Que vinho bebem?

Guarda de umas centenas de garrafas de vinho. Com tendência a aumentar qualidade e quantidade ao longo dos anos.

Estou a pensar a médio longo prazo. A curto prazo duas caves de vinhos de 200 garrafas cada, resolvia.
E para guarda, queres os vinhos a 16ºC para quê?

Sabes a que temperatura os vinhos são guardados nas lojas?

Abri nos últimos meses alguns vinhos brancos de 2019 que me desiludiram
Passados alguns meses abri um deles - Grous Reserva Branco - está excelente.
Alguns meses e melhorou imenso , está na altura de açambarcar coisas boas de 2019

Pois...mas seja qual for a solução implicará sempre funcionamento 24/24.

O consumo em si não preocupa muito porque a ideia é meter painéis fotovoltaicos.

Preocupa mais perceber qual a melhor solução em custo benefício, para não entrar em devaneios de investimento e manutenção.

Mas possivelmente ou terá mesmo de ser uma cave, que queria evitar, ou falar com uma empresa de avac para ver soluções.

Tenho preço para uma Cave de vinhos feita à medida com refrigeração própria de 14 a 20.
Para um pé direito de 2.40m uma largura de 120cm e uma profundidade de 60cm com duas portas de vidro fica a 17.000€ + iva à saida da fábrica em Itália, sem trasnporte nem instalação.
See for para duas temperaturas são mais 2.000€

Isto com compressor exterior.

Abri nos últimos meses alguns vinhos brancos de 2019 que me desiludiram
Passados alguns meses abri um deles - Grous Reserva Branco - está excelente.
Alguns meses e melhorou imenso , está na altura de açambarcar coisas boas de 2019
Bebi um desses em julho e estava excelente, até comprei outra garrafa, está um nadinha acima de um Esporão reserva do mesmo ano imho.

Tínhamos bebido estes 3 a um almoço e foi uma evolução a cada garrafa! Para o PS já é um salto grandinho...
532add3a6e50aa5508e02b7480c10dc5.jpg

Última edição:
Tenho preço para uma Cave de vinhos feita à medida com refrigeração própria de 14 a 20.
Para um pé direito de 2.40m uma largura de 120cm e uma profundidade de 60cm com duas portas de vidro fica a 17.000€ + iva à saida da fábrica em Itália, sem trasnporte nem instalação.
See for para duas temperaturas são mais 2.000€

Isto com compressor exterior.
Isso é bruto exagero, mesmo sendo algo feito à medida. Por poucos milhares há sempre soluções de embutir.

Mas uma sala normal, isolada, só precisa da carpintaria e da maquinaria. A maquinaria é que é mais incógnita, mas deve ser isso que dispara o preço.

Provavelmente mais vale apostar em caves de vinho eléctricas.

Isso é bruto exagero, mesmo sendo algo feito à medida. Por poucos milhares há sempre soluções de embutir.

Mas uma sala normal, isolada, só precisa da carpintaria e da maquinaria. A maquinaria é que é mais incógnita, mas deve ser isso que dispara o preço.

Se calhar mais vale apostar em manter a divisão toda (a tua sala onde queres manter o vinho) entre os 17-24ºC durante o ano.... e esquecer essa ideia de refrigerar o espaço só para o vinho...

E depois sim, um frigorífico de vinhos para teres sempre alguns no ponto ideal para beber...

Isso é a sugestão de subida de qualidade?

Essencialmente será para guarda prolongada de portos, especialmente colheita. E depois diversos vinhos "normais", para consumo de curto e médio prazo.

Penso que uma cave de vinhos eléctrica não resolve.

Mas bebes diariamente? Ou regularmente com amigos, grandes patuscadas etc? É 200, 300 ou 400 garrafas a 30-40€ cada é fazer contas

Se for para investimento, tens de conhecer umas coisas e não ser um curioso (eu nem isso sou)

Se calhar mais vale apostar em manter a divisão toda (a tua sala onde queres manter o vinho) entre os 17-24ºC durante o ano.... e esquecer essa ideia de refrigerar o espaço só para o vinho...

E depois sim, um frigorífico de vinhos para teres sempre alguns no ponto ideal para beber...
Manter sempre à temperatura ambiente? Actualmente tenho cave e as temperaturas são baixas. Mesmo de verão não costuma subir acima dos 20 graus.

Manter vinhos em casa significaria mantê-los a 20-25 graus durante todo o ano, daí ter pensado num espaço refrigerado. Também pensei na garagem, mas vai ficar ao nível do rc e mesmo com isolamento vai ter grandes oscilações de temperatura.

Mas pelo testemunho do silver, provavelmente nem valerá a pena falar com empresa de avac. Vai ficar um estoiro.

