Que vinho bebem?

Escolhas seguras:

https://www.garrafeiranacional.com/vinho/2017-niepoort-redoma-tinto.html - não tenho tido sorte, ou apanho azedos ou com sabor a rolha

https://www.garrafeiranacional.com/...ca-grande-reserva-touriga-nacional-tinto.html - é uma boa escolha sim

https://www.garrafeiranacional.com/vinho/2015-quinta-dos-murcas-reserva-tinto.html - bebi 1 vez mas já não me lembro bem

O Pacheca deves conseguir na Makro a bom preço. Já lá comprei a menos de 20€[kiss]

Mais um Douro até 25€ e talvez o meu preferido:
Manuel Correia Vinhas Velhas 2013 - não conheço mas hei-de experimentar fiquei com curiosidade

Murças Reserva
Quinta do Portal Grande Reserva - é um vinho fantástico se conseguir um bom preço será provavelmente a escolha de natal.
Quinta de Castelares Grande Reserva - não conheço mas hei-de experimentar
Uniqo Grande Reserva - não conheço mas hei-de experimentar

Obrigado pelas sugestões!
Nieport estou um bocado de pé atrás abri 2 garrafas esta semana e estava azedas :(

Sugestões de vinho tinto para o Natal, preferência Douro até 20/25€, Preciso de comprar umas 10 garrafitas.

Duas Quintas Reserva
Duorum Reserva Vinhas Velhas
Quinta da Pedra Cavada Grande Reserva
Crochet

Depois tens 2 vinhos que são um pouco mais caros:
Poeira
Passadouro Reserva

Mas queres 10 vinhos diferentes ou vai haver repetições?

20191214-215648.jpg

Gostei dos 2,talvez mais do da dta.

Para este fim‑de‑semana, do Tejo, Marquesa de Alorna Grande Reserva 2011, vinho intenso e elegante, muita fruta vermelha marcada pela madeira, taninos sedosos mas ainda um pouco ásperos no final. É um vinho interessante.

IMG-2310.jpg

IMG-2311.jpg

IMG-2312.jpg

Alguém sabe onde arranjar uns sacos/caixas individuais para colocar umas garrafas para oferecer?
Nomeadamente em hipermercados (pela facilidade de acesso) idealmente - se bem que os as lojas dos chineses também devem ter.

Alguém sabe onde arranjar uns sacos/caixas individuais para colocar umas garrafas para oferecer?
Nomeadamente em hipermercados (pela facilidade de acesso) idealmente - se bem que os as lojas dos chineses também devem ter.

Em qualquer supermercado arranjas isso, eu comprei umas caixas individuais no Auchan por 0.90€, mas nos chinocas normalmente há mais barato.

Já agora aqui alguém utiliza a aplicação Vivino? É de confiança?

Para mim tem umas arestas para limar:

- Não juntar opiniões de safras diferentes na mesma safra (já para não referir que por vezes até se juntam vinhos diferentes do mesmo produtor...), altera por completo a classificação final e acabamos por estar a ler opiniões que não correspondem ao ano do vinho procurado.
- Há muitas opiniões de pessoas que só fizeram provas, dão dois goles e está feito, por isso a quantidade enorme de vinhos nos seus currículos, prefiro notas de prova de pessoas que realmente tenham bebido o vinho por inteiro, exceptuando claro está os enófilos que tem de dar notas de prova a dezenas de vinhos no mesmo dia.

Em qualquer supermercado tens isso, eu este ano comprei caixas de cartão individuais em vez dos sacos, depois o que faço é meter por exemplo as caixas num saco alusivo ao natal daqueles maiores, e é assim que entrego a prenda.

Que tal essas vinhas velhas? Estavam no ponto?
Tenho uma 2008 mas ainda vai aguardar mais um bocado.

Se tens uma de 2008 eu bebia já.

Estas garrafas são de uma "colecção" privada. Que o dono apreciador não tinha aquilo bem organizado e acumulou alguns destes vinhos mais velhos e agora arrisca-se a que não estejam bons.

Já bebi algumas destas de 2003 e 2004, todas boas , mas uma já não no seu melhor.
Mas honestamente não me parece que o vinho esteja a evoluir, antes pelo contrário.
Por isso diria que podes beber a tua de 2008 que não vais ganhar muito mais em a guardar.

Já agora aqui alguém utiliza a aplicação Vivino? É de confiança?

