Diamondplus
Well-known member
Estas listas de melhores vinhos dizem-me pouco. Raros serão os casos em que não há interesses escondidos por trás.
Em 2014 fui a um jantar no Hotel Bairro Alto, em que quem fez o "pairing" dos vinhos foi o premiado escanção Bruno Antunes e também incluiu uma pequena formação sobre degustação antes do jantar.
Claro que foi soberbo e muito interessante fazer a formação e poder conviver com alguém tão entendido. Na altura "aprendi" que também há vinhos brancos muito bons e com capacidade de estarem muitos anos em garrafa, entre outras coisas.
Mas indo direto ao assunto, a escolha dos vinhos (marca) não foi inocente, quase nunca é, normalmente este pessoal que percebe muito de vinhos está ligado a algumas marcas.
É quase um contrassenso, porque estamos habituados a consumir vinhos brancos relativamente novos, os tintos têm sempre mais anos, mas os vinhos brancos antigos que tenho bebido estão em clara melhor forma do que os tintos com a mesma idade, tenho constatado que são mais "à prova do tempo", e ainda mais importante, noto que tiveram uma evolução crescente, um acréscimo de complexidade, já nos tintos mais antigos, muitas vezes a fruta já está num degrau baixo, em que só a acidez está a "segurar" o vinho.