Que vinho bebem?

Nunca pensaste em fazer marca para exportação?

3 anos e meio a viver na Holanda e foi visível a tristeza que é a divulgação do vinho português por lá. Então se falarmos de verde branco, que casa tão, mas tão bem com o que aquela gente come... E nada... Vês Crasto, Altano e pouco mais. Algumas coisas que não apanhas em PT. E o Casal Garcia e Gazela do costume.

Há um filão por explorar naqueles países da Europa Central.

Como referi, pensar pensar eu pensei, mas todo o processo de colocação do vinho nesses mercados exige ir a feiras, que custam logo uns pequenos milhares de euros. Material da adega é perto de 300k, mais tratores e todas as alfaias agrícolas que deverás ter anda a volta dos 100k. É preciso muito capital à entrada. Aliás, tu vês, as grandes quintas do Douro eram de médicos ou industriais porque eles é que tinham possibilidades de alavancar tais investimentos.

Fazer vinho verde para vender em Portugal estaria fora de questão, dado que dificilmente consegues colocar algo acima dos 5€ a garrafa.

Não é o melhor tópico mas hoje fui às compras directamente ao produtor. Um growler e 12 garrafas e acima de tudo tentar apoiar a restauração/comércio local em formato take away.

É estacionar à porta, fazer pedido, pagar com cartão e está feito, risco quase zero.
319acaae0e0a4df7e1cd167c5bddccfc.jpg

Comprei-o por ser o ano de nascimento do meu filho. Daqui a uns valentes anos, quando ele apreciar, é para abrir.
Até porque o meu sogro também comprou.

Com os vintage's é mais ou menos assim: gostas de um grande vintage novo, bebe-lo até uns 5 anos depois da colheita... caso contrário, esperas uns 20... para ele evoluir como é suposto na garrafa.
Por isso, não tenhas pressa. E se puderes compra mais. 2017 foi um ano chamado clássico na declaração vintage. Um dos melhores.

Tens é de ter presente que o vintage tem um perfil completamente diferente de um Porto colheita, do estilo tawny, p. ex.

Last edited:
Até estarás mais enfarinhado no meio do que eu.
Uma boa viticultura é essencial para se fazer um bom vinho.
Apenas creio que a Adega de Monção receberá muita uva de muito produtor local...

Sim recebe, e é responsável pelo sustento de centenas de famílias, assim como o soalheiro. Eu não vendo para a adega cooperativa porque as quintas privadas pagam melhor e dão outro tipo de benesses. Não tenho de colocar lá a uva. Normalmente, disponibilizam-se para.colocar cá os camiões com os tegões.
Mas volto a explicar o porquê de eu não ser fã de muralhas, é demasiado trabalhado na adega a fim de sair sempre aquilo. Consegues fazer muralhas com uvas do Alentejo, por exemplo. Mas eu não gosto de falar muito disto, por acaba por ser não dizer o melhor do que os colegas/parceiros fazem e na verdade só quero que eles vendam muito e continuem a crescer.

Relativamente aos verdes, só não conseguimos ter uma presença forte nos mercados asiáticos porque há pouca união entre produtores, que no meu ponto de vista, é alto que devia mudar um pouco. Sinto que há união bastante mais coesa no Douro, embora hajam também todas as falcatruas de venda de manifestos e importação de motos estrangeiros, e uma rivalidade estúpida entre pequenos e grandes produtores. Mas regra geral, o posicionamento deles é fantástico, vê o projeto "Douroboys"

Como referi, pensar pensar eu pensei, mas todo o processo de colocação do vinho nesses mercados exige ir a feiras, que custam logo uns pequenos milhares de euros. Material da adega é perto de 300k, mais tratores e todas as alfaias agrícolas que deverás ter anda a volta dos 100k. É preciso muito capital à entrada. Aliás, tu vês, as grandes quintas do Douro eram de médicos ou industriais porque eles é que tinham possibilidades de alavancar tais investimentos.

Fazer vinho verde para vender em Portugal estaria fora de questão, dado que dificilmente consegues colocar algo acima dos 5€ a garrafa.

E modo de produção biológico? É certo que tens mais uns 20% de custos em cima, mas poderia compensar. Adega para 5 ha pode ficar bem abaixo dos 300.000 EUR, já tendo o edifício, claro. Não deixa de ser preciso muito capital, mas pelo menos já tens uva e podes por logo tudo a avançar. Se já produzes uva, para que precisas de mais alfaias? Que produção tens por ha? A pipa aí é 500 litros?
Não precisas logo de ir para feiras lá fora. Há feiras cá dentro (pequenas) que trazem muita malta de fora e até apoiam novos produtores. São feiras mais viradas para produtos bio e mais fora da caixa.
Se já tens um rendimento certo com a uva (paga a despesa e sobra) e não tens hipótese de te dedicares 100% ao assunto, então recomendo ficares pela venda certa da uva ou fazeres e venderes à porta.

