Que vinho bebem?

Prova os "melhores vinhos de 2012" ...

Para mim, Vale Meão> Crasto da Ponte> Pintas, no top 3 muito renhido! Alguns dos outros estavam top top top, mas estes 3 era final da Champions!
afc27509575b4713797a415bf816cf2f.jpg

Um ranking pessoal da coisa:

Top 3

1) Vale Meão - 20 (estava perfeito!!)
2) Crasto Vinha da Ponte - 19.5
3) Pintas - 19.5

Seguidos de perto por:

4) Reynolds Grande Reserva - 18.5+
5) Villa Oliveira Vinha das Pedras Altas - 18.5+
6) Luis Pato Vinha Pan - 18.5

e noutro pelotão

7) Poeira - 18+
8) Quinta da Leda - 18
9) Marquesa de Cadaval - 18 (boa surpresa!)

E as desilusões do lote

10) Chryseia - 17
10) Marquês de Borba - 17-

Estes 2 não tinham sequer direito a estar na mesma prova que os anteriores:

12) Quinta do Perdigão Alfrocheiro - 16
13) Falcoaria - 16

Onde teria ficado um Barca Velha nessa lista ?

Por acaso creio que em 2012 não foi feito, mas 2011 sim.

Ou então vá um Reserva Especial de 2012

Last edited:
Não quero responder pelo Rasec, mas o ano passado num espaço curto de duas semanas ou 3 semsnas, bebi uma Barca Velha de 95, uma Reserva Ferreirinha de 92 e um Vale Meão de 2007.
Diria que o Vale Meão ficaria seguramente no terceiro lugar a uns pouquíssimos "decimos de segundo"

Impossível dizer, podíamos fazer a mesma prova amanhã, com outras (mesmas) garrafas e a opinião já ser diferente.

O Reserva Especial que bebi era 92... sei lá como estará o 2012, nem consigo imaginar, são 20 anos diferença [:)][:)]. O de 92 estava nota 20, o de 2012 pode estar verde como um pepino (a sério que nem imagino...)

O barca Velha último é 2011.

2012 ainda não saiu nada. Nem Barca Velha nem Reserva Especial... Mas diria que vai sair um Barca Velha. O 2012 também foi óptimo no douro. Mas cheira-me que a Sogrape vai espremer ao máximo o facto 2011 do BV, até porque tiveram o problemas das rolhas que atrasou o lançamento. Acabou a ser lançado em Fev de 2021.

Da Bairrada, Pai Abel 2013, decantei-o por cerca de 3 horas, mudou (afinou) completamente relativamente à primeira prova, ficou no ponto, perfil clássico, notas de tabaco, ameixa preta, tem um ligeiro floral entrelaçado no conjunto, é muito potente mas comedido, tudo no sitio certo, parece uma orquestra, é um vinho soberbo.

Nota: 19,0

Preço: 75€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

7Bs9BOp.jpg

OeeLpI6.jpg

De Monção e Melgaço, Quintas de Melgaço Homenagem 2020 Reserva, um belo Alvarinho jovem, puro, excelente acidez, ligeira mineralidade a amparar o conjunto, intenso, bastante limão, muito preciso e afinado, bastante prazeroso.

Nota: 18,5

Preço: 25€

Indicação de consumo: Beber ou guardar.

KMtRGPW.jpg

GhTXtRJ.jpg

eFYiDw6.jpg

Apesar de muito bom, esse Marquês de Marialva até fica ai triste de lado... [:D]

Os outros 3 são vinhos de Topo.
O manuela deixa-o dormir... E bem.

O Poeira já se bebe, deve estar óptimo.

O Homenagem só conheço o Branco e é espectacular.

Apesar de muito bom, esse Marquês de Marialva até fica ai triste de lado... [:D]

Os outros 3 são vinhos de Topo.
O manuela deixa-o dormir... E bem.

O Poeira já se bebe, deve estar óptimo.

O Homenagem só conheço o Branco e é espectacular.

É branco ninguém quer saber dele. [:D]

Últimas aquisições! Curioso com todos mas em especial com o Costa Boal homenagem grande reserva 2011.
D43-F5063-2-F41-4-A4-C-ADBF-CD25919-E8264.jpg

Conheço todos excepto o Costa Boal Homenagem, quer dizer, o Marquês de Marialva tenho-o mas ainda não abri.

O Poeira com 5 anos já podes abrir tranquilamente, ali o Quinta da Manoella VV é que pede mais alguns anos no mínimo para ser bebido.

Mas quando abrires o Costa Boal Homenagem, coloca aqui o teu parecer, é um vinho que tenho possível interesse. [kiss]

Do Douro, Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2012, caruma, notas de outono, mato, tabaco, fruta de elevadíssima qualidade, está num óptimo momento de consumo, um vinho extraordinário numa altura extraordinária para ser bebido.

Preço: 40€

Indicação de consumo: Beber

KHLd7DC.jpg

GJOJ2FK.jpg

mCtgkOw.jpg

Após ver aqui recomendações do Quinta dos Castelares no tópico decide experimentar.

Gostei bastante. Muito boa relação qualidade preço.
bc946b3b724bf4ae6be9c7622b7c21df.jpg

Do Douro, Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2012, caruma, notas de outono, mato, tabaco, fruta de elevadíssima qualidade, está num óptimo momento de consumo, um vinho extraordinário numa altura extraordinária para ser bebido.

Preço: 40€

Indicação de consumo: Beber

mCtgkOw.jpg

Bebi uma há cerca de 2 ou 3 semanas... concordo contigo... fiquei com a sensação que os 10 que conta são o limite do vinho... ganhou tudo o que tem a ganhar, está em excelente forma e é tempo de o beber... daqui em diante não melhora mais... ainda bem que tenho mais 2... [:D][:D]

Após ver aqui recomendações do Quinta dos Castelares no tópico decide experimentar.

Gostei bastante. Muito boa relação qualidade preço.
bc946b3b724bf4ae6be9c7622b7c21df.jpg

Não sei se fui eu a dar a dica, mas falei neste soberbo vinho nos últimos meses.
É top, e o branco é muitíssimo bom também

Back