Que vinho bebem?

Eh pá, não faço ideia a quem pertence ou não. Bebi em casa de um tio da minha esposa, o meu sogro acabou por comprar umas embalagens e ofereceu-me.

Por norma, é um pouco como disse, vou estando atento ao preço habitual de uma determinada marca e quando percebo alguma baixa de valor, lá experimento.

Há uns anos, consegui a cerca de 2€ um maduro chamado "Conventual" se não estou em erro. Depois já só o encontrei sempre na ordem dos 4€ ou mais.
Há outro de nome similar que, na altura, acabei por comprar no Continente também a 1,79€ e também era bom. Esse tio chegou a minha casa e disse que gostou muito do vinho... eu disse-lhe mesmo, olha, nunca tinha provado, trouxe porque estava a bom preço, mas também não o encontrei mais.

Conventual! É de Portalegre. Já não o vejo há uns tempos à venda por onde tenho passado.

IMG-20190108-092113.jpg

Vou comprar e depois vender na GN.

IMG-20190108-114120.png

Pelos vistos a garrafa já estava cheia de estar deitada.

E

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/amp/barca_velha_2004_chega_em_setembro_por_cem_euros

Última edição:
É impressionante, vai fazer 7 anos essa notícia.
Eu lembro-me de ver Pêra Manca tinto na Makro por cerca de 150€, não sei precisar ao certo, mas talvez entre os 5/7 anos atrás, possivelmente na altura até seria mais caro que um Barca Velha, olhando para essa notícia.

E depois dizem que não há inflação... [:D]

Qual ouro, qual bitcoins...
É juntar garrafas de vinhos de gajos que percebam de marketing! Um bom potencial são os vinhos do Dirk Niepoort. O gajo mexe-se bem e alguns já triplicaram de valor em 2~3 anos.
O meu problema é que bebo as economias todas...

Bem, é preciso ver que apesar de as garrafas saírem com esse preço, a procura é bem maior que a oferta. Por isso acabam sempre por esgotar no 1º dia e a maior parte delas já têm dono.

Bem, é preciso ver que apesar de as garrafas saírem com esse preço, a procura é bem maior que a oferta. Por isso acabam sempre por esgotar no 1º dia e a maior parte delas já têm dono.

Isso para esses vinhos "da moda" (meto entre aspas porque o vinho é realmente bom, mas o preço é da moda).
Há outros vinhos com bom potencial para entrar na moda, que saem regularmente mas em pouca quantidade. É guardar uns 3~4 anos e resistir à tentação :p
Para dar nome aos bois, dou o exemplo do Niepoort Charme e Redoma, que em 2 anos duplicaram o preço e compra-se com facilidade.

E o tipo diz aqui uma coisa muito acertada:

A qualidade do vinho não explica tudo. Em provas cegas, poderia ganhar e perder no confronto com outros vinhos do Alentejo. Mas é inegável que o Pêra-Manca é hoje visto como o Barca Velha do Alentejo.

E depois acaba por acontecer quase uma réplica em gamas mais baixas, em vinhos com mais nome/fama, o preço começa a subir.

E o tipo diz aqui uma coisa muito acertada:

E depois acaba por acontecer quase uma réplica em gamas mais baixas, em vinhos com mais nome/fama, o preço começa a subir.

Reparei é que ele diz isso e acaba a matéria com um lambe-cus de 2 parágrafos. Fiquei sem perceber se o vinho é mesmo algo excepcional ou só relativamente diferente.

Definitivamente, vinhos (principalmente produção) é um excelente investimento. É um mercado que está a rebentar no mundo todo.

Reparei é que ele diz isso e acaba a matéria com um lambe-cus de 2 parágrafos. Fiquei sem perceber se o vinho é mesmo algo excepcional ou só relativamente diferente.

Definitivamente, vinhos (principalmente produção) é um excelente investimento. É um mercado que está a rebentar no mundo todo.

Acredito que seja fenomenal e diferenciado, mas daí custar mais de 300€ a garrafa já entramos no âmbito do posicionamento do vinho e procura/oferta.
Em relação à produção, assim à primeira vista não vejo mais cuidados ou dedicação ao factor tempo do que em vinhos de preços substancialmente (bem) mais baratos. É certo que temos vinhos em que o lançamento ocorre muito cedo (apesar dos processos anteriores serem semelhantes), e não normalmente ao fim de quatro anos como no Pêra-Manca, mas também temos vinhos que estagiam em garrafa durante vários anos antes de serem lançados para o mercado e nem por sombras se aproximam do preço desse famoso vinho alentejano.

Qual ouro, qual bitcoins...
É juntar garrafas de vinhos de gajos que percebam de marketing! Um bom potencial são os vinhos do Dirk Niepoort. O gajo mexe-se bem e alguns já triplicaram de valor em 2~3 anos.
O meu problema é que bebo as economias todas...

Vinhos de qualidade e casas de put#s são sempre investimentos arriscados pelo mesmo motivo.

Ofereceram-me este, conhecem?

Aqui numa nota de prova diz que o estilo é austero, mas não ao ponto de afastar consumidores, por isso vais conseguir bebê-lo. [:D] (aqui estou a ser mauzinho que logo a seguir diz "... já que houve a preocupação de equilibrar potência com facilidade de prova..." e termina dizendo que é uma boa aposta, e a pontuação obtida até é muito boa), a nota de prova é do de 2013.

Aqui numa nota de prova diz que o estilo é austero, mas não ao ponto de afastar consumidores, por isso vais conseguir bebê-lo. [:D] (aqui estou a ser mauzinho que logo a seguir diz "... já que houve a preocupação de equilibrar potência com facilidade de prova..." e termina dizendo que é uma boa aposta, e a pontuação obtida até é muito boa), a nota de prova é do de 2013.

Onde estás a ler essa nota?

Voltar
Superior