Que vinho bebem?

E humildemente te peço para fundamentares ambas as frases.
Vou tentar justificar estas observações.

Há vinhos que se tornaram um sucesso transnacional e para responder à procura há que ir buscar uvas fora dos muros da quinta. Até aqui, tudo bem. Toda a gente tem essa prática para situações extremas.

A questão de fundo é que para garantir a presença em certos mercados, esses vinhos são tratados para terem um determinado aroma e paladar. Não digo que se faça algo de ilícito, mas há vinhos que verde têm pouco. Juntam outras uvas brancas em zonas de produção excedentária (como a Estremadura) e proporcionam-lhe um determinado tipo de fermentação para se equilibrar ao típico Vinho Verde.

E é muito engraçado vermos que em Londres o Gazela é um vinho verde muito apreciado. Tal como o Mateus Rosé em todo o mundo.

Até agora, acredito que seja apenas misturas de uvas e aí não tenho nada a dizer. [;)]

Porque convencer um Inglês de que há coisas muito superiores ao Mateus Rosé é para um gajo se cansar desnecessariamente. [:D]

Há vinhos que se tornaram um sucesso transnacional e para responder à procura há que ir buscar uvas fora dos muros da quinta. Até aqui, tudo bem. Toda a gente tem essa prática para situações extremas.

A questão de fundo é que para garantir a presença em certos mercados, esses vinhos são tratados para terem um determinado aroma e paladar. Não digo que se faça algo de ilícito, mas há vinhos que verde têm pouco. Juntam outras uvas brancas em zonas de produção excedentária (como a Estremadura) e proporcionam-lhe um determinado tipo de fermentação para se equilibrar ao típico Vinho Verde.

E é muito engraçado vermos que em Londres o Gazela é um vinho verde muito apreciado. Tal como o Mateus Rosé em todo o mundo.

Até agora, acredito que seja apenas misturas de uvas e aí não tenho nada a dizer. [;)]

Porque convencer um Inglês de que há coisas muito superiores ao Mateus Rosé é para um gajo se cansar desnecessariamente. [:D]

Obrigado pela explicação [;)] Deu para entender o sentido da observação.

Exctamente. Em relação ao Casal Garcia e ao Gazela, não querendo colocar em causa a seriedade das empresas que o fabricam, tenho algumas dúvidas quanto à sua composição.
Quem já bebeu um vinho verde a sério, por exemplo um Alvarinho de
qualidade ou então um bom "particular" daqueles que há aos montes (e alguns MUITO bons) sabe que o Casal Garcia nada tem a ver com o sabor dos bons vinhos verdes, aliás, parece refrigerante :) Nem é preciso ir muito longe. Até mesmo o Quinta da Aveleda, que é fabricado pela mesma empresa, é um vinho razoável e que se compra a 3 euros em qualquer mercado, é bastante superior ao Casal Garcia.

Passa-se o mesmo com o Mateus. Mas como já foi aqui explicado, há gostos para tudo e eu respeito e compreendo que se goste deste tipo de vinhos.

Cumps

Last edited:
Obrigado pela explicação [;)] Deu para entender o sentido da observação.

Experimenta para a próxima um Quinta da Aveleda (se possível o de 2006), é praticamente ao mesmo preço do Casal Garcia. Não é um vinho excelente, mas é razoável e assim ficas a perceber a diferença entre os dois. Se continuares a gostar mais do outro, muito bem. Mas nada melhor do que experimentar :)

beber, ou degustar!!! [;)] para mim são 2 actos,[:p] [:p]
o primeiro,faço-o ás refeiçoes, normalmente ao fim-de-semana (agua durante a semana!!!) e aqui escolho Douro (a minha regiao, ou Alentejo) ou Minho se verdes!!!
o segundo, faço-o com a mesma motivaçao com que "saboreio" um aromatico Cohiba, Num quase "ritual", com os meus amigos de sempre, e aí as minhas escolhas são:
Barca-Velha (sempre que posso..) ou Ferreirinha Reserva, ou um Valpaços - Terra Quente, um Mouchão, uma (fabuloso) Cartucha, um Pera Manca (Pias), e fico-me por aqui...
[:D] [:D] [:D] [:D]

beber, ou degustar!!! [;)] para mim são 2 actos,[:p] [:p]
o primeiro,faço-o ás refeiçoes, normalmente ao fim-de-semana (agua durante a semana!!!) e aqui escolho Douro (a minha regiao, ou Alentejo) ou Minho se verdes!!!
o segundo, faço-o com a mesma motivaçao com que "saboreio" um aromatico Cohiba, Num quase "ritual", com os meus amigos de sempre, e aí as minhas escolhas são:
Barca-Velha (sempre que posso..) ou Ferreirinha Reserva, ou um Valpaços - Terra Quente, um Mouchão, uma (fabuloso) Cartucha, um Pera Manca (Pias), e fico-me por aqui...
[:D] [:D] [:D] [:D]

Tens de me convidar para essas secções de degustação [:D]

Um vinho muito bom do alentejo é o Francisco Nunes Garcia (Reserva) e tem um vinho mais barato, de excelente qualidade que é o Convento da Tomina.

