Que vinho bebem?

Old fashioned, feliz fim de semana!
e29574b7afcb6209bb682376ae4496f2.jpg

O Mouchão é fortíssimo, com aquela característica de azeitona do Alicante Bouchet, é preciso ser fã. Eu gosto mas confesso que é um vinho de exageros.

Eu gosto muito, mas naquela companhia ... o Private Selection é um senhor... nunca engana, equilibro a todos os níveis.

para trás, e também por consenso, ficou um Mouchão, salvo erro de 2013... achámo-lo algo rústico, pouco elegante...

O Mouchão é fortíssimo, com aquela característica de azeitona do Alicante Bouchet, é preciso ser fã. Eu gosto mas confesso que é um vinho de exageros.

Eu gosto muito, mas naquela companhia ... o Private Selection é um senhor... nunca engana, equilibro a todos os níveis.

Já tive oportunidade de provar Mouchão umas 3 ou 4 vezes. É um clássico, um vinho um pouco antiquado, talvez brilhe mais a acompanhar uma carne forte, a beber-se só é um vinho que não me conquista.

Hoje ao almoço foi um Dom Martinho by Quinta do Carmo de 2015, julgo que será um vinho de 5 ou 6 Euros e não escorreu nada mau, nem sei como veio parar cá em casa, liguei à minha mulher e disse-lhe para abrir uma garrafa tinto à escolha dela ou qualquer um ao calhas, que me apetecia beber vinho ao almoço...e ela escolheu ao calhas. [:D]
Éramos só os dois, acho que a minha mulher bebeu menos de um copo e a garrafa já se foi...por isso já tenho a minha tarde feita...[:D]

Já agora, falamos muito de vinhos, mas pouco de COPOS.

Eu confesso que nos primeiros tempos fui a um Super e comprei 6 por 6€ e andava todo contente.
Mas depois comecei a achar que era demasiado grossos e um pouco pesados.

Por fim tinha 2 Schott da gama mais baixa e dava por mim a usar esses muito mais vezes.

Então ganhei coragem e aproveitei uma promo e um dia comprei 12 copos de vinho branco, uns : Pure Sauvignon Blanc.
Isto porque confesso que gosto de copos "não redondos"

71d7cssqAYL._SX425_.jpg

Depois num Natal o meu irmão ofereceu-me um conjunto de Tinto uns, Pure Burgundy Glass.

E fiquei com o conjunto.

E confesso que dá ainda mais gosto beber em bons copos.

Eu tenho uma porção de copos (e já parti alguns) das feiras a que vou.

Actualmente costumo ir à 2 das 3 mais importantes por ano (FIL Expo, FIL Junqueira e Pequenos produtores Campo Pequeno), em algumas a minha mulher também vai .... já não deve andar longe de uns 20 copos, alguns bastante bons.

Um copos como deve ser é um aspecto importante.

Eu tenho uma porção de copos (e já parti alguns) das feiras a que vou.

Actualmente costumo ir à 2 das 3 mais importantes por ano (FIL Expo, FIL Junqueira e Pequenos produtores Campo Pequeno), em algumas a minha mulher também vai .... já não deve andar longe de uns 20 copos, alguns bastante bons.

Um copos como deve ser é um aspecto importante.

os das feiras (FIL, ambas) costumam ser Schott dos mais simples. Mas já são bons. Penso que são "Ivento", curiosamente de vinho branco.

Mas eu confesso que sou completamente adverso a ter coisas sem "par"... Detesto ter copos soltos, talheres soltos, molas de roupa soltas, panelas soltas... Gosto de ter tudo igual do mesmo modelo.
Aliás tanto que uma vez fui ao IKEA e comprei 60 molas de roupa só para backup e poder repor a que caiem...

os das feiras (FIL, ambas) costumam ser Schott dos mais simples. Mas já são bons. Penso que são "Ivento", curiosamente de vinho branco.

Mas eu confesso que sou completamente adverso a ter coisas sem "par"... Detesto ter copos soltos, talheres soltos, molas de roupa soltas, panelas soltas... Gosto de ter tudo igual do mesmo modelo.
Aliás tanto que uma vez fui ao IKEA e comprei 60 molas de roupa só para backup e poder repor a que caiem...

