Que vinho bebem?

Não sou fã.

Já experimentaste o (nonocasta) Castelão deles? se não, experimenta, e experimenta tambem a Touriga Nacional [;)]
Monocasta tinto, trouxe Touriga Nacional. E trouxe ainda um Trincadeira/Syrah

De brancos já provei o FernâoPires/Moscatel e Chardonnay/Sauvignon Blanc. Muito bom este último.

O Alcubissimo tinto é também um belo aperitivo.

big_v6dommarti.jpg
Mais um para a lista: Quinta do Carmo - Dom Martinho 2015 14º
Até agora parece-me o melhor que já provei!

Boa escolha de vinhos. Se for preciso mais um para abrir mais uma garrafa voluntariou-me para ajudar
Não conheço o Quinta dos Quatro Ventos, como é que é?
quando tirei a foto, esse ia ser aberto.
entretanto mudámos de ideia e fomos para os digestivos [:D]

é uma Magnum de 1,5L, prometo dar feedback, mas pelo o que li na net é muito bom [;)]
os outros 3 dispensam apresentação

quando tirei a foto, esse ia ser aberto.
entretanto mudámos de ideia e fomos para os digestivos [:D]

é uma Magnum de 1,5L, prometo dar feedback, mas pelo o que li na net é muito bom [;)]
os outros 3 dispensam apresentação

Esse vinho de 2006 está mesmo a entrar na minha gama de idade favorita. Entre os 10 e os 15 anos.

Não conheço esse mas fiquei curioso.

3 aquisições recentes, por diferentes motivos.
A primeira foi uma oferta de 3 garrafas que se revelaram um fiasco. Uma delas intragável, julguei que fosse um azar com o acondicionamento dado que a rola me pareceu de qualidade. As outras 2 seguiram o mesmo caminho o que revela que é ainda um dos vinhos da velha guarda da Bairrada que nao envelhece bem.
A segunda opção porque já conheco e gosto particularmente dos anos de 2008 e 2009. Encontrei em promoção numa grande superfície a cerca de 4.5 euros por garrafa. Trouxe uma caixa. Nao desiludiu.
A terceira porque é um dos vinhos correntes cá de casa, proveniente da bela quinta de Remostias e um bom exercicio da minha querida amiga Ana Rola. Vinho moderno, equilibrado, otimo para consumir de imediato. Por vezes arranja-se a preços interessantes no Pingo Doce.
320f18f2556b7a6d44824ce958715b8a.jpg
f7334e12a75d17f5e5da297b66bf797f.jpg
00f2d64aaf88d3581b9f278e9fa5d9ec.jpg

Ontem abri uma Ermelinda de Freitas Touriga Nacional - reserva de 2013. Um belíssimo vinho, muito redondo na boca e com um final interessante. Acho uma relação preço qualidade muito boa, e não se envergonha nada mesmo perante vinhos de outro calibre. Até a garrafa é de um patamar que tipicamente só esta reservado a vinhos de 20€ para cima.

Muito bem casa Ermelinda.

Tenho uma história engraçada com esse vinho.
Não era o único vinho na mesa, os outros eram da mesma categoria.
Eu achei desde logo o vinho estranho de nariz, parecia mais um cheiro a tinta de parede, de paladar era um vinho estranho mas para mim passou bem por ser só um vinho estranho/diferente.
Uma pessoa afirma que lhe parece ser casse oxidásica, mas que era difícil ter a certeza porque estaria no inicio ou ao de leve, depois com o tempo (relacionado também com as condições de guarda) iria provavelmente azedar e estragar por completo o vinho.
Ou seja, esse problema nesse vinho estaria mais relacionado na sua elaboração (penso que na fase do mosto) do que propriamente como foi guardado (a garrafa) ao longo do tempo, apesar de posteriormente a guarda ter influência no avanço do problema descrito.

Boas,

Peço desculpa pela questão ser um pouco off-topic, mas alguém tem e utiliza/ recomenda algum alcoolímetro electrónico/ digital?

Pretendia oferecer um aparelho desses a um familiar.

