Boas noites,
Bruno, a experiência que obtive com carros Japoneses sempre foi superior á dos carros de outras marcas europeias que possui, desta forma não se trata de acreditar no pai natal ou no coelhinho da páscoa, trata-se sim, de factos palpáveis que comprovei ao longo do tempo.
Cumps Hondistas ...
Por exemplo, quando disse que o meu rover so deu 1 unico problema nos seus 12 anos de existencia, toda a gente gozou.. pois a marca não presta.. mas a verdade é que eu e mais uma grande mão cheia de conhecidos tiveram a mesma sorte (ou azar por ter um carro bom duma marca que não presta).
Na altura não era valido, agora tambem não seria.. (não estou a fazer nenhum ataque pessoal)
Pois bem, cada carro é um carro e carros perfeitos nunca houve..
Posso ter um fiat UNO que durou mais e que deu mais problemas que um 320.. (historia verídica[

]) E no entanto o fiat UNO custou 700€ à pessoa e o 320 custou 35.000..
Quanto mais mariquices um carro usar, mais propicio a avarias está. Não
é por nada que se dizia que nos carros antigos, com 2 ou 3 chaves tudo se arranjava.. hoje em dia acende uma luz avisadora que não se conhece, e o carro está uma semana na oficina..
Acredito que o teu carro japones, e todos os outros deem poucos problemas.. tirando uma ou outra historia, e a recente falta de jeito para os travoes da toyota([

]), não tenho nem conheço quem tenha muita razão de queixa.. Quanto as marcas "premium".. avariam-se tão facilmente como um punto, ou um focus.. depende do uso que se dá.. se não se sabe conduzir, não há carro que aguente..