Que vinho bebem?

Eu costumo comprar numa loja de pequena dimensão. Os preços são bons, ao nível das promoções dos 25% dos hiper mas com uma contingência: não tem de tudo.

Diz o senhor que simplesmente não consegue certos vinhos de topo. Para ter uma caixa de 3 de um vinho de 100 euros teria de comprar x caixas do intermédio, enquanto outras marcas simplesmente lhe negam vender.

O pior são mesmo certos vinhos em que as grandes garrafeiras secam o mercado e compram tudo com a vantagem de guardarem e irem vendendo ao longo dos anos enquanto valorizam.

Portanto é um negócio cão, como tantos outros do mundo da distribuição/venda.

É o que tem acontecido com muitos vinhos.

A Maroteia faz isso com o Cem Reis.

Queres 10 caixas? Ok. Mas tens de levar 20 Caixas do 10 Tostões e 20 Caixas do Sr. Doutor...

Achei bom, faz o meu tipo de vinho, denso, concentrado, equilibrado, redondo, mas é muito diferente do Dona Maria, o nível de requinte é um dos aspectos diferentes por exemplo.

Também gostei muito... mas, ao contrário de ti, achei-os alentejanos de alma e coração... onde mais se diferenciavam era no final... mais redondo e amadeirado no Dona Maria, mais especiado no Mouro..., por comparação, com um leve amargor cheio de classe...

Já se tinha abordado o tema e-commerce aqui no tópico, fazendo alguma pesquisa de mercado cheguei à conclusão que é muito complicado, as margens (ao contrário do que eu pensava) são mínimas. Quem ganha é o distribuidor, uma empresa que vá comprar um vinho a um distribuidor nunca pode fazer bons preços num vinho, vai ter de vendê-lo ao preço mais comum de mercado.
Só para terem uma ideia, um Abandonado 2017 é vendido pelo distribuidor a 72€, o vinho é vendido normalmente a 84,50€, mas há quem venda mais barato, consigo arranjar a 75,99€ o de 2015 por exemplo, ou seja, vamos imaginar que colocava à venda pelo valor mais comum, ganhava só 12,50 por garrafa, ainda falta descontar a embalagem e os portes... e estamos a falar de um vinho que não se vende todos os dias...
Muito resumidamente, ao preço que os vinhos são vendidos pelo distribuidor, o investimento mínimo teria de ser grande, teria de ter um bom volume de vendas só para pagar as despesas fixas (contabilidade, sistemas informáticos, etc....), e depois como se consegue ter um bom volume de vendas praticando preços iguais a todos os outros? Pois...

Um pouco como nas outras áreas de negócio... com o intermediário...

É o que tem acontecido com muitos vinhos.

A Maroteia faz isso com o Cem Reis.

Queres 10 caixas? Ok. Mas tens de levar 20 Caixas do 10 Tostões e 20 Caixas do Sr. Doutor...

Exactamente.
Ainda sou do tempo de comprar Cem Reis a 16/17€, com o grande sucesso do mesmo, os preços dispararam e fica cada vez mais dificil comprar Cem Reis, comprei à semanas o 2018 e na semana seguinte estava 10€ mais caro.
Enfim... mas é um super vinho, não há dúvidas.

IMG_20201014_103907.jpg
IMG_20201014_104139.jpg

IMG_20201014_104209.jpg

Eu costumo comprar numa loja de pequena dimensão. Os preços são bons, ao nível das promoções dos 25% dos hiper mas com uma contingência: não tem de tudo.

Diz o senhor que simplesmente não consegue certos vinhos de topo. Para ter uma caixa de 3 de um vinho de 100 euros teria de comprar x caixas do intermédio, enquanto outras marcas simplesmente lhe negam vender.

O pior são mesmo certos vinhos em que as grandes garrafeiras secam o mercado e compram tudo com a vantagem de guardarem e irem vendendo ao longo dos anos enquanto valorizam.

Para ter acesso a vinhos de topo tem de comprar muitos vinhos da categoria abaixo, há quem tenha de comprar paletes (mais de 600 vinhos), para ter acesso a uma caixa ou duas de Barca Velha, tem de comprar por exemplo uma palete de Papa Figos e mais várias caixas de outros (Planaltos) etc...
Para ter Quinta do Crasto Maria Tereza tem comprar várias caixas de todos os vinhos abaixo dessa categoria, tem de bater a nota mesmo...

Um negócio normal portanto [:D].

Exactamente.
Ainda sou do tempo de comprar Cem Reis a 16/17€, com o grande sucesso do mesmo, os preços dispararam e fica cada vez mais dificil comprar Cem Reis, comprei à semanas o 2018 e na semana seguinte estava 10€ mais caro.
Enfim... mas é um super vinho, não há dúvidas.

Não sei a quanto compraste.

Mas não é um vinho de 40€ como já o vendem...

Não sei a quanto compraste.

Mas não é um vinho de 40€ como já o vendem...

49€ na Garrafeira Estado D'Alma, já estão mais caros mas creio que se procurarem bem (muito bem) ainda encontram abaixo de 40€.
Bem, como sabes, o valor que se dá a um vinho é muito relativo e pessoal, muitos não gostam da casta syrah e para mim é uma das minhas castas favoritas.

O Cem Reis para mim é um vinho claramente acima do falado Dona Maria Grande Reserva, e luta facilmente com Abandonados, Barca velhas e etc, definitivamente, um dos melhores vinhos de Portugal.

49€ na Garrafeira Estado D'Alma, já estão mais caros mas creio que se procurarem bem (muito bem) ainda encontram abaixo de 40€.
Bem, como sabes, o valor que se dá a um vinho é muito relativo e pessoal, muitos não gostam da casta syrah e para mim é uma das minhas castas favoritas.

O Cem Reis para mim é um vinho claramente acima do falado Dona Maria Grande Reserva, e luta facilmente com Abandonados, Barca velhas e etc, definitivamente, um dos melhores vinhos de Portugal.

Eu comprei 3 garrafas de 2016.
Segundo já ouvi, 2018 não está ao mesmo nível.
O vinho é bom, e eu também gosto de Syrah. Mas não está ao nível de outros vinhos acima dos 50€.

Eu comprei 3 garrafas de 2016.
Segundo já ouvi, 2018 não está ao mesmo nível.
O vinho é bom, e eu também gosto de Syrah. Mas não está ao nível de outros vinhos acima dos 50€.

Como disse, é algo muito pessoal.
Por exemplo, o Cem Reis 2015 teve 20 valores na altura e foi o Cem Reis que menos gostei, o 2018 está bom mas ainda está jovem, confesso, eu tenho um problema, não consigo deixá-los na cave muito tempo [:D]

SilverArrow, que outro syrah preferes mais?

Abriste-me o apetite...

Há sempre uma parte subjectiva associada ao perfil pessoal do provador.

O Dona Maria é um vinho muito bem feito, peca talvez por ser tão perfeitinho que lhe falta ali um rasgo de carácter mais pronunciado.

O que achaste? Tenho aqui uma de Tinto Vulcanico e estou à espera de companhia para a beber.

1º onde moras? só para eu ver quanto demoro a chegar... :sh)[:D]

2º o melhor que posso escrever sobre o vulcanico é que comecei a degustar enquanto o jantar não estava pronto e quando dei por mim já não tinha vinho para o finalizar...[:cool:]

Voltar
Superior