Que vinho bebem?

In and out.

Isto não é só ir bebendo, mas também ir substituindo.

Hoje ao jantar abri isto:

8c8c011c3846d3c6b319cfe0286815c8.jpg

Está algo ácido, não me está a saber muito bem.

Para compensar, hoje recebi isto:

cedff5f955a08a84354eedd5dee31999.jpg

Espero que o plantel tenha ficado melhor.

Hoje foi um Alcube:
i-Phone-Foto-2020-05-18-14-52-11.jpg

E para oferta para o meu pai (que sei que só bebe estes vinhos comigo [:D])

i-Phone-Foto-2020-05-18-14-49-22.jpg

O do meio é um tiro no escuro... foi só mesmo pelo nome!

Hoje foi um Alcube:

Alcube tem vinhos óptimos
Os brancos são fenomenais

Fui ver, e bebi o Pintas Character 2012, na altura em Junho de 2018, e lembro-me que o achei bem bom.

IMG-0325.jpg

Tenho um Character a chegar amanhã, junto com o Omtel 2010. Este último será para beber em breve, bem como o Chryseia 2011, que durará talvez mais um ano na garrafa antes de o abrir.

Recuperando o Conceito 2003, fui decantar o resto e ao filtrar deparei-me com este depósito todo, nunca tinha visto nada assim:
Algum entendido na matéria que explique o que está no prato?

Uma mistura de matéria corante, bitartaratos, taninos e, eventualmente, polissacáridos. Tudo natural. O vinho não terá sido estabilizado e é normal, aparecer com o tempo. Sobretudo, se a garrafa passou por vários Invernos num local frio.
As antocianas (simplificando são os compostos corantes) permanecem normalmente em solução. Com o envelhecimento vão-se dando reacções químicas com outras moléculas (geralmente taninos). Formam-se moléculas maiores e mais pesadas, passam ao estado coloidal (micelas) e depositam como placas na parede da garrafa. Daí o vinho "perder" mais cor e ficar com tons mais acastanhados ou alaranjados.
O vinho é um "animal" vivo dentro de uma garrafa [:D]
Esse vinho não é assim tão velho, mas tinha uma camada jeitosa. Geralmente encontro esse nível de sedimentos em garrafas bem mais velhas (>30-40 anos).

Uma mistura de matéria corante, bitartaratos, taninos e, eventualmente, polissacáridos. Tudo natural. O vinho não terá sido estabilizado e é normal, aparecer com o tempo. Sobretudo, se a garrafa passou por vários Invernos num local frio.
As antocianas (simplificando são os compostos corantes) permanecem normalmente em solução. Com o envelhecimento vão-se dando reacções químicas com outras moléculas (geralmente taninos). Formam-se moléculas maiores e mais pesadas, passam ao estado coloidal (micelas) e depositam como placas na parede da garrafa. Daí o vinho "perder" mais cor e ficar com tons mais acastanhados ou alaranjados.
Esse vinho não é assim tão velho, mas tinha uma camada jeitosa. Geralmente encontro esse nível de sedimentos em garrafas bem mais velhas (>30-40 anos).

Grato pela resposta. [;)]
Poderemos afirmar que o vinho evoluiu/desenvolveu-se demasiado atendendo ao seu tempo? (+-17 anos)
E realmente o nível de sedimentos era qualquer coisa, nunca tinha visto nada sequer parecido, em quantidade e densidade.

Grato pela resposta. [;)]
Poderemos afirmar que o vinho evoluiu/desenvolveu-se demasiado atendendo ao seu tempo? (+-17 anos)
E realmente o nível de sedimentos era qualquer coisa, nunca tinha visto nada sequer parecido, em quantidade e densidade.

Sim, tendo em conta o teu descritivo da prova. Poderá ter evoluído demasiado depressa. Mas lá está, também depende da vinificação e do objectivo do enólogo.

In and out.

Isto não é só ir bebendo, mas também ir substituindo.

Hoje ao jantar abri isto:

8c8c011c3846d3c6b319cfe0286815c8.jpg

Está algo ácido, não me está a saber muito bem.

Para compensar, hoje recebi isto:

cedff5f955a08a84354eedd5dee31999.jpg

Espero que o plantel tenha ficado melhor.

Belíssimo vinho, mas claramente de guarda!

Hoje foi um Alcube:

O Quinta do Noval é sempre uma das minhas referências. E o 2016 parece que está especialmente bom... dito pela Grandes Escolhas!

Posso tirar notas e ir apontando...?[;)]

Back