Que vinho bebem?

Sim, é verdade, é um zona peculiar. Mas os vinhos da Ermelinda têm um cariz próprio, que me parece propositado até. Talvez porque exportam muito, porque esse perfil agrada a muito do seu público ou talvez esse perfil seja o que lhes valha umas medalhinhas em concursos internacionais. Ou por outra razão qualquer, sei lá eu...

Repara, por exemplo nos vinhos da Adega Sto. Isidro de Pegões. Os terrenos são contíguos, o enólogo é o mesmo (Jaime Quendera), as castas são as mesmas, até os varietais que fazem são quase sempre os mesmos e até lhes metem rótulos parecidos com cores semelhantes.

No entanto, se os comparares, são tão diferentes como a noite e o dia. Onde nos Ermelinda predomina a acidez vincada, o vigor e alguma rusticidade (alguns com acidez tão exacerbada que quase roçam o carrascão), nos Pegões é tudo mais polido, redondo e suave (por vezes tão polido que nem chega a exprimir as potencialidades de cada casta).

O Ermelinda Reserva (já não sei qual a colheita, terá sido há uns 2 ou 3 anos) foi um desses vinhos que me desiludiu, achei a acidez tão exacerbada que não se conseguia captar nada dos aromas/sabores que o vinho poderia ter.

Dito isto, e até considerando que os Pegões são bastante mais em conta (alguns vinhos deles têm uma relação qualidade/preço fenomenal), a minha escolha acaba por cair mais para esses lados...

Bacalhôa e José Maria da Fonseca também não são nada maus, e têm boas opções a preço simpático - e óptimos Moscatéis de Setúbal (licorosos). :)

Tens toda a razão nessa questão da diferença entre os Ermelinda e Sto Isidro de Pegões. Mas agora fiquei um pouco curioso... mas "lá fora" aprecia-se um vinho mais ácido? Tipo Ermelinda? Não tenho grande ideia.

Já aprendi algo novo hoje. Não sabia que existiam "late h." em tinto. Como será?

Já provaste o Dom Campos Reserva? Atenção que é bastante diferente do "não-reserva". É um vinho de 3 euros e deve ser apreciado dentro desse contexto, obviamente. Eu gosto.

dom-campos-reserva.jpg

Hum...

Aqui tão perto e não o conheço. Mas vou conhecer

Sim, é verdade, é um zona peculiar. Mas os vinhos da Ermelinda têm um cariz próprio, que me parece propositado até. Talvez porque exportam muito, porque esse perfil agrada a muito do seu público ou talvez esse perfil seja o que lhes valha umas medalhinhas em concursos internacionais. Ou por outra razão qualquer, sei lá eu...

Repara, por exemplo nos vinhos da Adega Sto. Isidro de Pegões. Os terrenos são contíguos, o enólogo é o mesmo (Jaime Quendera), as castas são as mesmas, até os varietais que fazem são quase sempre os mesmos e até lhes metem rótulos parecidos com cores semelhantes.

No entanto, se os comparares, são tão diferentes como a noite e o dia. Onde nos Ermelinda predomina a acidez vincada, o vigor e alguma rusticidade (alguns com acidez tão exacerbada que quase roçam o carrascão), nos Pegões é tudo mais polido, redondo e suave (por vezes tão polido que nem chega a exprimir as potencialidades de cada casta).

O Ermelinda Reserva (já não sei qual a colheita, terá sido há uns 2 ou 3 anos) foi um desses vinhos que me desiludiu, achei a acidez tão exacerbada que não se conseguia captar nada dos aromas/sabores que o vinho poderia ter.

Dito isto, e até considerando que os Pegões são bastante mais em conta (alguns vinhos deles têm uma relação qualidade/preço fenomenal), a minha escolha acaba por cair mais para esses lados...

Bacalhôa e José Maria da Fonseca também não são nada maus, e têm boas opções a preço simpático - e óptimos Moscatéis de Setúbal (licorosos). :)
Ermelinda Reserva é um vinho que não gosto, já as monocastas (normais ou reserva) sou apreciador [;)]

Há muitos e bons vinhos nesta Península de Setubal.

Quem quiser fugir das marcas mais conhecidas e experimentar nichos, sugiro dois ou três vinhos de nível superior por pouco mais de 6/7Euros, na Quinta do Alcube. Vinhos produzidos por Pai, filho e nora de uma forma muito cuidada.

O meu preferido nos tintos: Castelão uma monocasta de excelente produção, e o tinto Reserva Alcube. Nos brancos, um Alcube Reserva de 2014 que é uma coisa de top por 6 euros.

Ou ainda nos tintos, uma combinação Trincadeira-Syrah que é uma valente surpresa! [;)]

Quem quiser fugir das marcas mais conhecidas e experimentar nichos, sugiro dois ou três vinhos de nível superior por pouco mais de 6/7Euros, na Quinta do Alcube. Vinhos produzidos por Pai, filho e nora de uma forma muito cuidada.

O meu preferido nos tintos: Castelão uma monocasta de excelente produção, e o tinto Reserva Alcube. Nos brancos, um Alcube Reserva de 2014 que é uma coisa de top por 6 euros.

Ou ainda nos tintos, uma combinação Trincadeira-Syrah que é uma valente surpresa! [;)]
boas dicas.
vendem-se nas grandes superfícies ou apenas coisas mais "exclusivas" tipo garrafeira nacional?