Que vinho bebem?

Bebi um verde Quinta da Aveleda a acompanhar umas belas bifanas grelhadas
Soube a pato, parece sumo

E modo de produção biológico? É certo que tens mais uns 20% de custos em cima, mas poderia compensar. Adega para 5 ha pode ficar bem abaixo dos 300.000 EUR, já tendo o edifício, claro. Não deixa de ser preciso muito capital, mas pelo menos já tens uva e podes por logo tudo a avançar. Se já produzes uva, para que precisas de mais alfaias? Que produção tens por ha? A pipa aí é 500 litros?
Não precisas logo de ir para feiras lá fora. Há feiras cá dentro (pequenas) que trazem muita malta de fora e até apoiam novos produtores. São feiras mais viradas para produtos bio e mais fora da caixa.
Se já tens um rendimento certo com a uva (paga a despesa e sobra) e não tens hipótese de te dedicares 100% ao assunto, então recomendo ficares pela venda certa da uva ou fazeres e venderes à porta.
Vou-te responder por pm!

Bebi um verde Quinta da Aveleda a acompanhar umas belas bifanas grelhadas
Soube a pato, parece sumo

Melhor melhor era teres bebido esse verde da Aveleda com a companhia da relações públicas de lá. A miúda é linda e explicava-te tudo [:cool:]

Não é o melhor tópico mas hoje fui às compras directamente ao produtor. Um growler e 12 garrafas e acima de tudo tentar apoiar a restauração/comércio local em formato take away.

É estacionar à porta, fazer pedido, pagar com cartão e está feito, risco quase zero.
319acaae0e0a4df7e1cd167c5bddccfc.jpg

O Growler é para encher na fabrica e trazer cerveja para casa?

Também gosto bem desse, mas para mim é mais com peixe ou marisco. [br:)]

Esta semana chega bruta encomenda de peixe de mar e marisco , directamente de Sesimbra.

Se souberes da zona de Peniche (és daí certo?), a entregar em Oeiras avisa, somos 5 a comer é uma aviadela...

Esta semana chega bruta encomenda de peixe de mar e marisco , directamente de Sesimbra.

Se souberes da zona de Peniche (és daí certo?), a entregar em Oeiras avisa, somos 5 a comer é uma aviadela...
É pá, avisa como fazes isso que também quero. Talho já arranjei mas peixe não.
O Growler é para encher na fabrica e trazer cerveja para casa?
Precisamente. É só chegar lá e encher. 2L

E fizeste muito bem.
Compra mais. O Vintage 2017 da Nieport foi um dos melhores de 2017 e um dos mais baratos.
Compra agora que daqui a 20 anos valem muito mais.
Quanto custa nesta altura este Porto, 100 euros? Quando pode valer daqui a 20 anos, 500 euros?

Terá também o vinho desta casa potencial de valorização?

Que vinho bebem?

É pá, avisa como fazes isso que também quero. Talho já arranjei mas peixe não.Precisamente. É só chegar lá e encher. 2L

É pá, avisa como fazes isso que também quero. Talho já arranjei mas peixe não.Precisamente. É só chegar lá e encher. 2L

Cá vai, aviso que é caro e novas encomendas só daqui a 10-15 dias

Mas é de mar e bastante bom.

loja.peixefresco.com.pt

Vem tudo impecavelmente acondicionado, mandei vir 200€
Robalos 2kg, linguados 2kg, pescada 4kg e garoupa grande de 3kg.

Também me falaram deste:
https://peixariacentenaria.pt/

Last edited:

Aqui também somos 5 a comer... e agora, estando todos em casa, Deus me livre... já disse aos meus filhos que mais vale alimentar um burro a pão de ló!

Quanto custa nesta altura este Porto, 100 euros? Quando pode valer daqui a 20 anos, 500 euros?

Terá também o vinho desta casa potencial de valorização?

O Nieport foi posto à venda por 80,00 a garrafa.
Ainda encontrarás a esse preço.

Daqui a uns 20 anos é difícil dizer, mas há vintages que valorizam ainda mais do que isso.
A Nieport não é um nome tão forte nos vintages como as marcas da Symington, ou Noval, ou Taylor's, ou a Fonseca... talvez a mais conceituadas. Mas considerando as excelentes criticas que teve, é possível.

Nos vinhos de mesa, o Dirk Nieport é um homem que gosta de experimentar, tem vários projectos pelo Douro, Dão, Bairrada... Se puderes beber um Charme, ou um Robustus vais gostar seguramente....

Back