O Continente, ontem estava com o Kopke Reserva 2016 e o Castelo D'Alba (penso que era mesmo o Limited Edition) 2017 a 9,99€... bons preços...
In and out.
Para compensar, hoje recebi isto:
![]()
Espero que o plantel tenha ficado melhor.
Eh lá, isso é peixe graúdo. Para guardar mais um tempinho, certo?
Hoje foi um Alcube:
![]()
E para oferta para o meu pai (que sei que só bebe estes vinhos comigo [])
![]()
O do meio é um tiro no escuro... foi só mesmo pelo nome!
Fui ver, e bebi o Pintas Character 2012, na altura em Junho de 2018, e lembro-me que o achei bem bom.
![]()
Também desconhecia por completo.Esse do meio nunca tinha ouvido falar nem visto.
Isto de facto há por ai muito vinho.
Gosto de toda a gama deles mas de facto os Branco reserva são muito bons!Alcube tem vinhos óptimos
Os brancos são fenomenais
Recuperando o Conceito 2003, fui decantar o resto e ao filtrar deparei-me com este depósito todo, nunca tinha visto nada assim:
Algum entendido na matéria que explique o que está no prato?
Uma mistura de matéria corante, bitartaratos, taninos e, eventualmente, polissacáridos. Tudo natural. O vinho não terá sido estabilizado e é normal, aparecer com o tempo. Sobretudo, se a garrafa passou por vários Invernos num local frio.
As antocianas (simplificando são os compostos corantes) permanecem normalmente em solução. Com o envelhecimento vão-se dando reacções químicas com outras moléculas (geralmente taninos). Formam-se moléculas maiores e mais pesadas, passam ao estado coloidal (micelas) e depositam como placas na parede da garrafa. Daí o vinho "perder" mais cor e ficar com tons mais acastanhados ou alaranjados.
O vinho é um "animal" vivo dentro de uma garrafa []
Esse vinho não é assim tão velho, mas tinha uma camada jeitosa. Geralmente encontro esse nível de sedimentos em garrafas bem mais velhas (>30-40 anos).
Grato pela resposta. []
Poderemos afirmar que o vinho evoluiu/desenvolveu-se demasiado atendendo ao seu tempo? (+-17 anos)
E realmente o nível de sedimentos era qualquer coisa, nunca tinha visto nada sequer parecido, em quantidade e densidade.
In and out.
Isto não é só ir bebendo, mas também ir substituindo.
Hoje ao jantar abri isto:
![]()
Está algo ácido, não me está a saber muito bem.
Para compensar, hoje recebi isto:
![]()
Espero que o plantel tenha ficado melhor.
Infelizmente não era o Limited... Era o Vinhas Velhas.
Mas comprei uma.
Fui ver, e bebi o Pintas Character 2012, na altura em Junho de 2018, e lembro-me que o achei bem bom.
![]()
Hoje foi um Alcube:
![]()
E para oferta para o meu pai (que sei que só bebe estes vinhos comigo [])
![]()
O do meio é um tiro no escuro... foi só mesmo pelo nome!
Uma mistura de matéria corante, bitartaratos, taninos e, eventualmente, polissacáridos. Tudo natural. O vinho não terá sido estabilizado e é normal, aparecer com o tempo. Sobretudo, se a garrafa passou por vários Invernos num local frio.
As antocianas (simplificando são os compostos corantes) permanecem normalmente em solução. Com o envelhecimento vão-se dando reacções químicas com outras moléculas (geralmente taninos). Formam-se moléculas maiores e mais pesadas, passam ao estado coloidal (micelas) e depositam como placas na parede da garrafa. Daí o vinho "perder" mais cor e ficar com tons mais acastanhados ou alaranjados.
O vinho é um "animal" vivo dentro de uma garrafa []
Esse vinho não é assim tão velho, mas tinha uma camada jeitosa. Geralmente encontro esse nível de sedimentos em garrafas bem mais velhas (>30-40 anos).