Que vinho bebem?

Esses usos sugeridos para a cave já irão estar no rc, não vejo sentido duplicar.

A questão de guarda dos vinhos em casa é que estarão sempre em temperatura acima de 20 graus. Aliás, o mais provável seria estarem sempre entre os 25-30 que será a temperatura mais habitual.

E os vinhos que tenho actualmente são desde os correntes até 50 euros. Mas a tendência será de aumentar a média de valor e de stock, que como disse começou a incidir também em portos, que poderão ficar muitos anos.

Deverei ter talvez umas 20 ou 30 garrafas melhores. Uma cave eléctrica resolve no curto prazo, mas não será muito future proof, penso. Actualmente tenho uma garrafeira de 200 na cave (garagem), que está praticamente completa e ainda caixas fora.

not sure se és um sonhador ou um visionário, realmente pensar num piso para os vinhos vai lá vai :-)

mas aqui fica o link da garrafeira (de show off) mostrada acima
https://www.bamer.pt/pt/noticias/uma-garrafeira-feita-por-medida

Isso é daquelas coisas que não se fazem em definitivo. O espaço está extremamente sub-aproveitado em todos os modos possíveis. As garrafas paralelas à parede do fundo obrigam a espaços maiores entre colunas e desperdiças logo uns 35% de espaço, o espaço entre as garrafas também é demasiado e a estante aproveita no máximo uns 25% da profundidade do espaço.

É giro para eventos de lançamento de uma marca e coisas do gênero, mas não tem ponta de funcional. Fazer isso num apartamento em Lisboa é um crime.

Eu conheço quem tenha refrigerado uma divisão da casa com AC para guardar vinhos e a coisa funciona.

Agora se é para guardar maioritariamente fortificados, a refrigeração é menos importante, dado que estes vinho são muito mais resistentes à temperatura que os vinho "normais".

Descobri esta foto, de uma cave em espiral, pequena, que parece ser feita com um blocos em U prefabricados. Uma mini cave destas pode ser realmente interessante e até ficar económica e sem manutenção (o que são pontos positivos).

Já tentei procurar estes blocos mas não encontro.

Foto_mannen_groot.jpg

Eu conheço quem tenha refrigerado uma divisão da casa com AC para guardar vinhos e a coisa funciona.

Agora se é para guardar maioritariamente fortificados, a refrigeração é menos importante, dado que estes vinho são muito mais resistentes à temperatura que os vinho "normais".

Pois, começo a ficar inclinado para uma mini cave, que para fortificados será suficiente. E evita investimento em maquinaria e manutenção. No máximo estaria a considerar AC, porque usaria mutisplit da casa e o custo seria marginal (Apenas mais uma máquina interior). E como já tenho muitas vezes os equipamentos a funcionar 24/24, não faria grande diferença.

Tenho de ver se encontro caves de enterrar préfabricadas ou se será melhor construir.

Descobri esta foto, de uma cave em espiral, pequena, que parece ser feita com um blocos em U prefabricados. Uma mini cave destas pode ser realmente interessante e até ficar económica e sem manutenção (o que são pontos positivos).

Foto_mannen_groot.jpg

Vi publicidade a uns sistemas com elevação que ficavam debaixo do solo, deixa ver se encontro... eram "mais ou menos" populares nos EUA... mas continuo a achar que isto é tudo over engineering e uma cave refrigerada de 200 garrafas bem embutida no mobiliário resolve todos os teus problemas...

Bem em 1 página passámos de uma cave XPTO como a da foto para 400+ vinhos para uma mini cave frigorifica para fortificados.

d0d8b8bca62df87f62ea5152e438ed98.jpg

Sinceramente acho que precisas de parar um bocado, pensar o que queres fazer na tua casa, pensar o que pretendes fazer com os vinhos e depois decidir então para que direção seguir.

Eu se fosse construir uma vivenda do zero claramente fazia uma cave na casa para zonas técnicas, lavandaria, zonas de arrumos e depois uma zona para uma garrafeira de armazenamento mas sem grandes controlos de temperatura, apenas algo com espaço e pensado para guardar garrafas de forma segura. Deixava o espaço fazer o seu trabalho e, sendo uma cave, provavelmente iria estar sempre relativamente fresca o que é suficiente. Depois na zona da cozinha ou perto da zona de refeições fazia algo mais pequeno, dependendo do valor que tinha para gastar provavelmente uma cave de encastre algo da Miele ou da Liebherr. Há opções para 100-150 garrafas que seria mais do que suficiente para os vinhos melhores e aqueles para estarem à temperatura para consumo.

Bem em 1 página passámos de uma cave XPTO como a da foto para 400+ vinhos para uma mini cave frigorifica para fortificados.

Sinceramente acho que precisas de parar um bocado, pensar o que queres fazer na tua casa, pensar o que pretendes fazer com os vinhos e depois decidir então para que direção seguir.

Eu se fosse construir uma vivenda do zero claramente fazia uma cave na casa para zonas técnicas, lavandaria, zonas de arrumos e depois uma zona para uma garrafeira de armazenamento mas sem grandes controlos de temperatura, apenas algo com espaço e pensado para guardar garrafas de forma segura. Deixava o espaço fazer o seu trabalho e, sendo uma cave, provavelmente iria estar sempre relativamente fresca o que é suficiente. Depois na zona da cozinha ou perto da zona de refeições fazia algo mais pequeno, dependendo do valor que tinha para gastar provavelmente uma cave de encastre algo da Miele ou da Liebherr. Há opções para 100-150 garrafas que seria mais do que suficiente para os vinhos melhores e aqueles para estarem à temperatura para consumo.

