Que vinho bebem?

Comprei esse por 7.99€
Já há algum tempo que andava curioso com esse vinho. Alguém conhece?

Já, não achei nada de especial, parecia que estava a beber corante de vinho e não vinho, são aquelas novas(?) abordagens meio "radicais", eu não sou fã.
O ano que bebi não te sei dizer que de frente não aparece o ano, mas lembro-me que coloquei aqui no tópico na altura.

Edit: O que achei na altura: sabor forte mas pouco complexo, de uma nota só.

Last edited:
Já, não achei nada de especial, parecia que estava a beber corante de vinho e não vinho, são aquelas novas(?) abordagens meio "radicais", eu não sou fã.
O ano que bebi não te sei dizer que de frente não aparece o ano, mas lembro-me que coloquei aqui no tópico na altura.

Edit: O que achei na altura: sabor forte mas pouco complexo, de uma nota só.

Humm.. então há de ser um vinho de terça-feira :(
Obrigado pelo feedback!

Humm.. então há de ser um vinho de terça-feira :(
Obrigado pelo feedback!

Mas por eu não ter apreciado não significa que não possas gostar do vinho [;)], lembro-me que antes de mim (aqui no tópico) alguém tinha referido que tinha provado e gostado.
Só tenho pena de não conseguir dizer-te o ano (só tenho foto de frente), provei-o no inicio deste ano, por isso ou adquiris-te do mesmo ano que eu ou do ano seguinte.

... Continuação da lista, repetindo um vinho de que gostei bastante, mas aqui de um ano diferente, um Poeira 36 Barricas 2015.

IMG-0794.jpg

IMG-0795.jpg

Por fim e para acabar em beleza, Quinta do Vale Meão 2015!

IMG-0783.jpg

Relatório da Vindima:
O Outono de 2014 foi chuvoso, o que permitiu a reposição das reservas de água no solo. Até ao início do Inverno choveu um pouco mais de 50% da média anual, o nos trouxe optimismo para o Inverno e o ano seguinte. Contudo o Inverno foi seco, e a chuva do Outono revelou-se insuficiente para garantir uma reserva de água para o ano que se iniciava. Assim, o arranque do ciclo vegetativo da vinha foi difícil, tendo as chuvas do início de Maio (cerca de 40 mm) sido fundamentais para equilibrar o balanço hídrico. Seguiu-se um período de baixa precipitação registando apenas 25 mm até ao final de Agosto. O Verão de 2015 foi um dos mais secos de que temos registo, embora com temperaturas inferiores às por vezes registadas no Vale Meão, o que permitiu que as plantas ultrapassassem mais facilmente os baixos níveis de água no solo, mas conduziu a um início de vindima precoce. Iniciamos a vindima no dia 19 de Agosto, com a casta Rabigato. A vindima dos tintos iniciou-se a 24 de Agosto com a casta Tinta Amarela. O fim de Agosto trouxe dias não muito quentes e noites muito frescos, o que permitiu abrandar o ritmo de vindima e tirar partido destas condições. A vindima prolongou-se até ao dia 1 de Outubro e o resultado foram vinhos de qualidade excepcional, com cor carregada e aromaticamente muito interessantes.

Castas:
Touriga Nacional 45%, Touriga Franca 45%, Tinta Barroca 5% e Tinta Roriz 5%

Vinificação:
Após esmagamento as uvas passam por um choque térmico seguido de pisa a pé durante quatro horas em lagares de granito. O mosto é transferido para cubas de vinificação de pequena capacidade com controlo de temperatura. As castas são vinificadas separadamente. Estágio em barricas (60% novas e 40% de segundo ano) de 225 litros, de carvalho francês.

Notas de Prova:
Muito concentrado na cor. Nariz de grande profundidade, complexo, com muitas nuances aromáticas, sem que nenhum aroma se sobreponha a outro. Na prova é vibrante, num conjunto de grande elegância, excelente integração da madeira, surpreende pela grande variedade de sabores, com um final de boca muito longo.

Crítica:

18,5 points “Vinhos Grandes Escolhas”, November 2017, Portugal

18 points“Vinhos de Portugal 2018”, September 2017 João Paulo Martins, Portugal

Ranked in the Years Best “Vinhos de Portugal 2018”, September 2017 João Paulo Martins, Portugal

98 Points “Wine Enthusiast”, April 2018, USA

18 points “Revista de Vinhos”, January 2018, Portugal

94 points, Copo & Alma – Os Melhores

Quinta do Vale do Meão

E o Meandro do Vale Meão?
É uma versão "low-cost" do Quinta do Vale Meão ou não tem nada a ver?

