Que vinho bebem?

É muito relativo isto de se dizer que é caro...
Cada um valoriza aquilo que valoriza e por vezes influencia a nossa avaliação.
Num mero exemplo há quem valorize mais a qualidade em deterimento da quantidade.
Por muito boa que seja a comida se lhe põem à frente um prato com 200gr. De uma boa carne com 4 batatas a murro e uns legumes salteados em vez de uma travessa enorme a transbordar de comida de qualidade manifestamente menor,vai achar que está a ser alvo de um assalto.
(Não estou a personalizar,atenção). :)
Por isso é que existe diferente oferta para também diferente procura.
Só fui uma vez a este "Convite",mas enquadra-se indubitavelmente no primeiro caso.
Sala acolhedora,serviço a condizer e boa comida.
Como não fui eu que paguei não tenho referência do preço.
Mas não me parece que seja nada de exorbitante(salvaguardando a relatividade do termo).

https://www.thefork.pt/restaurante/o-convite/65078

De que tipo de restaurante é que estamos a falar. Ao ver essa ementa, não sei de que futa é que fala:

[h=3]Fruta[/h]
  • Salada de fruta com sumo de laranja 13 €
    Fruta da época 14 €

• Fruta tropical 16 €

• Combinado de frutas e gelado 17 €

Quando tem polvo a 11€ e bacalhau a partir de 8€, o tipo de fruta tem de ser muito bom.

Quanto ao “Quanto vinho é que têm em casa” eu uma vez contei as garrafas de vinho que tinha em casa e naquela altura eram cerca de 70 garrafas, mas eu não tenho vinhos caros, a maioria são garrafas de menos de 5 euros, tenho umas 2 garrafas que custaram cerca de 30€ e umas 10 que custam mais do que 10€.
Tive uma fase em que fazia bastantes almoços/jantares em casa com amigos e aí gastava uma belas garrafas de vinho, entretanto a frequência diminui e acabei por aumentar o stock da garrafeira.
Comecei a fazer dieta e dei cabo da minha vida social e de copos...[:D]

Eu também já comecei várias dietas, morrem é quase todas em frente a um bom vinho e um bom queijo! [:p]

Eu também já comecei várias dietas, morrem é quase todas em frente a um bom vinho e um bom queijo! [:p]

Não me digas que tens a mesma mania que eu? Adoro (e prefiro) beber um bom vinho acompanhado de um bom queijo e pão caseiro.

Mudando de assunto, hoje passei numa Makro e neste momento têm preços upa upa, na secção dos vinhos só deitei a vista, tinham lá algumas coisas interessantes mas a preços nada convidativos, se a memória não me falha começam a baixar em Novembro como antecipação ao Natal, depois também aparecem conjuntos com as caixas em madeira.

Não me digas que tens a mesma mania que eu? Adoro (e prefiro) beber um bom vinho acompanhado de um bom queijo e pão caseiro.

Mudando de assunto, hoje passei numa Makro e neste momento têm preços upa upa, na secção dos vinhos só deitei a vista, tinham lá algumas coisas interessantes mas a preços nada convidativos, se a memória não me falha começam a baixar em Novembro como antecipação ao Natal, depois também aparecem conjuntos com as caixas em madeira.

Olha que a Makro costuma ter preços muito em conta o ano todo (claro que não são oferecidos...).
Mas eles estiveram também com uma campanha há pouco tempo e pode ser que estejam agora a acertar.

Mas sim durante o natal aparecem muitas magnum e caixas a preços engraçados.

O escolhido para acompanhar um chuleton

35155816_894917534045522_5160051860639318016_n.jpg

Last edited:
Não sei quantas tenho, mas sei que são mais do que as que devia ter!! lol

Poderei ajudar a beber. Se for a falar de carros eléctricos, aguento bem uma caixa!! [:D]

Eu devo ter no máximo umas 50 garrafas de vinho...e perto de 300 de cerveja. [:D]

Entretanto chegou a minha encomenda by Continente, duas boas compras, o Quinta da Viçosa já conheço muito bem e considero um vinho extraordinário, o Cortes de Cima (Homenagem a Hans Christian Andersen) nunca provei mas está muito bem referenciado (feito com 100% Syrah), aromas quentes, macio e cheio:

IMG-0552.jpg

Entretanto chegou a minha encomenda by Continente, duas boas compras, o Quinta da Viçosa já conheço muito bem e considero um vinho extraordinário, o Cortes de Cima (Homenagem a Hans Christian Andersen) nunca provei mas está muito bem referenciado (feito com 100% Syrah), aromas quentes, macio e cheio:
optimas escolhas! Como estou bem de stock, ando a dedicar-me às cervejas [:D]

Eu também era assim, mas agora a dieta não morre, se me puserem um bom vinho e um bom queijo à frente tenho direito a uma pausa na dieta! [:D]
Trouxe um queijo DOP do meu passeio para os lados de Viseu e este fim de semana o meu irmão veio cá almoçar a casa e eu disse-lhe para levar o resto queijo para casa que eu já me andava a desgraçar. [:D]

Esse Cortes de Cima de homenagem a HCA é capaz de ser na linha do famoso "Incógnito". Provei uma vez aqui há uns anos, infelizmente já tinha passado o seu momento mas ainda assim deu para perceber que era um vinho de outros campeonatos.