Ele quer uma lavandaria no quarto pá!! [:)][:)]

Foto_mannen_groot.jpg

Isso é bastante giro e dá para harmonizar bem com qualquer espaço :)
Cheguei a pensar numa coisa do género na casa de Lisboa, já tinha uma cave por baixo da cozinha (+- 3.5mx1.8m, com 1.75m de altura), mas tinha acesso pelo exterior. seria uma carga de trabalhos e fui deixando para o dia em que fizesse uma remodelação grande na casa, que entretanto decidi vender.. Aqui tenho terreno inclinado, o R/C passa a cave no fundo, com garagem e arrecadação à frente e uma suite (hóspede) ao fundo. A temperatura ali é bastante estável nos 18~19ºC. Devo começar a gardar aí os vinhos, quando conseguir que a patroa desentulhe a tralha dela que veio da mudança...

Isso está fora de questão. Eu escolho a localização tendo em conta também a altura média em relação às águas do mar. Mesmo o RC pretendo que seja relativamente elevado, à prova de qualquer cheia ou inundação (apesar da zona não ser de risco). Colocar equipamento na cave ainda pior. Em situação limite de catástrofe climatérica, a cave seria a primeira a inundar. Mesmo os equipamentos que irei instalar serão em princípio em redundância (por cada piso).

A solução que me está a parece mais adequada é mesmo mini cave só para vinhos. Porque mesmo em situação limite...penso que não se afogarão... [:D]

Alguns exemplos:

Esta aqui tem a disposição das garrafas muito bem feita:

74ddb894fdb0d2cdb06f64896b96878a.jpg

Esta aqui para aproveitar espaço e ficar uma coisa bonita e prática:

adegas-de-parede3.jpg

Uma ideia diferente e original de guardar as garrafas, não ficam é tão visíveis:

ee2248cb772d1519a8c2a456c29d8f4e.jpg

Um pequeno espaço na cozinha:

dc23a98968459d9522649a42dbf93ff6.jpg

Isso é bastante giro e dá para harmonizar bem com qualquer espaço :)
Cheguei a pensar numa coisa do género na casa de Lisboa, já tinha uma cave por baixo da cozinha (+- 3.5mx1.8m, com 1.75m de altura), mas tinha acesso pelo exterior. seria uma carga de trabalhos e fui deixando para o dia em que fizesse uma remodelação grande na casa, que entretanto decidi vender.. Aqui tenho terreno inclinado, o R/C passa a cave no fundo, com garagem e arrecadação à frente e uma suite (hóspede) ao fundo. A temperatura ali é bastante estável nos 18~19ºC. Devo começar a gardar aí os vinhos, quando conseguir que a patroa desentulhe a tralha dela que veio da mudança...

Pois, algo assim deve mesmo ficar impecável e económico. Apenas mais um pouco de altura para não ter de ficar corcunda. [:D]

Alguns exemplos:

Esta aqui para aproveitar espaço e ficar uma coisa bonita e prática:

adegas-de-parede3.jpg

Desculpa os cortes no post, mas para é para evitar grande quote.

Um armário desse género realmente parece bastante bem, e não ficará caro. A climatização parece ser um simples permutador de calor (não sei o nome técnico disso), sem compressor, o que será mais económico e cumpre a função de manter a temperatura mais baixa dentro do armário, ao mesmo tempo que não a desperdiça, enviando-a para a sala.

Fica como opção.

Isso está fora de questão. Eu escolho a localização tendo em conta também a altura média em relação às águas do mar. Mesmo o RC pretendo que seja relativamente elevado, à prova de qualquer cheia ou inundação (apesar da zona não ser de risco). Colocar equipamento na cave ainda pior. Em situação limite de catástrofe climatérica, a cave seria a primeira a inundar. Mesmo os equipamentos que irei instalar serão em princípio em redundância (por cada piso).

A solução que me está a parece mais adequada é mesmo mini cave só para vinhos. Porque mesmo em situação limite...penso que não se afogarão... [:D]

Então nesse caso manda fazer um buraco, coloca uma escada e uns armários e está feito. Enches de Portos e daqui a 100 anos os teus netos ou bisnetos abrem umas garrafas de 2000.
De qualquer forma eu pensava numa coisa qualquer na cozinha (ou sala), mas para isso ia para uma solução de encastre e fica resolvido.

Desculpa os cortes no post, mas para é para evitar grande quote.

Um armário desse género realmente parece bastante bem, e não ficará caro. A climatização parece ser um simples permutador de calor (não sei o nome técnico disso), sem compressor, o que será mais económico e cumpre a função de manter a temperatura mais baixa dentro do armário, ao mesmo tempo que não a desperdiça, enviando-a para a sala.

Fica como opção.

Olha que, sem falar de construção civil.

Aquele armário de fundo feito à medida num marceneiro como deve ser nunca te fica a menos de 1000€
As portas com caixilho de aço e vidro duplo são outros 1000€

Olha que, sem falar de construção civil.

Aquele armário de fundo feito à medida num marceneiro como deve ser nunca te fica a menos de 1000€
As portas com caixilho de aço e vidro duplo são outros 1000€

Já mandei fazer móveis do género (não para vinho) e mesmo mais pequenos e simples, gastei à volta disso.

Económico porque uma solução de armário pode ficar em 2-3k, quando comparado a uma cave poder ficar em dezenas de milhar (isto sim caro).

A mini cave poderá também não desviar muito os custos, daí a ponderação, especialmente caso encontre material prefabricado.

Voltar
Superior