Estás como eu, também não gosto de ter coisas sem par, por exemplo a ultima vez que comprei copos para o dia a dia comprei logo 18 para ter os suficientes para servirem de copos de água nas jantaradas cá de casa onde no máximo sirvo 13-14 pessoas...eu tenho uma certa pancada por copos, mas não tenho nada de marcas boas sem ser uns de whisky da Vista Alegre mas por exemplo cerveja gosto de beber em copos de imperial, champanhe em flutes, o Alvarinho e brancos curiosamente gosto de beber em copos que tenho que são tipo flute mas ligeiramente mais largos e não em copos de vinho branco, tenho copos que comprei de propósito para beber o conteúdo de uma lata de coca-cola e mais gelo, tenho copos de gin, etc...
Por causa desta pancada por copos é que fiquei com a pulga atrás da orelha quando escreveste por aqui aquela proporção do BCP em que ofereciam os 6 copos de vinho na compra das 6 garrafas, mas depois de ver a quantidade de vinho que tenho em casa e de ter achado que queria uns copos mais "largos" do que aqueles da oferta desisti da ideia.
Mas vou ficar aqui à espreita dos conselhos do experts dos vinhos para ver se compro uns copos bons, e também tenho que comprar um decantador, que parti o que tinha.

Já agora, falamos muito de vinhos, mas pouco de COPOS.

Eu confesso que nos primeiros tempos fui a um Super e comprei 6 por 6€ e andava todo contente.
Mas depois comecei a achar que era demasiado grossos e um pouco pesados.

Por fim tinha 2 Schott da gama mais baixa e dava por mim a usar esses muito mais vezes.

Então ganhei coragem e aproveitei uma promo e um dia comprei 12 copos de vinho branco, uns : Pure Sauvignon Blanc.
Isto porque confesso que gosto de copos "não redondos"

71d7cssqAYL._SX425_.jpg

Depois num Natal o meu irmão ofereceu-me um conjunto de Tinto uns, Pure Burgundy Glass.

E fiquei com o conjunto.

E confesso que dá ainda mais gosto beber em bons copos.

Eu tenho dois tipos de copos que gosto, uns mais arredondados e maiores, depois (até são os que estou a usar ultimamente) tenho uns parecidos ao da foto que meteste.
Mas lembrei-me do que a Jancis Robinson diz acerca dos copos, é descomplicar o mais possível, quase que basta que apertem no sentido da borda e tenham uma capacidade total entre os 250-350 ml. Um detalhe que ela refere é a espessura, quanto mais fino for o vidro mais envolvimento há com o vinho, mas é preciso referir que vidro mais espesso também aguenta mais a temperatura sem tantas oscilações, por exemplo eu no verão só utilizo os copos arredondados porque têm vidro mais grosso.

Nisso somos diferentes, eu acho piada a coisas únicas, embora os copos sejam parecidos e muitos iguais.

Dizes que são de vinho branco ... porque são maiores ou mais pequenos ? Eu gosto dos grandes.

Outra idiossincrasia cá de casa é cerveja, bebo quase sempre num copo do Bubba Gump que tenho.

Acho muito importante o copo.
Diria valer 25% no conjunto da experiência.
Gosto destes.

20200404-191723.jpg

Riedel.
Aqui estava à espera de uma divinal chanfana no restaurante onde tenho a felicidade de ser amiúde convidado.

Copos na realidade é o que não falta cá em casa. A minha rapariga tem que ter copos para tudo.

No que ao vinho tinto diz respeito no dia a dia uso uns Eclat Cristal d' Arques. Para dias e vinhos mais especiais uso uns Schott Zwiesel (que tenho sempre medo de partir).

Gosto destes.

20200404-191723.jpg

Riedel.
Aqui estava à espera de uma divinal chanfana no restaurante onde tenho a felicidade de ser amiúde convidado.

Os da Essência do Vinho há uns anos eram da Riedel.

Esse será um dos meus próximos investimentos.

Já tive oportunidade de provar Mouchão umas 3 ou 4 vezes. É um clássico, um vinho um pouco antiquado, talvez brilhe mais a acompanhar uma carne forte, a beber-se só é um vinho que não me conquista.

Para mim, é um vinho gastronómico sim senhor.
Precisa de comida e daquela com substância.
Mas não deixou de ser curioso o que se passou nesse jantar de que falei, porque nunca tinha ficado com a sensação de ser um vinho rústico como me pareceu dessa vez... mas continuo a gostar. Daí para cá já bebi outra vez, a solo, e (re)gostei muito.

Gosto destes.

20200404-191723.jpg

Riedel.

Sem duvida, o copo é um valor acrescentado.

A minha mulher diz que eu tenho a paranoia dos copos [:D]

Back