Que vinho bebem?

O Grão Vasco é um vinho de entrada de gama da Sogrape no Dão... mesmo sedo um garrafeira vais precisar de sorte...
Experimenta e já ficamos a saber...
É isso.
Esteve bem guardada numa cave, mas são muitos anos. Vou abrir e decantar, tem bastante depósito.

Esse Carlos Lucas foi, durante muito tempo, a par com o Parcela Única do Anselmo Mendes, uma das minhas referências de brancos... andava ali entre encruzados e alvarinhos...

Como e esse Campolargo?... nunca bebi mas tenho curiosidade...

Deste do Carlos Lucas falam muito bem, como quem diz, uma referência na casta encruzado, e gosto da maneira que ele apresenta este vinho, a garrafa pesa uma "tonelada" (é a mesma garrafa usada no tinto Vinha da Neve).
O Campolargo por acaso foi o único que já bebi destes três vinhos, já sei ao que vou portanto, lembro-me que o vinho tinha características de paladar a vinho mais antigo, não o sendo, depois caracterizava-o a fruta madura, média concentração, bons taninos, e não é um vinho pesado, bebe-se com relativa facilidade, é um vinho muito diferente de um Calda Bordaleza por exemplo.

É isso.
Esteve bem guardada numa cave, mas são muitos anos. Vou abrir e decantar, tem bastante depósito.
So far, not so good.
A rolha estava intacta, mas o vinho cheira à rolha velha... muito depósito, cor acastanhada. Vai decantar enquanto faço o jantar (lasanha caseira, receita da Nonna Turina). Vou já escolher outra para substituir...
e8354bd1933fe090f94a823edc67ee5c.jpg
a5048969a67734837fce12da60d0b5ae.jpg
e874c82895b5c045dd2205890ddb06b8.jpg

Boa sorte com esse Grão Vasco. Esperemos que se tenha aguentado.

@SilverArrow: conheces a onwine.pt? Foi onde comprei as Murganheiras Millesime, ainda que tenha sido na loja física em Gaia.

So far, not so good.
A rolha estava intacta, mas o vinho cheira à rolha velha... muito depósito, cor acastanhada. Vai decantar enquanto faço o jantar (lasanha caseira, receita da Nonna Turina). Vou já escolher outra para substituir...

A rolha de facto tem bom aspecto, até fico admirado, geralmente com tanto tempo desfazem-se.
Ter depósito não é mau indicador, até pelo contrário, a cor acastanhada é normal num vinho dessa idade, o que pode acontecer e é provável é não saber a fruta, só saber a madeira, couro, etc...

A rolha de facto tem bom aspecto, até fico admirado, geralmente com tanto tempo desfazem-se.
Ter depósito não é mau indicador, até pelo contrário, a cor acastanhada é normal num vinho dessa idade, o que pode acontecer e é provável é não saber a fruta, só saber a madeira, couro, etc...
Isso, sabe a couro... de sela de cavalo transpirado.
O vinho está bom, mas não é bom.
Não tem absolutamente nenhuma fruta, cheira a madeira velha, couro, trufa. Bastante acidez, mas a puxar para o azedo. Não tem final. Bela cagada.

Last edited:
Estavam óptimos.
O VZ tem madeira e o outro é um vinho novo. Nota-se bem na cor e no paladar. Para além que o mais claro sendo Verdelho tem aquele tradicional toque a frutos exóticos.

Eu não conhecia Verdelho até há pouco tempo, bebi um barato da Periquita e gostei bastante.

vou ter de me iniciar no Dão / Bairrada asap [;)]
mas primeiro tenho de dar desbaste nas garrafas cá de casa, que a maria já não me deixa comprar mais nada [:)]

A minha mulher também me pergunta porque é que eu compro mais vinho com tantas garrafas que tenho em casa e eu também não sei a razão. [:D]

A verdade é que e a nível de gastronomia e bebida gosto de experimentar coisas diferentes. [kiss]
As saudades que eu já tenho de ir a um restaurante [s)], já disse à minha mulher que todas as semanas ponho 40€ no mealheiro já que não vou jantar fora e depois quando "acabar" o Covid vamos jantar ao Loco [:D] Se ainda existir....:confused:

Não tem absolutamente nenhuma fruta, cheira a madeira velha, couro, trufa. Bastante acidez, mas a puxar para o azedo. Não tem final. Bela cagada.

É pena! Por falar em Grão Vasco partilho uma foto de um que tive o prazer de beber, há 4 ou 5 meses, e estava belíssimo. Provado entre malta do sector do vinho que se deliciou Ainda tenho umas 5 garrafas deste ano. Tenho provado muitos vinhos dessa altura- Dão e Bairradas. Entradas de gama que se revelam belíssimos vinhos ao fim de tantos anos. Nessa altura a vinificação era mais bruta, mais extracção mais tanino, mais acidez, mais longevidade.

Deste do Carlos Lucas falam muito bem, como quem diz, uma referência na casta encruzado, e gosto da maneira que ele apresenta este vinho, a garrafa pesa uma "tonelada" (é a mesma garrafa usada no tinto Vinha da Neve).
O Campolargo por acaso foi o único que já bebi destes três vinhos, já sei ao que vou portanto, lembro-me que o vinho tinha características de paladar a vinho mais antigo, não o sendo, depois caracterizava-o a fruta madura, média concentração, bons taninos, e não é um vinho pesado, bebe-se com relativa facilidade, é um vinho muito diferente de um Calda Bordaleza por exemplo.

Mais "pesadão" esse Calda Bordaleza?

O Vinha da Neve é um branco excelente, requintado, cheio de fruta dita branca, a mineralidade do encruzado, mas muito afinado, elegante, sem alguns dos exageros que algumas vezes se sentem nos encruzados... não há como não gostar... digo eu.

Depois comenta.

Essa da sela de cavalo aponta para um defeito típico de um envelhecimento que não correu lá muito bem... a cor sugere que, além de velho, o que e natural, terá perdido qualidades do caminho, sugerindo-se-me estar algo aguado... não sei.

Back