Eu só bebi uma vez Quinta do Vale Meão e foi apenas um copo num Wine Bar, gostei bastante.

Last edited:
E o Meandro do Vale Meão?
É uma versão "low-cost" do Quinta do Vale Meão ou não tem nada a ver?

Eu só bebi uma vez Quinta do Vale Meão e foi apenas um copo num Wine Bar, gostei bastante.

É versão low cost e bem bom!!!
Vale a pena, o preço ronda os 12/14€, obviamente não é o fantástico Quinta do Vale Meão, que deve rondar 80€, conforme o ano

O branco nunca provei, mas a minha caminhada pelos brancos é muito curta. [;)]

Os branco é um perigo, porque com um valor mais baixo que o tinto, tens vinhos incríveis.
Eu gosto muito e durante uns 2-3 anos quase não bebia tinto, estou a regressar ao tinto este ano.

É versão low cost e bem bom!!!
Vale a pena, o preço ronda os 12/14€, obviamente não é o fantástico Quinta do Vale Meão, que deve rondar 80€, conforme o ano
Fui ver o preço do Quinta de Vale Meão e realmente o preço é sempre acima de 80€ por garrafa, mas este vinho deve ter aumentado bastante o preço nos últimos tempos, não? Pergunto isso porque quando bebi o tal copo foi há cerca de 2 anos, já não me lembro quanto paguei mas tenho a certeza que foi mais baixo do que se a garrafa custasse acima de 80€.

Fui ver o preço do Quinta de Vale Meão e realmente o preço é sempre acima de 80€ por garrafa, mas este vinho deve ter aumentado bastante o preço nos últimos tempos, não? Pergunto isso porque quando bebi o tal copo foi há cerca de 2 anos, já não me lembro quanto paguei mas tenho a certeza que foi mais baixo do que se a garrafa custasse acima de 80€.

Aumentou!
Muitos aumentaram este aumentou muito, mas não sei porquê!

Aumentou mutio.

Mas para beberes Vale Meão ao copo, só em locais de topo e não acredito em nada menos de 30€ o copo.
Deves ter bebido o Meandro e não Vale Meão.
Mesmo há uns 15 anos, Vale Meão custava na casa dos 50/55€ [;)]

Aumentou mutio.

Mas para beberes Vale Meão ao copo, só em locais de topo e não acredito em nada menos de 30€ o copo.
Deves ter bebido o Meandro e não Vale Meão.
Mesmo há uns 15 anos, Vale Meão custava na casa dos 50/55€ [;)]

Posso estar realmente a fazer confusão e ter bebido o Meandro e não a Quinta, mas por outro lado estou a achar que se fosse Meandro também paguei demasiado pelo copo de vinho pois tenho quase a certeza que paguei algo mais de 10€ pelo copo, pois recordo-me que o copo custou mais do que o preço individual dos petiscos que vieram para a mesa. Na altura resolvi experimentar Vale Meão precisamente porque tinha lido qualquer coisa aqui no tópico. Foi num Wine Bar na Figueira da Foz.
Mas como com a PDI a minha cabeça já não é o que era posso estar a fazer uma grande confusão com isto tudo. [:D]

Acabei a comentar a msg do JDEM, quando era esta que pretendia

Se pudesse gastar sem reservas, era este o residente fixo ca de casa. Esta no meu top III

É o Calcitrin para os ossos. [:D]
Por falares no Top III, há uma conta que costumo seguir no Instagram em que o tipo (penso que seja uma garrafeira) só abre vinhos já com alguns (muitos) anos, por vezes até acho que leva as coisas ao extremo, e ele abriu um Quinta do Vale Meão de 2001 onde diz que é um dos melhores vinhos portugueses de todos os tempos. No entanto depois abre um Barca Velha de 2008... (mas diz que esperava mais 10 anos facilmente).
Calculo que para ti o Barca Velha esteja em primeiro lugar, qual é o outro que falta para completar o pódio?

Os branco é um perigo, porque com um valor mais baixo que o tinto, tens vinhos incríveis.
Eu gosto muito e durante uns 2-3 anos quase não bebia tinto, estou a regressar ao tinto este ano.

Também tenho essa ideia, de que se consegue coisas incríveis com preços muito mais baixos que nos tintos, e mesmo a qualidade dos vinhos é muito satisfatória logo nas gamas mais baixas. Mas fico também com a ideia de que os vinhos brancos aumentaram de preço consideravelmente, facilmente já encontras muitos vinhos acima dos 10€, e antes não havia tanta escolha nessa ordem de preços.

Back