Que vinho bebem?

20200719-134438.jpg

Porque nem só de vinho se alimenta o homem.

Hoje, sem grandes expectativas* , bebi este ao almoço com um belo de um arroz de galo à cabidela, e não é que fiquei impressionado?

IMG_20200719_132834.jpg

* sem expectativas porque a Quinta de S. Mateus sabe fazer um dos melhores Pinot Noir que existem, não ama a Baga mas sabe levar bom dinheiro por ela, e este TN e Castelão saiu top...Não estava à espera.

Agora tens de provar o pássaro vermelho.

Brancos parecidos ao Chaminé na mesma gama de preços ou no limite até 10€, o que há aí? Precisava de umas sugestões já que esse foi o vinho que mais me surpreendeu nos últimos tempos.

6040308-0.jpg

Ontem, entre outras, bebi uma destas (Dona Paulette, 2016, da quinta de Lemos).
Bom, admitindo que não será do gosto de todos, a mim encheu-me as medidas... tudo o que um Encruzado evoluído e crescido em madeira deve ser... cor amarelo palha, aroma em crescendo e a fruta tão óbvia, com acidez mas com o respaldo da madeira no final...
Ele há coisas boas...!

Tenho de dizer que o Marketing do Maçanita Wines está forte...

Já me mandaram dois mails com ofertas em cima de ofertas. [kiss]

Sendo uma de 30€ de desconto numa compra superior a 100€.
Por isso não aguentei e mandei vir mais um pack.

https://shop.antoniomacanita.com/product/pack-controversia

Maçanita branco
Maçanita tinto.
Os Canivéis (Branco)
Folgazão (Branco)
Touriga Nacional Cima Corgo
Touriga Nacional Letra A

Em preço, em vez de 120€ originais do pack, está em promo a 105€ até ao final do mês, tive ainda os 30€ de desconto. E portes grátis.
Ficou a 75€ com entrega, o que representa um desconto global de 37,5%. [kiss]

Tenho de dizer que o Marketing do Maçanita Wines está forte...

Já me mandaram dois mails com ofertas em cima de ofertas. [kiss]

Sendo uma de 30€ de desconto numa compra superior a 100€.
Por isso não aguentei e mandei vir mais um pack.

https://shop.antoniomacanita.com/product/pack-controversia

Maçanita branco
Maçanita tinto.
Os Canivéis (Branco)
Folgazão (Branco)
Touriga Nacional Cima Corgo
Touriga Nacional Letra A

Em preço, em vez de 120€ originais do pack, está em promo a 105€ até ao final do mês, tive ainda os 30€ de desconto. E portes grátis.
Ficou a 75€ com entrega, o que representa um desconto global de 37,5%. [kiss]
Imagina as margens

Imagina as margens

Sempre soube que as margens são grandes.
Ainda mais nas garrafeiras e então em vinhos que ganham nome ainda "pior".
Já falámos aqui do caso do Cem Reis, um vinho 100% Syrah alentejano que foi considerado um dos melhores Syrah em 2014 ou por ai.
Disparou de preços de 20€ nas garrafeiras, para 35€... E agora 40€ e este ano 65€.... [:D]
Sendo que muitas vezes aparece em mercado secundários a preços exorbitantes.

Mas estes Maçanita são um p+ouco diferentes, não são vinhos de super mercado. Nem acho que alguma vez vi algum à venda. Só a gama base em 1 ou 2 garrafeiras. A produção era quase toda absorvida para Restaurantes e Hoteis de Luxo, bem como muita exportação.
Este ano devem estar "aflitos"... E então há que esmagar preços e tentar em alguns casos perder o mínimo.
Há produtores mesmo mal, e há pessoal a deitar vinho fora porque não têm onde o guardar. [s)]

Já falámos aqui do caso do Cem Reis, um vinho 100% Syrah alentejano que foi considerado um dos melhores Syrah em 2014 ou por ai.
Disparou de preços de 20€ nas garrafeiras, para 35€... E agora 40€ e este ano 65€.... [:D]

Mas estes Maçanita são um p+ouco diferentes, não são vinhos de super mercado. Nem acho que alguma vez vi algum à venda. Só a gama base em 1 ou 2 garrafeiras. A produção era quase toda absorvida para Restaurantes e Hoteis de Luxo, bem como muita exportação.
Este ano devem estar "aflitos"... E então há que esmagar preços e tentar em alguns casos perder o mínimo.
Há produtores mesmo mal, e há pessoal a deitar vinho fora porque não têm onde o guardar. [s)]
Nos supermercados não vejo preços a baixar... Até podíamos fazer stock, não é produto perecível.

Esta semana continuamos o périplo pelos brancos, Deu la Deu, Aveleda, Dona Ermelinda e Papa Figos.

O Dona Ermelinda não fiquei fã.

Última edição:
Nos supermercados não vejo preços a baixar... Até podíamos fazer stock, não é produto perecível.

Esta semana continuamos o périplo pelos brancos, Deu la Deu, Aveleda, Dona Ermelinda e Papa Figos.

O Dona Ermelinda não fiquei fã.

Sim, nos super não tem havido mexidas de preço. Eles têm costas largas para aguentar e devem ter acordos que se não vendem devolvem...

Mas confesso que com esta brincadeira a verdade é que comprei 12 garrafas que não estava a contar.
Por isso acho que é de aproveitar sempre estas promoções.

