Que vinho bebem?

Agarra sim, tens de rodar para retirar a rolha, imagina um parafuso, é a mesma coisa.
Já tentei isso imensas vezes e mesmo a rodar, acaba por escorregar sem trazer a rolha. E quando volto a tentar encaixar novamente com jeito, ainda empurro mais a rolha para dentro.

A esmagadora maioria das vezes não funciona.

Para já, o de bomba satisfaz a 100%. Ainda não falhou nenhuma.

beber.jpg

Já tentei isso imensas vezes e mesmo a rodar, acaba por escorregar sem trazer a rolha. E quando volto a tentar encaixar novamente com jeito, ainda empurro mais a rolha para dentro.

A esmagadora maioria das vezes não funciona.

Para já, o de bomba satisfaz a 100%. Ainda não falhou nenhuma.

Muita das vezes o problema é identificar o estado da rolha antes de usar o saca rolhas adequado, rolhas com a mesma idade podem estar em estados muito diferentes.
Se a rolha estiver mole, o saca rolhas de lâminas vai funcionar bem, o convencional vai funcionar mal.
Se a rolha estiver muito presa nas laterais da garrafa, o de ar vai funcionar mal.

Como o objectivo é retirar uma rolha em mau estado ou mais antiga sem deixar cair detritos dentro do vinho, o ideal é usar os saca rolhas em conjunto, usar o de saca rolhas de lâminas no inicio para mover um pouco a rolha, depois usar o de ar para a rolha subir e sair.

Há quem use um saca rolhas convencional acoplado a um de lâminas para abrir vinhos mais antigos, só que parece que há um problema, só vi esse saca rolhas à venda num local, e custa cerca de 150€...

Edit: afinal são 185€...

094922204059-800x800.png

Última edição:
Curiosamente, é sugerido como vinho para acompanhar:

https://www.garrafeiranacional.com/2018-convento-da-tomina-tinto.html

Não concordo nada, é vinho para queijos fortes e enchidos à bruta, ou pratos bem alentejanos como migas ou porco preto! O vinho é muito suave, não sente aquele álcool todo, só quando a garrafa termina [:)]

Por acaso tenho curiosidade em provar os outros vinhos da casa. Pena que parece que o produtor ainda não descobriu a internet.

Encaixou na perfeição, ainda tenho ali metade da garrafa. Eu acho que é um vinho que vai muito bem com comida de tacho, apurada. E o ossobuco ficou mesmo bom, teve umas 3 horas ao lume.

Eu com queijos fortes vou mais para um branco tipo Carvalhais reserva. E adoro um pairing que é roquefort com colheitas tardias! Experimentem, é de babar.

Muita das vezes o problema é identificar o estado da rolha antes de usar o saca rolhas adequado, rolhas com a mesma idade podem estar em estados muito diferentes.
Se a rolha estiver mole, o saca rolhas de lâminas vai funcionar bem, o convencional vai funcionar mal.
Se a rolha estiver muito presa nas laterais da garrafa, o de ar vai funcionar mal.

Como o objectivo é retirar uma rolha em mau estado ou mais antiga sem deixar cair detritos dentro do vinho, o ideal é usar os saca rolhas em conjunto, usar o de saca rolhas de lâminas no inicio para mover um pouco a rolha, depois usar o de ar para a rolha subir e sair.

Há quem use um saca rolhas convencional acoplado a um de lâminas para abrir vinhos mais antigos, só que parece que há um problema, só vi esse saca rolhas à venda num local, e custa cerca de 150€...

Edit: afinal são 185€...

Eu dei com esse saca rolha e fiquei a coçar a cabeça tipo macaco... Mas porque é que só essa marca tem isso?

Hoje, foi dia de descobrir este vinho (uma gentil oferta de um amigo no Ano Novo) Produzido nas encostas do rio Tua, e da mesma familia de vinhos do Cortes do Tua e do Rezingao.
E que descoberta!

Um branco de 14 graus, cheio, intenso de aromas (Rabigato, Gouveio e Viosinho) e de pouca acidez como gosto nos brancos, e um final de boca longo, que nem um manchego de cabra conseguia anular!

Vale todos euros!

e9aa8d49e3897808dcd5f102c4b91b83.jpg

ce9a5bad25f991cbe6dab9ddd86b33a5.jpg

Vinho untuoso e gordo na boca, não é?

Costumo chamar-lhes de tintos de Verão... porque no verão, de uma maneira geral, não bebo tinto e tenho de recorrer a brancos, que se bebem mais frescos, mas com kick para aguentar comida mais pesada...

Já estou a ver que o ideal é ter um saca rolhas de cada [:D]

Esse a ar que falam é tipo isto?

https://www.amazon.es/-/pt/dp/B088KCWX4R/ref=wl_mb_wl_huc_mrai_3_dp

Já agora alguém usa destes arejadores para aumentar a rapidez do arejamento?
Usar isto e verter o vinho para um decantador é capaz de ser boa ideia, apesar de pelos vistos a ideia até é para verter para dentro de um copo sem passar pelo decantador.

https://www.amazon.es/-/pt/dp/B009Y...olid=1REKIMAXCK6IM&psc=1&ref_=lv_ov_lig_dp_it

Hoje, Sandeman Vintage 2011, de cor quase negra, muito concentrado, ainda fechado no aroma, fruta negra, muito polido, cheio, mas ainda também pouco expressivo na boca, já dá uma grande prova mas tem tudo para quando "explodir" dar uma prova do outro mundo.