3 aquisições recentes, por diferentes motivos.
A primeira foi uma oferta de 3 garrafas que se revelaram um fiasco. Uma delas intragável, julguei que fosse um azar com o acondicionamento dado que a rola me pareceu de qualidade. As outras 2 seguiram o mesmo caminho o que revela que é ainda um dos vinhos da velha guarda da Bairrada que nao envelhece bem.
A segunda opção porque já conheco e gosto particularmente dos anos de 2008 e 2009. Encontrei em promoção numa grande superfície a cerca de 4.5 euros por garrafa. Trouxe uma caixa. Nao desiludiu.
A terceira porque é um dos vinhos correntes cá de casa, proveniente da bela quinta de Remostias e um bom exercicio da minha querida amiga Ana Rola. Vinho moderno, equilibrado, otimo para consumir de imediato. Por vezes arranja-se a preços interessantes no Pingo Doce.
320f18f2556b7a6d44824ce958715b8a.jpg
f7334e12a75d17f5e5da297b66bf797f.jpg
00f2d64aaf88d3581b9f278e9fa5d9ec.jpg
O da Comporta era escusado... [s)]:confused:

Hoje vai ser um Dona Maria Grande Reserva de 2012 (este ano ainda não provei):

Dona_Maria_GR2012.jpg

Para acompanhar o notas de prova do João Paulo Martins. [:cool:]

Jo_o_Paulo_Martins_NP2018.jpg

Hoje ao jantar:

jmt.jpg

Três excelentes vinhos, cada um à sua maneira, a ordem de prova foi: Casa Ermelinda » José de Sousa » Marquês de Borba

Não deve haver uma resposta concreta para essa pergunta. Pode haver é um punhado deles. Depois depende muito do gosto de cada um e da finalidade, refeição, etc.

Eu nesses valores quando fico indeciso compro o Esteva. Polivalente, consensual mas ao mesmo tempo já é um vinho com uma certa elegancia e complexidade.

Mas isto é a minha opinião.

Não deve haver uma resposta concreta para essa pergunta. Pode haver é um punhado deles. Depois depende muito do gosto de cada um e da finalidade, refeição, etc.

Eu nesses valores quando fico indeciso compro o Esteva. Polivalente, consensual mas ao mesmo tempo já é um vinho com uma certa elegancia e complexidade.

Mas isto é a minha opinião.

Como a capa do livro fala dos melhores vinhos entre os 4 e 10€ fiquei com curiosidade de saber de entre os mais baratos de que o livro fala quais serão os melhores.
Esse Essteva não é abaixo dos 3€? Por acaso não me recordo se já bebi alguma vez, mas vou experimentar apesar de normalmente os vinhos do Douro não serem os meus favoritos.
A rondar os 4€ gosto muito do Herdade de S. Miguel que é alentejano, no continente custa 4,50€, mas por acaso na última feira de vinhos deles consegui comprar com 25% de desconto direto e mais 10% em cartão, pelo que trouxe logo uma caixa de 6 [kiss]

Eu percebo a tua questão. Nunca abri o livro mas apenas não acredito em titulos como o melhor do mundo", ou mesmo "o melhor por x euros".

Ha-de haver é conjuntos de bons vinhos em cada patamar de preços.

O Cabriz também costuma ter uma boa relação preço/qualidade.

Alorna, Padre Pedro, Tons...

Alentejanos por acaso conheço pior. O Dom Martinho aparece por vezes por esses preços e gosto bastante.

Depende mesmo do gosto e da ocasião.

E segundo o livro qual o melhor tinto de 4€?

É como o Vocsa já disse, são algumas escolhas até esse valor inclusive.
Em relação aos melhores vinhos entre os 4 e 10 euros, não existe uma zona com essa referência, ainda não tive tempo de o ver mais a fundo mas diria que quase que me parece um engano na capa.
Em relação aos vinhos no geral, alguns concordo em absoluto com a nota dada, outros nem tanto. Apesar de muito completo alguns vinhos não aparecem na prova, por exemplo não aparece o Poliphonia Signature que provei há pouco tempo, mas aparecem o reserva tinto e branco.
Uma das partes mais interessantes é quando fala um pouco da história do vinho ou de alguns detalhes.

Back