Que vinho bebem?

Nunca usei um digital, mas é melhor o manual, dá para meter na garrafa ou dentro de um copo e será mais preciso.

Eu uso um destes:

250e16865.gif

Uso um igual a esse, mas mais por carolice que outra coisa.

As garrafas saem do frio para a mesa, tinto fica 30 mins a repousar e está no ponto, branco leva manga gelada e mantém sempre no ponto. Não é preciso inventar mais.

Uso um igual a esse, mas mais por carolice que outra coisa.

As garrafas saem do frio para a mesa, tinto fica 30 mins a repousar e está no ponto, branco leva manga gelada e mantém sempre no ponto. Não é preciso inventar mais.

Com branco gosto de usar frape com gelo
E nunca encontrei uma manga decente para comprar

O frape com gelo é melhor que a manga, mas logisticamente é muito mais complicado, daí que vai a manga, mais rápido, menos loiça, menos logística.

Comprei na Amazon. Porreirinha, e ainda uso para aliviar os cotovelos quando jogo muito squash.

O frape com gelo é melhor que a manga, mas logisticamente é muito mais complicado, daí que vai a manga, mais rápido, menos loiça, menos logística.

Comprei na Amazon. Porreirinha, e ainda uso para aliviar os cotovelos quando jogo muito squash.

Também há umas na Decathlon [:D]

Também acho e o mesmo para os Barca Velha, no patamar imediatamente abaixo dos respectivos produtores há vinhos 3, 4 vezes mais baratos e "praticamente" ao mesmo nível.

Claro que o vinho tem uma história, um legado e tudo isso é incorporado no preço e nesse particular os Barca Velha parecem-me mais ricos, ou será por pouco saber dos Pera-Manca.

Concordo genericamente contigo... mas o Barca Velha, das poucas vezes que o bebi, soube-me melhor que o Pera Manca.... ideias!

Além de que ao fim de algum tempo desenvolves como que uma sensibilidade que te permite acertar sem estar sempre a sacar de termómetro...

Do que me conheço, rapidamente chego aí.

E aqui outro.

Por falar em temperaturas vê lá se estás a beber esse maduro branco à temperatura dos verdes brancos...
Pelo embaciado do copo...[:D]

Recordo-me de um comentário (pertinente) de que a cerveja também tem uma temperatura para ser bebida, isto na sequência de eu dizer que para mim era quanto mais fresca melhor, por isso acredito que tenha algum cuidado.

A cerveja foi a propósito de umas cervejas Deus, que creio não devem ser bebidas muito frescas [;)] a propósito ainda nunca provei. :sh)

A melhor que já usei é da Le Creuset.

LE_59142013206468.jpg

Mas como tudo da marca, custa o dobro das outras iguais, pelo que tenho a certeza que há igual e mais barata (tipo a do diamondplus).

Mas já sabes, quando a maria pedir a panela de ferro, tu só compras se ela deixar vir a manga tb. [:)]

Mas talvez se erre mais na temperatura de serviço dos brancos do que dos tintos, nos brancos muitos acham que é servir nos 5º do frigorifico e está a andar, não é bem assim:

Numa perspetiva genérica não devemos servir os brancos muito gelados nem os tintos muito quentes. Brancos mais jovens e secos e sem madeira, servir entre os 6ºC a 8ºC. Devemos sempre contar com a subida de dois a três graus durante o consumo. Brancos com madeira, entre os 10ºC e 12ºC; alguns mais complexos podem ser servidos a 12ºC ou 14º C. Nos tintos, se não têm madeira ou se são de castas mais frescas, como Castelão, Trincadeira, alguns Baga e Moreto, servir a 14ºC ou 15ºC. Os outros entre os 16ºC e os 18ºC. O espumante entre os 4ºC e os 6ºC, mas se for mais velho, de bolha mais fina e maior complexidade, podemos subir um pouco mais a temperatura. Os Vintage, Tawny e Moscatel, servir entre os 10ºC e os 12ºC. São vinhos de consumo mais pausado (a temperatura sobe mais no copo) e assim também sentimos menos o álcool e mais a complexidade e elegância do vinho.

Eu confesso que bebo o branco e o tinto mais frios do que devia, principalmente no verão.

Mas tenho algum cuidado quando bebo um branco mais estruturado, para não o beber demasiado fresco.

Eu sou terrível para isso das temperaturas, as únicas coisas que não gosto de beber frio é tinto e café e mesmo assim gosto bastante de ice coffee.
Brancos, Alvarinhos, Rosés, Verdes para mim quanto mais frio melhor.

Voltar
Superior