Que vinho bebem?

20191105-212731.jpg

Será porreiro?

Obviamente. Devemos ser o país com o maior rácio área vinhas/área total do país.

Isso deve ser o consumo nacional per capita. Não deve ter em conta factores como o turismo e o que bebem cá os estrangeiros...

O baixo preço de acesso ao vinho de todos os segmentos explica muito deste consumo.

Sabemos todos que o mesmo acesso em qualquer outro país da Europa custa o dobro, o triplo, ou o quádruplo em cada segmento. Na Noruega e Dinamarca (de que conheço os hábitos) beber vinho é um luxo a que aquela sociedade média se dá apenas ao fim de semana, e de forma muito regrada.

E o travão é o preço!

O baixo preço de acesso ao vinho de todos os segmentos explica muito deste consumo.

Sabemos todos que o mesmo acesso em qualquer outro país da Europa custa o dobro, o triplo, ou o quádruplo em cada segmento. Na Noruega e Dinamarca (de que conheço os hábitos) beber vinho é um luxo a que aquela sociedade média se dá apenas ao fim de semana, e de forma muito regrada.

E o travão é o preço!
Isso explica a diferença para países nórdicos, que não aparecem na tabela, mas não tanto a diferença para países com mais tradição vinícola, como Espanha ou Itália. Mesmo para França há uma grande diferença.

Isso explica a diferença para países nórdicos, que não aparecem na tabela, mas não tanto a diferença para países com mais tradição vinícola, como Espanha ou Itália. Mesmo para França há uma grande diferença.

O vinho em Itália é muito caro. Este ano estive na Toscana e fiquei por duas vezes em agroturismo, em qualquer delas bebi vinho do segmento médio, nunca paguei menos de 20€ a 25€, por vinho que em PT eu colocaria no nivel de um Churchill, Duas Quintas, só par citar estes que achei estarem no mesmo segmento.

Nó consumimos mais 50% que os italianos, e mesmo sem conhecer os detalhes deste estudo, julgo que a variável é o baixo preço de entrada no vinho portugues.

Já chegámos a beber mais de 90 litros per capita. Os números, hoje, andam pelo 50....bebemos muito menos que no passado....O segundo na lista, na altura, era o Luxemburgo, imagine-se porquê...

Em relação à Superfície Agrícola Útil somos o país com maior percentagem de área de vinha.

Ora bem, para este fim‑de‑semana, do Douro, Quinta do Monte Xisto 2016, de cor é vermelho intenso, fruta vermelha, aveludado, taninos finos, acidez perceptível e final persistente, é um vinho elegante. Produção: 6.000 garrafas e 250 magnums.
É um bom vinho mas não consigo justificar o seu preço.

IMG-2051.jpg

IMG-2052.jpg

IMG-2053.jpg

Ora bem, para este fim‑de‑semana, do Douro, Quinta do Monte Xisto 2016, de cor é vermelho intenso, fruta vermelha, aveludado, taninos finos, acidez perceptível e final persistente, é um vinho elegante. Produção: 6.000 garrafas e 250 magnums.
É um bom vinho mas não consigo justificar o seu preço.

IMG-2051.jpg

IMG-2052.jpg

IMG-2053.jpg

Tenho algumas guardadas para deixar evoluir um bocado.

a1ce6f503e339ad51e9033fc64a77319.jpg

Hoje ao almoço, este transmontano Vallepassos da mesma familia do Terra Quente, e daquela região:, touriga nacional, touriga franca e tinta amarela.
Quem nao conhece os vinhos daquela região, vale bem a descoberta.

34a23bd261c840b924bccdc276fc3922.jpg

Ontem fui à feira dos vinhos na FIL da Junqueira e mais uma vez foi bem porreiro, apesar de uma ou outra ausência de peso.

Para quem gosta, passar uma tarde a provar vinhos na companhia de amigos é um programa bem porreiro. Depois de provar algumas dezenas de tintos, ainda provei meia dúzia de brancos e outros tantos Portos e Late harvest.

No final fui soprar o balão e fiquei-me por uns contidos 0,508 gr/l o que confirma o que já sabia - a minha boa capacidade de “destilar” álcool [:D]

Ontem fui à feira dos vinhos na FIL da Junqueira e mais uma vez foi bem porreiro, apesar de uma ou outra ausência de peso.

Para quem gosta, passar uma tarde a provar vinhos na companhia de amigos é um programa bem porreiro. Depois de provar algumas dezenas de tintos, ainda provei meia dúzia de brancos e outros tantos Portos e Late harvest.

No final fui soprar o balão e fiquei-me por uns contidos 0,508 gr/l o que confirma o que já sabia - a minha boa capacidade de “destilar” álcool [:D]

E não levou nada para casa?

Voltar
Superior