Que vinho bebem?

Para quem gosta de alentejanos comprei umas garrafas de Quinta de S. Miguel de 2013 e fez sucesso nuns almoços cá em casa, comprei numa promoção por 3€, no continente costuma estar a 5€.
Entretanto já só vi à venda de 2014, não sei se será a mesma coisa

Hoje ao almoço

7571532a507d3f888496404b420e813b.jpg

Itália ultrapassa França como maior produtor mundial de vinhos

A Itália ultrapassou a França como maior produtor mundial de vinho. A campanha de 2015 foi favorável na península itálica.

O bom tempo permitiu aos viticultores efetuarem uma vindima abundante e estima-se que a produção de vinho suba 13 por cento, relativamente ao ano passado.

De acordo com os dados enviados pelos países da União Europeia à Comissão, Itália deverá produzir 48,8 milhões de hectolitros de vinho. França surge na segunda posição com 46,4 milhões, o que representa uma redução de um por cento face à produção do ano transato.

Em Espanha espera-se que cheguem ao mercado cerca de 36,6 milhões de hectolitros. Estes três países são os maiores produtores do mundo. Portugal surge na quinta posição, entre os estados-membros da UE, com uma produção estimada de 6,7 milhões de hectolitros de vinho.

A União Europeia mantém a liderança mundial do setor com uma produção que representa 60 por cento do volume mundial.

http://pt.euronews.com/2015/10/08/italia-ultrapassa-franca-como-maior-produtor-mundial-de-vinhos/

N sei o preço atual mas acho que já bebi melhor e com menos nome... Numa arrumação da garrafeira encontrei-a sozinha num canto e tive pena dela:)

Comprei uma caixa do Tiago Cabaço vinhas velhas de 2013. O vinho tem muitas qualidades e pode ser guardado. Gostei tanto que ja comprei outra caixa.

6010164_2_.jpg

Na semana passada bebi também Herdade das Servas colheita seleccionada de 2011 é um belíssimo vinho também.

Última edição:
A decepção foi tão grande assim? De qual foi o ano que bebeste?

Não tem a ver como decepção.

Bebi uma de 2003, o que eu digo é que não vale 350€ que pedem por elas. E não deixa de ser uma garrafa, é um óptimo vinho, gostei bastante, e posso dizer que já bebi um pera-manca. Mas na realidade se tivesse uma o mais provável era trocar por 10 de 30/35€ e ficava com 10 vinhos bons.

No dia seguinte a beber pera-manca, bebi um terras de alter reserva 2011 que me custou 7,49€ e que é fabuloso para o preço que custa. Talvez um dos meus vinhos favoritos dos últimos tempos. Não tem a complexidade que tm o pera-manca, mas não é 46x pior... e custa 46x menos. [;)]

Bebi uma de 2003, o que eu digo é que não vale 350€ que pedem por elas. E não deixa de ser uma garrafa, é um óptimo vinho, gostei bastante, e posso dizer que já bebi um pera-manca. Mas na realidade se tivesse uma o mais provável era trocar por 10 de 30/35€ e ficava com 10 vinhos bons.

No dia seguinte a beber pera-manca, bebi um terras de alter reserva 2011 que me custou 7,49€ e que é fabuloso para o preço que custa. Talvez um dos meus vinhos favoritos dos últimos tempos. Não tem a complexidade que tm o pera-manca, mas não é 46x pior... e custa 46x menos. [;)]

Percebo-te, apesar de ainda não ter provado nenhum pera-manca tinto. Mas as expectativas têm necessariamente de ser altas devido ao preço do vinho.
E nós temos vinhos fabulosos na ordem dos 20€ a 40€, é preciso é saber escolhê-los. [:cool:][;)]

Na semana passada bebi também Herdade das Servas colheita seleccionada de 2011 é um belíssimo vinho também.
É dos poucos alentejanos que gosto.

Cada vez mais sou dessa opinião, não obstante de quando em vez gostar de beber uma garrafa mais cara (até €100) mas só mesmo em ocasiões especiais, ou para oferta para algum familiar mais chegado.
Por norma, um vinho acima de €15 já é um excelente vinho para se degustar.

Esse Terras de Alter já o bebi à uns anos e até gostei. O corrente é que não me convence muito.

O que dizer da camapnha do Pingo Doce relativamente aos vinhos do Douro? Qual a marca a aproveitar para comprar?:confused:

Infelizmente é preciso ver também os preços, pelo que não é simples dizer qual vale mesmo a pena.
Em alguns dos mais caros irás ter melhor opções, por norma são vinhos que não fazem grandes promoções e 35% já será um muito bom valor.

Por exemplo o Assobio que eles estão a vender esta semana a 35% não vale a pena, aparece muitas vezes a 50 e até 60% e sinceramente não vale (nem de perto) o preço dele em PVP sem desconto...

Dependendo do teu patamar de preço, e dentro da gama normalmente disponível nos Pingo Doce, eu diria que o Vinha Grande, o Meandro do Vale Meão ou o Duorum serão vinhos consensuais e que provavelmente ficarão a bom preço.
Mas também não deixa de ser verdade que são vinhos que são alvo de campanhas com alguma frequência, nesta e noutras cadeias de supermercados.
Agora tudo depende do preço base deles lá no Pingo Doce... [:p] isto porque frequentemente os supers inflacionam os preços para depois poderem fazer "descontos".

Voltar
Superior