Mas bebes diariamente? Ou regularmente com amigos, grandes patuscadas etc? É 200, 300 ou 400 garrafas a 30-40€ cada é fazer contas

Se for para investimento, tens de conhecer umas coisas e não ser um curioso (eu nem isso sou)

Bebo regularmente. Actualmente terei cerca de 300 garrafas e a subir. Desisti de fazer inventário porque nem tenho pachorra para acompanhar a dinâmica de entrada e saída de garrafas.

Mas a questão nem será tanto pelo investimento financeiro, mas sim emocional. O objetivo não é ter retorno mas sim garantir as melhores condições para guardar o que possa ter. Seja um corrente de 5 euros, como algo especial. Por isso não preciso de ter conhecimentos elevados. É tudo para consumo próprio.

Nas lojas existe alguma preocupação com temperatura de guarda?

Eu não quero os 16 graus. Isso é a temperatura de AC. A questão é saber se é razoável e sufiente.

Em relação a temperaturas de guarda eu faço o seguinte:

. as garrafas mais antigas vão para a cave eléctrica, para se manterem na janela de auge durante mais tempo.

. as garrafas mais recentes ficam fora para desenvolverem mais rapidamente

Dois pontos:

. se colocares as garrafas de colheitas recentes numa garrafeira refrigerada, em 5 anos o vinho pouco desenvolveu.

. a pergunta de 1 milhão, é mais vantajoso, o vinho desenvolve melhor (apesar de muito mais lentamente) desde que logo colocado desde tenra idade, numa cave refrigerada? Eu julgo que sim, temos os exemplos de diversos vinhos que desenvolveram durante décadas a temperaturas baixas e que estão muito bem de saúde passado esse tempo todo e dão grandes provas para quem os abre.
O problema da guarda nessas condições, é que é bem a longo prazo, no mínimo a 10 anos (guardar e beber).

Que vinho bebem?

Há imensos restaurantes com caves desse género.
O que tu queres não é AC ou AVAC, mas um compressor para câmara frigorífica. É um equipamento bastante simples e sem perceber nada do assunto, diria que para esse espaço não deve custar muito mais de 1000 paus, visto haver câmaras modulares completas, pouco menores, por 2500€.
Fala com empresas que façam refrigeração para restaurantes e câmaras frigoríficas, ou mesmo um arquitecto que perceba de restaurantes. Eles vão saber aconselhar-te :)

Claro que é caro, mas é algo à medida. E nas de encastrar não tens este tipo de dimensões.
Além disso como essas têm compressores pequenos e locais, fazem barulho na sala onde a vais instalar.

Claro que é caro, mas é algo à medida. E nas de encastrar não tens este tipo de dimensões.
Além disso como essas têm compressores pequenos e locais, fazem barulho na sala onde a vais instalar.
Nas de encastrar existem algumas grandes que já vi por 2-3-4k com 180x120x60, mais ou menos penso.

Ou com o mesmo valor comprar duas ou três mais pequenas. Provavelmente esta deverá ser a solução mais razoável.

A colocação seria em zona de sala de jantar pelo que o ruído não será assim muito importante. Não deverá fazer mais ruído do que um frigorífico normal, e o de casa nem ouço.

Há imensos restaurantes com caves desse género.
O que tu queres não é AC ou AVAC, mas um compressor para câmara frigorífica. É um equipamento bastante simples e sem perceber nada do assunto, diria que para esse espaço não deve custar muito mais de 1000 paus, visto haver câmaras modulares completas, pouco menores, por 2500€.
Fala com empresas que façam refrigeração para restaurantes e câmaras frigoríficas, ou mesmo um arquitecto que perceba de restaurantes. Eles vão saber aconselhar-te :)

Sim, realmente isso faz sentido.

Mas mil paus para 4m2 já não será barato, daí ter pensado num AC, que até poderia estar ligado no sistema multisplit da casa.

@Obtuso talvez me esteja a faltar alguma informação, mas não percebo bem a tua questão.

Pensas em abrir um piso inferior na tua futura casa apenas pela cave de vinho? Não faria mais sentido abrires um piso inteiro? Onde poderias fazer uma lavandaria, arrumação e porque não uma sala de jogos/estar para acompanhar a cave de vinhos.

Depois falas em ter uma sala refrigerada para meter os vinhos. Faz assim tanto sentido? A não ser que tenhas vinhos de muita qualidade em grande quantidade... o que não me parece.

Não faz mais sentido ter uma cave eléctrica de 50 ou menos 100 garrafas para guardar algumas garrafas e ter as outras a temperatura ambiente?

Sinceramente não vejo qual a necessidade de guardar vinhos de 10 euros em caves eléctricas, e ainda percebo menos fazer stock desses vinhos.

Os supermercados e restantes vendedores que se preocupam em guardar os vinhos e nós vamos lá buscar quando precisamos de renovar stock.

Voltar
Superior