Sim, nos super não tem havido mexidas de preço. Eles têm costas largas para aguentar e devem ter acordos que se não vendem devolvem...

Mas confesso que com esta brincadeira a verdade é que comprei 12 garrafas que não estava a contar.
Por isso acho que é de aproveitar sempre estas promoções.

Eu até acredito que os supermercados estejam a vender o mesmo ou mais vinho. Já os armazenistas/revendedores dedicados ao canal Horeca, estarão a levar um rombo enorme.

Quanto às margens, um dos meus amigos teve um restaurante/casa de tapas durante um tempo, e os preços a que ele comprava o vinho, dava-me vontade de comprar à caixa ou à palete.

Deitar vinho fora... isso deveria ser pecado mortal. Se me vierem trazer, posso reactivar os depósitos subterrâneos

Eu até acredito que os supermercados estejam a vender o mesmo ou mais vinho. Já os armazenistas/revendedores dedicados ao canal Horeca, estarão a levar um rombo enorme.

Quanto às margens, um dos meus amigos teve um restaurante/casa de tapas durante um tempo, e os preços a que ele comprava o vinho, dava-me vontade de comprar à caixa ou à palete.

Deitar vinho fora... isso deveria ser pecado mortal. Se me vierem trazer, posso reactivar os depósitos subterrâneos

Sim o mercado Horeca está complicado.
Comprei coisas num fornecedor de Carne exclusivo Horeca que teve de mudar de negócio...

E sim, há Restaurantes a comprar vinho a excelente preço.

O deitar vinho fora, claro que para já estamos a falar de produções enormes de vinhos baixos ou médios que depois do inox não têm para onde ir... Não vão gastar barricas, nem garrafas para não vender.

Exceptuando a gama baixa (Sexy e um Maçanita de entrada) também nunca vi nada em supermercados, a garrafeira Soares é que vende alguns produtos deles.
Eu posso estar redondamente enganado, até porque só bebi o Arinto dos Açores, mas fico com a ideia de que eles metem muito o dedo nos vinhos deles, é quase tudo caro, com nomes pomposos e realmente bem escolhidos, nesse ponto o marketing deles é muito apelativo, mas quando provo o vinho fico com a ideia de que multiplicam por 2 o seu valor. No mercado há produtores com muito mais nome que não praticam preços daquele nível, acho quase uma afronta a maneira como eles disparam os preços dos seus vinhos.

Exceptuando a gama baixa (Sexy e um Maçanita de entrada) também nunca vi nada em supermercados, a garrafeira Soares é que vende alguns produtos deles.
Eu posso estar redondamente enganado, até porque só bebi o Arinto dos Açores, mas fico com a ideia de que eles metem muito o dedo nos vinhos deles, é quase tudo caro, com nomes pomposos e realmente bem escolhidos, nesse ponto o marketing deles é muito apelativo, mas quando provo o vinho fico com a ideia de que multiplicam por 2 o seu valor. No mercado há produtores com muito mais nome que não praticam preços daquele nível, acho quase uma afronta a maneira como eles disparam os preços dos seus vinhos.

Bem, o António Maçanita ganhou o prémio de enólogo do ano. Por isso algum valor há de ter.

Os preços são sem dúvida caros, e há coisas no mercado a preços semelhantes de qualidade elevada.
Por isso é que optei por estas compras com desconto.

Acho que eles têm tentado inovar, o Arinto dos Açores foi uma das primeiras opções mais conhecidas, e como sabemos a vinha nos açores é limitada e os preços sobem. O arinto dos açores e o verdadeiro verdelho são ambos vinhos de 92/93 pontos de RobertParker. E estmos a falar de vinhos na casa dos 23€. Para uma produção limitada não me parece descabido. (isto PVP claro!).
Os Caniveis (que agora fiquei com duas) é outro vinho de 21€ que teve 93 pontos. Com a promoção ficou-me a 13€ [;)] Por 13€ não se compram muitos vinhos deste nível.

Bem, o António Maçanita ganhou o prémio de enólogo do ano. Por isso algum valor há de ter.

Os preços são sem dúvida caros, e há coisas no mercado a preços semelhantes de qualidade elevada.

Acho que eles têm tentado inovar, o Arinto dos Açores foi uma das primeiras opções mais conhecidas, e como sabemos a vinha nos açores é limitada e os preços sobem. O arinto dos açores e o verdadeiro verdelho são ambos vinhos de 92/93 pontos de RobertParker. E estmos a falar de vinhos na casa dos 23€. Para uma produção limitada não me parece descabido. (isto PVP claro!).
Os Caniveis (que agora fiquei com duas) é outro vinho de 21€ que teve 93 pontos. Com a promoção ficou-me a 13€ [;)] Por 13€ não se compram muitos vinhos deste nível.

Sim, aqui não está em causa o valor do António Maçanita, que é um excelente enólogo, a quantidade em produção da maior parte também é limitada, mas olhando para os preços praticados, acho exagerados, isto comparando com outros produtores e outros vinhos.

O Verdelho e o Terrantez do Pico estão muito bons, mas eu estou a apreciar cada vez mais coisas diferentes.

3e1bda30d8671f84b51564c2c3669269.jpg

Arranjas alguns destes na Cave Lusa a preços interessantes, não sei se conheces. (Tens sempre hipótese de ligar para lá e negociar para baixar ainda mais o preço)

Voltar
Superior