Que vinho bebem?

Estas listas de melhores vinhos dizem-me pouco. Raros serão os casos em que não há interesses escondidos por trás.

Em 2014 fui a um jantar no Hotel Bairro Alto, em que quem fez o "pairing" dos vinhos foi o premiado escanção Bruno Antunes e também incluiu uma pequena formação sobre degustação antes do jantar.

Claro que foi soberbo e muito interessante fazer a formação e poder conviver com alguém tão entendido. Na altura "aprendi" que também há vinhos brancos muito bons e com capacidade de estarem muitos anos em garrafa, entre outras coisas.

Mas indo direto ao assunto, a escolha dos vinhos (marca) não foi inocente, quase nunca é, normalmente este pessoal que percebe muito de vinhos está ligado a algumas marcas.

É quase um contrassenso, porque estamos habituados a consumir vinhos brancos relativamente novos, os tintos têm sempre mais anos, mas os vinhos brancos antigos que tenho bebido estão em clara melhor forma do que os tintos com a mesma idade, tenho constatado que são mais "à prova do tempo", e ainda mais importante, noto que tiveram uma evolução crescente, um acréscimo de complexidade, já nos tintos mais antigos, muitas vezes a fruta já está num degrau baixo, em que só a acidez está a "segurar" o vinho.

Foi um misto de desilusão, cansaço e desinteresse.

Desilusão, por a recepção da lista não ter sido da forma que esperaria. Além de ter sido interpretado primariamente de forma errada, na minha opinião. Ainda que acreditasse existisse espaço para a dúvida, já não para o descrédito.

Cansaço, pois tive várias horas a estudar o assunto e a aprender qual seria a melhor forma de compilar informação. Não é por acaso que estão 400 entradas na lista original do Continente.

Por fim, desinteresse. Já que teria inicialmente desenvolvido a lista tendo em vista a comunidade e para trazer alguma verdade ao mundo dos vinhos. Nem sendo um particular consumidor de vinho, se não existia interesse por parte da comunidade, a minha participação naqueles moldes não faria sentido.

Entre o sucesso retumbante e a desilusão, o cansaço e o desinteresse há todo um espaço, igualmente útil... e onde todos caem e se movimentam a maior parte das vezes...

Por isso, mantem-te por cá... até porque um Ferrari é sempre bem-vindo [;)]

É quase um contrassenso, porque estamos habituados a consumir vinhos brancos relativamente novos, os tintos têm sempre mais anos, mas os vinhos brancos antigos que tenho bebido estão em clara melhor forma do que os tintos com a mesma idade, tenho constatado que são mais "à prova do tempo", e ainda mais importante, noto que tiveram uma evolução crescente, um acréscimo de complexidade, já nos tintos mais antigos, muitas vezes a fruta já está num degrau baixo, em que só a acidez está a "segurar" o vinho.

Alinho-me com o que dizes, ma non troppo... os brancos também evoluem bem em garrafa... mas os tintos costumam resistir melhor ao embate do tempo...
Agora há, efectivamente, um certa tendência para brancos com estágio em madeira, como os tintos, mas é muiti frequente um bom branco, nem feito, potente, estruturado evoluir na garrafa para algum peso, um certo mel pesadão, algo licorado, enjoativo, perdendo grande parte da sua frescura...

Entre o sucesso retumbante e a desilusão, o cansaço e o desinteresse há todo um espaço, igualmente útil... e onde todos caem e se movimentam a maior parte das vezes...

Por isso, mantem-te por cá... até porque um Ferrari é sempre bem-vindo [;)]

E não será perigoso misturar um Ferrari com álcool? [:D]

BTW, lembram-se do Vallado Quinta do Ourgal que tinha comprado, e que era para mim? Comecei a pensar que não fazia sentido estar a oferecer novamente Lima Mayer 2015 a um amigo, que já tinha recebido uma... :sh)

Desilusão, por a recepção da lista não ter sido da forma que esperaria. Além de ter sido interpretado primariamente de forma errada, na minha opinião. Ainda que acreditasse existisse espaço para a dúvida, já não para o descrédito.

Cansaço, pois tive várias horas a estudar o assunto e a aprender qual seria a melhor forma de compilar informação. Não é por acaso que estão 400 entradas na lista original do Continente.

Por fim, desinteresse. Já que teria inicialmente desenvolvido a lista tendo em vista a comunidade e para trazer alguma verdade ao mundo dos vinhos. Nem sendo um particular consumidor de vinho, se não existia interesse por parte da comunidade, a minha participação naqueles moldes não faria sentido.

Quando via aquela listagem fiz essa leitura. Fogo que trabalho de pesquisa fez este gajo! [:D]

Só por isso "ganhaste" um lugar neste grupo. Fica por cá que vais te sentir bem [;)]

Também ando lá a ver que pack escolho para oferecer.
Esse parece-me bem. Vale a diferença dos 15€ a mais para este?
https://shop.antoniomacanita.com/product/colecao-signature-alentejo

E Aquele Resumo 15 da Herdade São Miguel que falaram.
Será que vale a pena?

O Resumo eu comprei.

Se vale a pena? Não sei.
Mas pelo menos bebo uma coisa única. Não conheço nenhum outro vinhoe feito assim.
Há alguns vinhos que resultam da mistura de anos diferentes, mas são poucos.

Este está aprovado?

6061201-0.jpg

Já bebi isso há uns anos. Não me lembro do anos mas sei que gostei!

Ferrari pá, de não me engano és ribatejano.

Ainda hoje fiz um bom trajecto da n118, aquilo é só grandes vinhos por ali. Lembrei-me dos teus posts e de como farias bem melhor se nos fosses dando boas referências regionais!!

Ainda hoje fiz um bom trajecto da n118, aquilo é só grandes vinhos por ali. Lembrei-me dos teus posts e de como farias bem melhor se nos fosses dando boas referências regionais!!

A Quinta da Alorna tem coisas tão boas....

Ainda o ano passado quando fui à feira da Golegã, me "perdi" na Adega [:)]

Por falar em Ribatejo, Conde de Vimioso reserva branco no continente a 10€. Aparecia aí ontem na lista dos melhores vinhos brancos. Arrisquei e trouxe.

Por acaso não conheço muito as empresas aqui da região.

Há uma que conheço por passar lá.

https://solardosloendros.pt/

Mas deixo aqui uma Rota de Vinho do Tejo.

https://www.arcgis.com/apps/MapTour/index.html?appid=59268f6593384a49a1ec962b8c0fe1c2

https://www.cvrtejo.pt/

A Casa Cadaval também merece uma visita... Tuísca, Padre Pedro e infelizmente descontinuaram o Herdade de Muge...

A própria quinta tem coisas muito giras, principalmente para quem gostar de arqueologia industrial.

Voltar
Superior