9PB2kJg.jpeg

Apanhaste esse vintage no período em que fecha para obras, segundo dizem os expert na matéria... isto é, o vintage ou se bebe novo, ali até aos 5 anos, ou depois, se for um bom vintage, é esperar 20 a 25 anos...
Esse Sandeman 2011 foi muito aclamado pela critica... tenho 1 em casa... mas tento ser mais paciente que tu...[;)][;)]

Apanhaste esse vintage no período em que fecha para obras, segundo dizem os expert na matéria... isto é, o vintage ou se bebe novo, ali até aos 5 anos, ou depois, se for um bom vintage, é esperar 20 a 25 anos...
Esse Sandeman 2011 foi muito aclamado pela critica... tenho 1 em casa... mas tento ser mais paciente que tu...[;)][;)]

Claramente, é um Porto cheio de potencialidade (está tudo ali), mas está fechado, tanto de nariz como de boca.
A ver se compro o de 2007 para ver as diferenças, como está próximo de fazer os 15 anos, já dá para abrir com mais segurança.

Já estou a ver que o ideal é ter um saca rolhas de cada [:D]

Esse a ar que falam é tipo isto?

https://www.amazon.es/-/pt/dp/B088KCWX4R/ref=wl_mb_wl_huc_mrai_3_dp

Já agora alguém usa destes arejadores para aumentar a rapidez do arejamento?
Usar isto e verter o vinho para um decantador é capaz de ser boa ideia, apesar de pelos vistos a ideia até é para verter para dentro de um copo sem passar pelo decantador.

https://www.amazon.es/-/pt/dp/B009Y...olid=1REKIMAXCK6IM&psc=1&ref_=lv_ov_lig_dp_it

Sim, é estilo esse o de ar, mas compra com protecção de plástico, no Auchan vendem disso agora na feira dos vinhos.

Arejador não uso, uso o decanter. Mas a usar, seria nos vinhos correntes (em que não vão para o decanter) ou então se abrisse um vinho superior e não tivesse tempo de o colocar no decanter, assim uma coisa à pressa portanto.

O melhor saca rolhas que experimentei é este género. Realmente fácil, zero esforço.

41xRIoPh78L._AC_.jpg

https://www.amazon.es/-/pt/dp/B007T...s&qid=1612438544&sprefix=saca,aps,220&sr=8-49

Vai para baixo, vem para cima, saca a rolha. Vaia para baixo vem para cima, sai a rolha do saca rolhas. Abre-se a garrafa em menos de 5 segundos.

Se a rolha estiver estragada, é usar um arejador com "rede". Fica o vinho arejado e filtrado ao mesmo tempo.

Também tenho um desses, se a rolha estiver nova é um excelente saca rolhas, a rolha sai com muita facilidade.

Vinho untuoso e gordo na boca, não é?

Costumo chamar-lhes de tintos de Verão... porque no verão, de uma maneira geral, não bebo tinto e tenho de recorrer a brancos, que se bebem mais frescos, mas com kick para aguentar comida mais pesada...

Bela "imagem" [:D]

Percebo que o conheces bem. Fiquei absolutamnete rendido [;)]

O melhor saca rolhas que experimentei é este género. Realmente fácil, zero esforço.

41xRIoPh78L._AC_.jpg

https://www.amazon.es/-/pt/dp/B007T...s&qid=1612438544&sprefix=saca,aps,220&sr=8-49

Vai para baixo, vem para cima, saca a rolha. Vaia para baixo vem para cima, sai a rolha do saca rolhas. Abre-se a garrafa em menos de 5 segundos.

Se a rolha estiver estragada, é usar um arejador com "rede". Fica o vinho arejado e filtrado ao mesmo tempo.

Para rolhas em bom estado, isso é realmente fantástico.... quanto a mim esse tipo de mecanismos só tem um contra, por comparação com os mais simples, tipo rosca, digamos assim, que é a perda de sensibilidade para o estado da rolha.

Claramente, é um Porto cheio de potencialidade (está tudo ali), mas está fechado, tanto de nariz como de boca.
A ver se compro o de 2007 para ver as diferenças, como está próximo de fazer os 15 anos, já dá para abrir com mais segurança.

Vai ser cedo...
Para beberes um vintage novo, permite-me sugestões do tipo Dow's, 2016 ou 2017... num estilo mais seco, mas austero... ou Graham's ou um Quinta do Vesúvio, num registo mais frutado, exuberante...
Com mais tempo, tenta apontar para a década de 80 ou 90... vão estar com as notas típicas da evolução própria dos vintage.

O teu estilo/gosto, pede mais para os vintage ou tawnie?

41xRIoPh78L._AC_.jpg

Eu tenho este saca rolhas do Ikea e é impecável e ainda tem a vantagem que na parte redonda tem laminas para tirar o plástico do topo do gargalo das garrafas.
Mas quer comprar outro para retirar as rolhas estragadas porque quanto menos rolha cair no vinho, para mim melhor, mas está na calha comprar também um filtro para facilitar a coisa, tinha um mas com as mudanças de casas desapareceu e nunca mais o encontrei.

https://www.ikea.com/pt/pt/p/ikea-365-vaerdefull-saca-rolhas-preto-60152156/

Vai ser cedo...
Para beberes um vintage novo, permite-me sugestões do tipo Dow's, 2016 ou 2017... num estilo mais seco, mas austero... ou Graham's ou um Quinta do Vesúvio, num registo mais frutado, exuberante...
Com mais tempo, tenta apontar para a década de 80 ou 90... vão estar com as notas típicas da evolução própria dos vintage.

Acima de tudo que dêem boas provas, mas talvez os Vintage se enquadrem mais no meu estilo de gosto.
Mas ainda me falta provar mais para enquadrá-los e ter aí uma ideia mais precisa.

Vai ser cedo...

Já agora, desculpem a intromissão, mas o que sugerem nos Porto Colheita Tawny? Comecei a apreciar o estilo licoroso, envelhecido e "oxidado" destes vinhos.

Voltar
Superior