Que tal esta média...

neljoe

New member
...que fiz na minha Ibiza 1.9D de 1994. Ela tem 102kkm e até hoje só revisões e gasóleo. Meti-lhe 40 litros de gasóleo e fiz 800kms... o que dá um média de 5l aos 100km! Esses 800kms foram feitos da seguinte forma:

+/- 400km na E.N.14 ás 6:30 da manhã a caminho do emprego (velocidade média 90/100 km/h) e outros +/-400km na mesma estrada ás 5 da tarde na vinda (trânsito).

O que acham? Sabia que consumia pouco mas nunca lhe tinha feito as contas... e fiquei surpreendido com o resultado.

com este tópcio levantou-se-me uma dúvida.
será que é só em Protugal (AHO) que o pessoal usa os supostos baixos consumos dos seus bólides como forma de tentar mostrar que o seu carro é melhor?! [8)]

eu acho que sim, mas não tenho a certeza. :D[}:)]:D[}:)]

citação:Originalmente colocada por AF147

será que é só em Protugal (AHO) que o pessoal usa os supostos baixos consumos dos seus bólides como forma de tentar mostrar que o seu carro é melhor?! [8)]

Mais um PROZAC prá mesa 7 ó faixa bôr!

citação:Originalmente colocada por neljoe

+/- 400km na E.N.14 ás 6:30 da manhã a caminho do emprego (velocidade média 90/100 km/h) e outros +/-400km na mesma estrada ás 5 da tarde na vinda (trânsito).
400Km para ir trabalhar?![:0]
Preocupa-te mas é em arranjar uma casa mais próxima do emprego ou vice-versa!... ;)

citação:Originalmente colocada por emarques

400Km para ir trabalhar?![:0]
Preocupa-te mas é em arranjar uma casa mais próxima do emprego ou vice-versa!... ;)

Mas onde é que ele disse que tinha sido num só dia?!:D[:p]

Disse ele que era para o trabalho... :(

...que fiz na minha Ibiza 1.9D de 1994. Ela tem 102kkm e até hoje só revisões e gasóleo. Meti-lhe 40 litros de gasóleo e fiz 800kms... o que dá um média de 5l aos 100km! Esses 800kms foram feitos da seguinte forma:

O que acham? Sabia que consumia pouco mas nunca lhe tinha feito as contas... e fiquei surpreendido com o resultado.

É uma boa media mas os carros com os kilometros melhoram as médias não. Costumo anda com um colega que tinha um rover 1.6 a gasolina e com 200.000 kms +- antes de largar o carro para comprar uma 406 1.6 hdi foi assapar para a AE andava a uma média de 140-200 kms a hora insistindo sempre que podia nos 200kms/h e fez uma média de 8 no percurso porto-entroncamento. No 406 1.6hdi nos primeiros kilometros fez médias de 7.kk coisa com o cruise control ligado em velocidades entre os 120 140 no mesmo percurso.

Não e nada de mais em termos de consumo. É sim para o carro em questão, porque não tem nenhuma electronica, e é um 1896 com 68cv..

citação:Originalmente colocada por AF147

O parametro de analise de carros varia de pessoa para pessoa.
Para uns é os consumos, para outros é a velocidade de ponta, para outros o não adornar em curva:D, para outros os plasticos do tablier[}:)], etc...

A 90-100 a minha Navara faz uns 6,5, em cidade faz 9,5...logo usando esse mesmo parametro de medida faz uma média de 8 litros.
Atendendo que tem 2200Kg de tara, 2500cc 174cv, pneus 265, aerodinamica pessima....tb não é mau.;)

Noto que os carros novos após uns 10.000 ou 20.000Km de uso baixam de consumo, mas ao contrário do que a maioria diz, o que notei nos carros que tive quando já tinham uma kilometragem bastante mais elevada foi um aumento de consumo. Ainda tenho um Clio 1.9D que entre os 20.000Km e os 100.000Km conseguia fazer médias de 4,4 a 4,6 sempre no mesmo trajecto mais ou menos plano em velocidades entre os 90 e os 110 Km/h, agora com 170.000Km nunca faz menos de 5,5 litros no mesmo trajecto e às mesmas velocidades.
Num jipe que tive a mesma coisa, com mais de 90.000 Km a média foi subindo gradualmente de 9,5 para 11,5 até aos 160.000Km e os andamentos e as estradas eram as mesmas.

Nunca descobri bem as razões porque nunca me dediquei a investigar o porquê, mas desconfio que poderá ter a ver com os injectores com mais uso perderem a sua capacidade de boa pulverização, diminuindo assim o rendimento do motor e obrigando a maior consumo para obter a mesma potência, ou então perda de compressão devido a maior desgaste do motor, ou qualquer outra coisa, não faço ideia...

Ou então o gasóleo está cada vez mais aldrabado e tem menos rendimento que antigamente :D:D:D

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

bah, 5 litros aos 100 é "banal". tenho médias dessas com um laguna 1.9dci ou ainda menos com um saxo 1.5d...

[}:)] para mim nao é de certeza!!!eheheheh

5 litros aos 100 para mim neste momento são uma utopia;)

Eu com o meu antigo Ibiza fiz + de 1000Km´s com um depósito...E era o de 110 cavalos!O carro era problemático, mas de consumos, era muito bom!

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

Eu com o meu antigo Ibiza fiz + de 1000Km´s com um depósito...E era o de 110 cavalos!O carro era problemático, mas de consumos, era muito bom!

deve ser a unica coisa de jeito que tem.....problematico..não..bons consumos.

:D;)

Back