Esse Cortes de Cima de homenagem a HCA é capaz de ser na linha do famoso "Incógnito". Provei uma vez aqui há uns anos, infelizmente já tinha passado o seu momento mas ainda assim deu para perceber que era um vinho de outros campeonatos.

Já devia ter aqueles tons de licor, não é? Há pessoas que gostam quando o vinho atinge esse estado, eu sinceramente não aprecio muito, é giro provar lá de vez em vez, até para se obter outro tipo de sensações, mas tornar isso um hábito não conseguia.
E muitas vezes nem sigo a espera dos 5 a 10 anos em que o vinho está na sua plenitude (muitos deles que estão agora à venda de 2015 só devia retirar a rolha em 2020), depois alguns aguentam até aos 15/20 anos, imagino um Quinta Vale Dona Maria tinto aguentar perfeitamente uns 15 anos, seria interessante ter 3 garrafas e abrir aos 5, 10 e depois aos 15 anos.

Eu também era assim, mas agora a dieta não morre, se me puserem um bom vinho e um bom queijo à frente tenho direito a uma pausa na dieta! [:D]
Trouxe um queijo DOP do meu passeio para os lados de Viseu e este fim de semana o meu irmão veio cá almoçar a casa e eu disse-lhe para levar o resto queijo para casa que eu já me andava a desgraçar. [:D]

Eu no sábado passado à noite, estava vento e só por isso decidi fazer uma homenagem à linda serra da estrela. :)

Abri uma de Pinhel 65 Celebração (uma muito agradável surpresa) para empurrar um queijo de ovelha da serra meia cura, que estava uma delicia. Para não ser só desgraça foram também uns apitos de maçã para limpar o palato.

64uLzGV1SGSAufOYJpCbQQ_375x500.jpg

O fim de semana alias foi uma desgraceira de comer e beber. Fiz uma feijoada para domingo almoçar com a família. Foi uma de Quinta dos Carvalhais Reserva tinto (não me lembro do ano), um Cortes de Cima de 2011, que é um dos meus favoritos da gama, e um Lote 5 só para ajudar a digestão.

A semana foi correr todos os dias, squash e sopa.

Last edited:
Já devia ter aqueles tons de licor, não é? Há pessoas que gostam quando o vinho atinge esse estado, eu sinceramente não aprecio muito, é giro provar lá de vez em vez, até para se obter outro tipo de sensações, mas tornar isso um hábito não conseguia.
E muitas vezes nem sigo a espera dos 5 a 10 anos em que o vinho está na sua plenitude (muitos deles que estão agora à venda de 2015 só devia retirar a rolha em 2020), depois alguns aguentam até aos 15/20 anos, imagino um Quinta Vale Dona Maria tinto aguentar perfeitamente uns 15 anos, seria interessante ter 3 garrafas e abrir aos 5, 10 e depois aos 15 anos.

Exactamente, estava cor de tijolo deslavado... foi o vinho que mais pena tive de ver naquele estado.

De qualquer modo, o Incógnito remonta aos tempos em que era proibido plantar a casta Syrah em Portugal... imagino que esse que compraste tenha origem nesse talhão onde estarão as mais antigas no nosso país. Antigas e na altura clandestinas.

Também sou dado a abrir vinhos algo jovens. Ontem por acaso não resisti a abrir um Callabriga 2015... em especial porque vi que já tinha algumas medalhas em 2018... mas sinceramente acho que fiz mal. Estava demasiado exuberante em comparação com o habitual dos vinhos desta casa. Lá está, eles falam em 10-15 de longevidade. Assim sendo até se compreende que em 3 anos esteja tão "verde". Tenho mais algumas, vou guardar e depois ver.

IMG-0552.jpg

Esse Cortes de Cima ainda estive com ele na mão. E arrependo-me de não ter comprado. Pelo preço estava óptimo.

Esse Cortes de Cima ainda estive com ele na mão. E arrependo-me de não ter comprado. Pelo preço estava óptimo.

E eu fiquei a pensar no Esporão Private Selection tinto, mas na lista tenho um outro Esporão que pretendo comprar, e esse não estava disponível, nem costuma estar.

Back