Tens toda a razão nessa questão da diferença entre os Ermelinda e Sto Isidro de Pegões. Mas agora fiquei um pouco curioso... mas "lá fora" aprecia-se um vinho mais ácido? Tipo Ermelinda? Não tenho grande ideia.

Não faço ideia. A verdade é que isso é apenas uma hipótese que coloquei para tentar compreender melhor esta diferença. Uma hipótese que carece de confirmação, e que será tão válida como qualquer outra.

A verdade é que "Lá fora" significa muita coisa... muitos países, muitos mercados diferentes com características e apetências para produtos diferentes. Há quem exporte para os USA, UK, Escandinávia, Brasil, Áfricas, China/Japão, até Austrália, sei lá... Talvez alguns desses mercados tenham apetência para um produto com essas características.

Engraçado... nunca tinha ouvido falar dessa quinta, e em poucos dias és a 2ª pessoa que me "fala" deles.
Ainda há poucos dias um amigo me tinha dado umas dicas acerca de uns vinhos dessa quinta, incluindo até uma Colheita Tardia elaborada com Moscatel.

Aí vão mais uns para a lista. :)

Última edição:
..............

Engraçado... nunca tinha ouvido falar dessa quinta, e em poucos dias és a 2ª pessoa que me "fala" deles.
Ainda há poucos dias um amigo me tinha dado umas dicas acerca de uns vinhos dessa quinta, incluindo até uma Colheita Tardia elaborada com Moscatel.

Aí vão mais uns para a lista. :)

boas dicas.
vendem-se nas grandes superfícies ou apenas coisas mais "exclusivas" tipo garrafeira nacional?

oversaturn, a Quinta não tem notoriedade "nacional", porque essa é a estratégia dos donos. E as produções estão sempre vendidas, onde querem como querem e ao preço a que querem.[;)]

JDEM, São produções pequenas, uma boa parte para o mercado inglês e quase todo de pequenas bottle stores que conhecem a quinta (tem também alojamento local num formato muito interessante). A outra parte é vendida localmente na adega ou através do "boca a boca".

Eu pessoalmente como vivo a 2 kms da Quinta abasteço-me lá aos sábados de manhã, desde o queijo, á manteiga de ovelha por exemplo, ou sempre que preciso.

O Moscatel "Alcubissimo" é uma coisa unica.[;)]

Mais uma promoção no Pingo Doce. Desta vez são os Vinhos Verdes:

24880909gi.jpg

Também têm 25% de desconto na marca "Terras d'Alter" e outras promoções do género...

Última edição:

Vou lá dar uma saltada, não fica muito fora de mão[;)]

Não muito longe era consumidor assíduo da casa Assis Lobo, mas começou a ter muita visibilidade. Mantendo a qualidade o preço subiu um pouco...

Cump.

Os colheita tardia surgiram por acidente,o Vinho do Porto tambem.
As coisas boas parece que são obra do acaso.
Acho que a mãe da Sofia Vergara não deve ter querido engravidar...[:D]

Bebidos na última semana:

Corvus Regional Lisboa (B) 2014 - escaparam-me, decerto por ignorância minha, os delírios que andam por aí em algumas notas de prova sobre este vinho. Muito leve e um pouco adocicado; bebe-se bastante bem.

Château La Platus AOC Bordeaux (T) 2014 - abaixo da média dos restantes Bordéus genéricos de 5€ das promoções do Aldi. Mas bebeu-se.

Herdade dos Grous Regional Alentejo (T) 2012 - este vinho era dos que bebia quando comecei no vício, mas agora penso que há mais de ano e meio que não o provava. Lembrava-me dele como sendo um vinho aromático e guloso; desta vez pareceu-me poderoso, áspero, substancial. Gostei tanto como tinha gostado nos antigamentes, mas por motivos diferentes. Diferentes colheitas? Evolução do meu próprio gosto?

Vila de Frades DOC Alentejo (B) 2014 - bebeu-se.

Os colheita tardia surgiram por acidente,o Vinho do Porto tambem.
As coisas boas parece que são obra do acaso.
Acho que a mãe da Sofia Vergara não deve ter querido engravidar...[:D]

Por acidente? Não, nada disso. No caso do vinho do Porto, foi mesmo deliberado.
Era vinho martelado com aguardente, à boa maneira tuga, para vender aos ingleses e assim aguentar a viagem até à pérfida Albion. [:D]

Última edição:
Por acidente? Não, nada disso. No caso do vinho do Porto, foi mesmo deliberado.
Era vinho martelado com aguardente, à boa maneira tuga, para vender aos ingleses e assim aguentar a viagem até à pérfida Albion. [:D]

Pois eu sei.Por isso digo que foi "por acidente",
Para fazer com que o vinho "normal" aguentasse mais tempo,descobriram uma nova "fórmula".

Vou lá dar uma saltada, não fica muito fora de mão[;)]

Não muito longe era consumidor assíduo da casa Assis Lobo, mas começou a ter muita visibilidade. Mantendo a qualidade o preço subiu um pouco...

Cump.

Nesta zona há algumas coisas muito boas. A casa Venâncio da Costa Lima por exemplo tem um VCL Reserva que vale em qualidade pelo menos o dobro do que custa.[;)]

Voltar
Superior