Tens de me convidar para essas secções de degustação [:D]

Um vinho muito bom do alentejo é o Francisco Nunes Garcia (Reserva) e tem um vinho mais barato, de excelente qualidade que é o Convento da Tomina.

Eu adoro convidar-me!!![:D] [:D] [:D] [:D]

Pontualmente, há aqui uma Quinta em Azeitão (na encosta das Necessidades) que faz umas provas de vinho, aos Sabados á noite, (inclui queijo de azeitão e manteiga de ovelha) que faz as delicias de um certo grupinho de praticantes de tenis, acredita que é uma desbunda (!!!)

Quinta do Alcube, para os apreciadores.[;)]

ps. nao conheço esse vinho, mas vou conhecer, obrigado Alpiger!

O meu tinto maduro preferido é o "Esteva"

Esteva-02.jpg

Depois, vem o "Alabastro"

Em verde branco, o "Muralhas"

Em Rosé, o "Casal Mendes"

Em branco maduro o "Planalto"

Não gosto de verde tinto.

Isto em vinhos correntes, claro !

(Se passar para grandes vinhos, a conversa já é outra... e muito mais bonita)

Bom gosto.
Eu essencialmente gosto de vinhos do Douro.E não,não é bairrismo.[;)]
Acrescentava o Cabeça de Burro.

Saludos

Paisinho- "Com Paisinho você não vai deixar nem um bocadinho"

Faisão- "Com faisão você não apanha borracheira não"

[:)]

Saludos

Para quem gosta dos vinhos da Quinta da Cartuxa, como o excelente Cartuxa, Foral de Evora ou o magnifico Pera Manca, aconselho o Fundação Eugenio de Almeida (EA), tanto em tinto com branco.
Um optimo vinho a bom preço.

330i

Mais umas dicas:

- Quinta do Portal tinha roriz
- Pintas
- Terras do Pó - Ermelinda Freitas
- Quinta do Vale Meão

P.S. - já foste ao Jantar Davidoff Tour Gastronomique alguma vez?

Last edited:
Muito bom, sim senhor
(e já que estamos a falar de "vinhos correntes" este não pode faltar)

Há dias ouvi uma entrevista na radio da filha da D. Ermelinda e fiquei comovido com o empenho, esforço e dedicação desta Sra em levar a empresa para a frente e a não deixar morrer, indo á luta no mercado e na produção de vinho.

Um grande exemplo a seguir. apr:) apr:)

Gosto principalmente de maduro tinto alentejano!

Não custumo beber diariamente (em casa custumo beber agua), mas quando vou ao restaurante (e algumas vezes em casa) bebo um bom tinto!
Já que não bebo diariamente, quando bebo tem que ser bom!
Do corrente gosto do Monte Velho ou Monsaraz.
106t0242.jpg

Monsaraz.jpg

Às vezes também bebo branco verde, mas muito pouco, pois o vinho verde é mais acido e provoca-me azia!

No dia a dia, quando vou ao café, custumo beber cerveja, mas até nem é uma bebida que goste assim muito!

Nas refeições um bom tinto cai bastante bem; cerveja ás refeições nunca; só se não houver vinho!
Uma jantarada sem vinho (ou mesmo com cerveja), nunca é uma boa jantarada!!![;)]

Há dias ouvi uma entrevista na radio da filha da D. Ermelinda e fiquei comovido com o empenho, esforço e dedicação desta Sra em levar a empresa para a frente e a não deixar morrer, indo á luta no mercado e na produção de vinho.

Um grande exemplo a seguir. apr:) apr:)

Eu pensava que os emprésarios eram todos ladrões aqui no fórum. :sh)

Para quem gosta dos vinhos da Quinta da Cartuxa, como o excelente Cartuxa, Foral de Evora ou o magnifico Pera Manca, aconselho o Fundação Eugenio de Almeida (EA), tanto em tinto com branco.
Um optimo vinho a bom preço.

330i

Mais umas dicas:

- Quinta do Portal tinha roriz
- Pintas
- Terras do Pó - Ermelinda Freitas
- Quinta do Vale Meão

P.S. - já foste ao Jantar Davidoff Tour Gastronomique alguma vez?

boas escolhas Alpiger apr:) apr:) apr:)
o Quinta do Portal, presumo que seja uma monocasta, é?

PS. - Não, nao fui nem conheço, queres me falar disso?

boas escolhas Alpiger apr:) apr:) apr:)
o Quinta do Portal, presumo que seja uma monocasta, é?

PS. - Não, nao fui nem conheço, queres me falar disso?

Quinta do Portal
Castas: touriga nacional, 58%, e tinta roriz, 42%.

Quanto aos Jantar Davidoff Tour Gastronomique, como socio do winept.com, recebi convites para estes jantares, que são organizados pelo Clube dos Puros e pela winept.com

Last edited:
Quinta do Portal
Castas: touriga nacional, 58%, e tinta roriz, 42%.

Quanto aos Jantar Davidoff Tour Gastronomique, como socio do winept.com, recebi convites para estes jantares, que são organizados pelo Clube dos Puros e pela winept.com

ok, queres enviar.me detalhes sobre esse clube, por PM?

Back