Para mim tem umas arestas para limar:

- Não juntar opiniões de safras diferentes na mesma safra (já para não referir que por vezes até se juntam vinhos diferentes do mesmo produtor...), altera por completo a classificação final e acabamos por estar a ler opiniões que não correspondem ao ano do vinho procurado.
- Há muitas opiniões de pessoas que só fizeram provas, dão dois goles e está feito, por isso a quantidade enorme de vinhos nos seus currículos, prefiro notas de prova de pessoas que realmente tenham bebido o vinho por inteiro, exceptuando claro está os enófilos que tem de dar notas de prova a dezenas de vinhos no mesmo dia.

Para mim o maior problema do vivino é que muitas notas são dadas por alguém sem qualquer tipo de conhecimento e muitas vezes gosto.

Basta ver os vinhos conhecidos dos super dos 70%. Que algumas vezes ganham notas absurdas só porque são muito bebidos e muita gente acredita mesmo que está a beber um vinho de 18€

Duas Quintas Reserva
Quinta da Pedra Cavada Grande Reserva
Crochet

Depois tens 2 vinhos que são um pouco mais caros:
Poeira
Passadouro Reserva

Mas queres 10 vinhos diferentes ou vai haver repetições?

São todas boas sugestões sim. A ideia era comprar no máximo 2 vinhos diferentes não gostamos de misturar muito. Seremos cerca de 10 pessoas que bebem, uns mais do que outros.
Entretanto consegui uma caixa de 6 garrafas de bafarela 17 a um bom preço mas que iram ficar na garrafeira.

Voltando a questão estou indeciso entre:
Uniqo Grande Reserva
Quinta do Portal Grande Reserva
Poeira

Vai depender dos preços claro, por muito que adore o Poeira, 10 garrafas ficam uma pequena fortuna.

Por acaso é um vinho que já ando para comprar há uns meses. nunca tive a sorte de encontrar nas garrafeiras que frequento, mas estou curioso porque gosto particularmente de vinhos monocasta.

São todas boas sugestões sim. A ideia era comprar no máximo 2 vinhos diferentes não gostamos de misturar muito. Seremos cerca de 10 pessoas que bebem, uns mais do que outros.
Entretanto consegui uma caixa de 6 garrafas de bafarela 17 a um bom preço mas que iram ficar na garrafeira.

Voltando a questão estou indeciso entre:
Uniqo Grande Reserva
Quinta do Portal Grande Reserva
Poeira

Vai depender dos preços claro, por muito que adore o Poeira, 10 garrafas ficam uma pequena fortuna.

O Duorum Reserva Vinhas Velhas é muito bom, é daqueles que agrada a toda a gente. Tenta arranjar é de 2015, o último de 2017 é muito jovem ainda.

Se tens uma de 2008 eu bebia já.

Estas garrafas são de uma "colecção" privada. Que o dono apreciador não tinha aquilo bem organizado e acumulou alguns destes vinhos mais velhos e agora arrisca-se a que não estejam bons.

Já bebi algumas destas de 2003 e 2004, todas boas , mas uma já não no seu melhor.
Mas honestamente não me parece que o vinho esteja a evoluir, antes pelo contrário.
Por isso diria que podes beber a tua de 2008 que não vais ganhar muito mais em a guardar.
Obrigado pela dica, assim sendo vou abri-la um dia destes.[;)]

Que vinho bebem?

No último sábado foi dia de uma pequena viagem cega por diversas regiões a nível de vinho branco. Escusado será de dizer que a dor de cabeça no dia seguinte era bem grande

A ordem foi a seguinte:
Douro - Lacrau 2018
Dão - Torreão da Alameda Santar
Vinho verde - Quinta de Santa Cristina 2015 Reserva, um verde com 14%? Fiquei Fã
Alentejo - Herdade Papa Leite 2017
Bairrada - Casa de Saima vinhas velhas 2017
Douro - M.I. Branco 2018

Para terminar brindamos com o Juvé&Camps Reserva, não sou muito fã de espumantes mas acabou por cair bem.

0f3f6544c609d4ab974d7fc18a861051.jpg

6c0adf741805822f462b6b518cc557e5.jpg

Sempre fui fã de tintos mas cada vez mais começo a apreciar os brancos pela diversidade de sabores que nos proporciona, para mim a grande surpresa da noite foi mesmo aquele verde. Nunca na vida diria que é um vinho verde tal o corpo com que se apresenta.

Last edited:
Conhecem?

she-by-poeira-tinto-2016.jpg

Conheço mas ainda não bebi porque é muito recente, foi o novo lançamento deles (penso que este ano).

Sim, é recente. Já tinha estado a olhar para essa garrafa, do universo Poeira, e outra que lançaram agora, coisa na gama >50 euros, um vinho da década passada colocado à venda agora. Não sei detalhes porque a garrafa estava num expositor mais afastado, por detrás do balcão.

São campeonato$$$$ já um bocado complicados de aceder, mas confesso que fiquei curioso [br:)]

Back