Que vinho bebem?

A mim ensinaram-me, que todos os vinhos, sejam de 1 ou 200€, sejam fortificados ou não, devem ser guardados deitados, e não se deve rodar a garrafa, de forma a que saibamos sempre onde está o deposito.

Excepção feita aos espumantes, que me ensinaram (na Murganheira) que devem ser mantidos de pé.

A mim ensinaram-me, que todos os vinhos, sejam de 1 ou 200€, sejam fortificados ou não, devem ser guardados deitados, e não se deve rodar a garrafa, de forma a que saibamos sempre onde está o deposito.

Este não tem problemas com a rolha. Pode ser guardado de pé, que não se estraga (mais).

17869-1-686x800.jpg

Excepção feita aos espumantes, que me ensinaram (na Murganheira) que devem ser mantidos de pé.

Isso depende da rolha. Se for uma boa rolha, é absolutamente indiferente estar em pé ou deitado.

Em pé, aumenta um pouco o risco da rolha secar, mas menos que nos outros vinhos, pois a pressão e a rolha mais comprimida ajuda. Deitado, existe o risco de contaminação da rolha. Se não for boa, pode "dar sabor" ao vinho, que não combina com a maioria dos espumantes. Mas como o tempo de guarda também é normalmente mais baixo, esse problema é pouco relevante, a não ser que a rolha seja mesmo má.

Ai o caraças! Tenho as de espumante todas deitadas! :sh)

Tenho uma de espumante tinto Aliança para aí há uns 5 anos deitada à espera que um amigo meu traga lá a casa o leitão que prometeu na altura. [:D]

Ai o caraças! Tenho as de espumante todas deitadas! :sh)

Tenho uma de espumante tinto Aliança para aí há uns 5 anos deitada à espera que um amigo meu traga lá a casa o leitão que prometeu na altura. [:D]

Já é muito tempo. Já perdeu qualidade de certeza. Se a temperatura de guarda não for má, pode não se notar muito, mas já não é o mesmo, de certeza. Um espumante normal não deve ser guardado mais de 2 anos em condições normais.

Fiz uma encomenda pela primeira vez na Garrafeira 5 Estrelas (penso ser de Aveiro), que serviço impecável.

Encomendei uma caixa 6 de Jose Saramago Branco Winemaker e ligaram agora a pedir muita desculpam, mas só tinham 4 e o distribuidor estava com demoras, se podia substituir por 2 de 2013, isto para receber a minha encomenda amanhã; e se não gostasse eles recolhiam gratuitamente e substituiam por 2 de 2017.
Dado a simpatia e sinceridade vou ficar com as de 2013.
são estas pequenas atenções que fazem conquistar clientes, pelo menos no meu caso.
Fiquei cliente [;)]

parece-me que falei cedo demais...

além do José Saramago, tinha mandado vir uma cx de Herdade das Servas Branco Colheita Selecionada 2017
Hoje entregaram de 2019... enfim lá liguei e achei a desculpa esfarrapada, mas disse 3x que devolvia o dinheiro
Vou trocar, os vinhos de 2019 têm-me saído todos ao lado, mesmo os que eu gostava muito de outros anos

enfim, para a próxima fico caladinho [:)]

Esteve sempre num sitio fresco e seco, mas a garrafa esteve sempre em pé porque vinha dentro de uma caixa própria.

O fresco, quer dizer...a garrafa não estava na cave, estava dentro de casa, dentro de um armário mas não nunca tenho a casa a mais de 20º e onde a garrafa estava até menos temperatura.

Em pé e dentro de casa estraga-se rápido. Isso tem de estar em local fresco, tipo garagem. E fresco é mesmo abaixo dos 18º e que não varie muito. Dentro de casa vais ter sempre maiores variações e de verão aquece, o que estraga o vinho.

A garrafa em pé também não permite que o vinho hidrate a rolha e por isso ela fica ressequida mais rapidamente.

Isso é pouco relevante porque ao levantares a garrafa vai sempre mexer com o depósito. O ideal é meter de pé e deixar de um dia para o outro antes de decantar e consumir.

Já é muito tempo. Já perdeu qualidade de certeza. Se a temperatura de guarda não for má, pode não se notar muito, mas já não é o mesmo, de certeza. Um espumante normal não deve ser guardado mais de 2 anos em condições normais.

Também acredito que o leitão passados estes 5 anos também já não esteja grande coisa...[:D]

Agora mais a sério, e se a garrafa estivesse de pé aguentava mais do que esse 2 anos?
Tenho que ver que espumantes tenho lá em casa, sei que só tenho para aí 3 ou 4 garrafas mas já devem ser todas antigas, as recentes que compro são consumidas em pouco tempo.

Em pé e dentro de casa estraga-se rápido. Isso tem de estar em local fresco, tipo garagem. E fresco é mesmo abaixo dos 18º e que não varie muito. Dentro de casa vais ter sempre maiores variações e de verão aquece, o que estraga o vinho.

A garrafa em pé também não permite que o vinho hidrate a rolha e por isso ela fica ressequida mais rapidamente.

Mas já disseram que sendo um licoroso até devia ter sido guardado de pé, como foi.
Mas eu julgava que o lacre ia ajudar a não estragar o vinho mesmo que a rolha cedesse e não foi isso que verifiquei.

A partir de que idade?

É que fazendo fé nas imagens das caves murganheira, têm tudo deitado...[:D]

Murganheira_045.jpg

Não percebo muito do assunto mas creio que essas imagens façam parte do processo produtivo. Uma vez descreveram-mo e tem as suas peculiaridades, as garrafas são rodadas manualmente, etc...

A partir de que idade?

É que fazendo fé nas imagens das caves murganheira, têm tudo deitado...[:D]

Murganheira_045.jpg

Obviamente, em casa.

E acredito neles, já que não existe, para mim, nada melhor que um Murganheira Bruto Super Reserva. Foi o espumante do meu casamento, e há-de ser sempre o meu espumante de eleição.

Voltar
Superior