogos, filmes, etc... até com a PS3 fica 5*.

Última edição:
googlei

retirado de outro fórum:
Por exemplo: M-ME22H0CAA 1002 é só ver pela penúltima letra do código.
* X-xxxxxxxAx-xxxx: Samsung panel.
* X-xxxxxxxLx-xxxx: AU Optronics panel.
* X-xxxxxxxDx-xxxx: CMO panel.
* X-xxxxxxxIx-xxxx: CPT panel.

para acederes a este "código/menu secreto" é só colocares o brightness e o contrast a 0 e ficar a carregar durante cerca de 5 segundos no botão source.

Como conseguiste ? Comprei o irmão de 20" desse (206 bw) e na altura haviam 2 painéis. Consegui identificar o meu como sendo não-samsung, mas entretanto deu-me um problema e deram-me um novo, q já trazia os números de série alterados para ser mais difícil saber a marca do painel ...

Como conseguiste ? Comprei o irmão de 20" desse (206 bw) e na altura haviam 2 painéis. Consegui identificar o meu como sendo não-samsung, mas entretanto deu-me um problema e deram-me um novo, q já trazia os números de série alterados para ser mais difícil saber a marca do painel ...

respondi a isso 2 posts acima.

penso que após a divulgaçao da existencia de 3 ou 4 paineis diferentes a samsung numa primeira fase limitou-se a remover o caracter indicativo. no entanto, pelo que li, os modelos actuais sao todos paineis samsung, podendo é ser montados em diferentes fábricas.

Qual destes monitores acham melhor: SAMSUNG MON. TFT 19" 943NW ou
LG L222WS-SN TFT 22"

O primeiro tem um contraste de 8000:1 e o segundo 1000:1, os tempos de resposta são iguais, o tamanho não interessa assim tanto, claro que se forem minimamente equivalentes, pela diferença de preço prefiro o LG! [:D]

Em contraste prefiro o LG. Quanto mais contraste, melhor.

A maior resolução do LG também é uma mais valia, mas convém saber duas coisas:
- se a gráfica suporta essa resolução
- se o tamanho do monitor não terá influência na distância entre o user e o monitor face ao campo visual e respectivo tamanho de fontes, janelas e por aí fora em relação à área de trabalho.

Porque de resto o de 19" serve perfeitamente. Quem me dera ter um de 19" wide em vez do "caixote" de 17" do qual estou neste momento a usar.

E se tiveres oportunidade, vê lado-a-lado a definição de cores de um e de outro. Também é importante, embora não tanto como o contraste.

Última edição:
Em contraste prefiro o LG. Quanto mais contraste, melhor.

A maior resolução do LG também é uma mais valia, mas convém saber duas coisas:
- se a gráfica suporta essa resolução
- se o tamanho do monitor não terá influência na distância entre o user e o monitor face ao campo visual e respectivo tamanho de fontes, janelas e por aí fora em relação à área de trabalho.

Porque de resto o de 19" serve perfeitamente. Quem me dera ter um de 19" wide em vez do "caixote" de 17" do qual estou neste momento a usar.

E se tiveres oportunidade, vê lado-a-lado a definição de cores de um e de outro. Também é importante, embora não tanto como o contraste.

Pois, eu também acho que o de 19'' chega perfeitamente, mas como a diferença €€€ é minima fico na duvida.. E aqueles valores de contraste? Em que situações se notam a diferença?

Pois, eu também acho que o de 19'' chega perfeitamente, mas como a diferença €€€ é minima fico na duvida.. E aqueles valores de contraste? Em que situações se notam a diferença?

Pessoalmente noto a diferença num pouco de tudo, desde o ambiente de trabalho, janelas convencionais, até filmes, jogos. Basta dizer que as cores são mais vivas, não havendo necessidade de ficarem "desbotadas" quando se puxa pelo brilho nas configurações da placa gráfica (isto quando o monitor no máximo não dá o contraste necessário).

googlei

retirado de outro fórum:
Por exemplo: M-ME22H0CAA 1002 é só ver pela penúltima letra do código.
* X-xxxxxxxAx-xxxx: Samsung panel.
* X-xxxxxxxLx-xxxx: AU Optronics panel.
* X-xxxxxxxDx-xxxx: CMO panel.
* X-xxxxxxxIx-xxxx: CPT panel.

para acederes a este "código/menu secreto" é só colocares o brightness e o contrast a 0 e ficar a carregar durante cerca de 5 segundos no botão source.
No meu a penúltima letra é um F e a última um A.

É um 223BW

Pessoalmente noto a diferença num pouco de tudo, desde o ambiente de trabalho, janelas convencionais, até filmes, jogos. Basta dizer que as cores são mais vivas, não havendo necessidade de ficarem "desbotadas" quando se puxa pelo brilho nas configurações da placa gráfica (isto quando o monitor no máximo não dá o contraste necessário).

Então acho que vou para o de 19'', não tenho necessidade de mais 3'', é-me igual, e se a qualidade da imagem é melhor e ainda por cima é mais barato! Siga para bingo! Obrigado! apr:)apr:)[:D]

Atenção que o contraste 8000:1 que apresentas é dinâmico e não reflecte em nada a realidade, os dois monitores têm contraste de 1000:1.

Atenção que o contraste 8000:1 que apresentas é dinâmico e não reflecte em nada a realidade, os dois monitores têm contraste de 1000:1.

Por acaso nem li a parte do contraste de 8000:1, senão já lhe tinha dito que isso é o dinamico. E já estava a associar esse Samsung a contraste 700:1, o que não é verdade nesse modelo.

Voltar
Superior