Que vinho bebem?

Por acaso não conheço muito as empresas aqui da região.

Há uma que conheço por passar lá.

https://solardosloendros.pt/

Mas deixo aqui uma Rota de Vinho do Tejo.

https://www.arcgis.com/apps/MapTour/index.html?appid=59268f6593384a49a1ec962b8c0fe1c2

https://www.cvrtejo.pt/

Haja alguém a meter o Entroncamento no mapa do fórum!! O Jonaspower é que era o Lord da Meia Via, aí ao lado, mas tem aparecido menos agora.

Essa rota que colocas está algo incompleta. Há mesmo muitas casas (pelo menos) na zona Alpiarça - Almeirim que não estão aí. Nem a Alorna aí está... imperdoável. Casa Cadaval é outra bastante conhecida.

Ando curioso de provar a gama "Falcoaria" da casa Casal Branco que tem umas vinhas verdadeiramente velhas.

As regiões menos "moda" de vinhos têm por vezes boas preciosidades a preços muito bons.

O Resumo eu comprei.

Se vale a pena? Não sei.
Mas pelo menos bebo uma coisa única. Não conheço nenhum outro vinhoe feito assim.
Há alguns vinhos que resultam da mistura de anos diferentes, mas são poucos.

Obrigado.
Seria para oferecer a uma pessoa que bebe muitos e variados vinhos de "gama superior".
Mas agora o 330i baralhou-me com a opção do Alcube. O Grande Reserva com a Serigrafia acho que dá um toque giro à oferta, mesmo que seja uma incógnita na qualidade do vinha (tendo em conta o valor)

A Casa Cadaval também merece uma visita... Tuísca, Padre Pedro e infelizmente descontinuaram o Herdade de Muge...

A própria quinta tem coisas muito giras, principalmente para quem gostar de arqueologia industrial.

É uma região com tradição agrícola dos tempos régios. Deve ser por isso que algumas dessas casas têm vinhas mesmo muito velhas, coisa que não acontece em zonas onde a vinha floresceu comercialmente mais tarde.

Haja alguém a meter o Entroncamento no mapa do fórum!! O Jonaspower é que era o Lord da Meia Via, aí ao lado, mas tem aparecido menos agora.

Essa rota que colocas está algo incompleta. Há mesmo muitas casas (pelo menos) na zona Alpiarça - Almeirim que não estão aí. Nem a Alorna aí está... imperdoável. Casa Cadaval é outra bastante conhecida.

Ando curioso de provar a gama "Falcoaria" da casa Casal Branco que tem umas vinhas verdadeiramente velhas.

As regiões menos "moda" de vinhos têm por vezes boas preciosidades a preços muito bons.

O Entroncamento é mais comboios. [:D]
O Jonas Power deve andar agora mais virado para a Santa da Meia Via. [:)]

Esses locais que falas eram para mim desconhecidos, mas ainda bem que falaste neles que ficam referenciados para uma possível visita futura.

Edit: O meu avô até tem uma pequena porção de vinha. Se me interessasse pelo tema, até era capaz de fazer uma pequena produção própria.

Última edição:
Obrigado.
Seria para oferecer a uma pessoa que bebe muitos e variados vinhos de "gama superior".
Mas agora o 330i baralhou-me com a opção do Alcube. O Grande Reserva com a Serigrafia acho que dá um toque giro à oferta, mesmo que seja uma incógnita na qualidade do vinha (tendo em conta o valor)
Eu comprei duas para mim, com o ano de nascimento dos que pagam as contas ca de casa, e outra para o meu irmão

Mas conhecendo bem o talento do João Serras, e o historico dos vinhos, não tenho qualquer reserva que será algo muito especial

Um vinho do Ribatejo, que já não bebo à uns anos, que era bastante interessante, sobretudo tendo em conta o preco era o Cardeal D Guilherme Reserva ou o Grande Escolha da Adega Cooperativa de Alcanhões.

Que vinho bebem?

Um vinho do Ribatejo, que já não bebo à uns anos, que era bastante interessante, sobretudo tendo em conta o preco era o Cardeal D Guilherme Reserva ou o Grande Escolha da Adega Cooperativa de Alcanhões.

Carreguei largas dezenas de caixas desses vinhos. E curiosamente nunca os bebi...

É uma região com tradição agrícola dos tempos régios. Deve ser por isso que algumas dessas casas têm vinhas mesmo muito velhas, coisa que não acontece em zonas onde a vinha floresceu comercialmente mais tarde.

Sim, a sua história remonta aos séc XVII / XVIII, mas o sector dos vinhos sofreu uma grande transformação, a nivel técnico, nos últimos 20/30 anos.

Gosto muito desta entrevista do “Jorge” Bohm, pai da Dorina...

https://www.google.pt/amp/s/www.dn....erao-condicoes-para-fazer-vinho-11209533.html

No dia em que parei na Quinta da Alorna também fui a essa Quinta do Casal Branco e também não faziam prova de vinhos a não ser para grupos e reservado com antecedência, por isso também não trouxe de lá nada.

Obrigado.

O Resumo também é uma incógnita de vinho. E confesso que tenho mais "medo" do que com o Grande Reserva do Alcube.

Como prenda diria que o GR do Alcube é interessante, tens uma Serigrafia numerada (atenção que só há 300+300).
Por outro lado o Resumo é um vinho diferente de quase tudo o que se faz. Com muito mais probabilidade de dar asneira. [:D]

Foi exactamente esse, e o seu preço, que amuaram a minha navegadora. [:p]

E têm um "colheitas tardias" em garrafas de 050cl que eu não conhecia e fique fã

Têm uma colheita tardia tinto. Não sei se será único no nosso país.

Na altura comprei algumas e ofereci todas... acabei por não provar.

Tens tudo para sermos bons amigos... [:D][:D][:D]

Se tivesse bebido todo o vinho que me passou pelas mãos, já ia no 5º fígado. Nem vou falar de beber o que já fiz... [:D]

Um dos meus avôs foi, durante muitos anos, distribuidor de vinhos por conta própria. Obviamente que o meu trabalho, nas férias escolares, era andar com ele a fazer a "volta" pelos clientes (cafés/restaurantes). Ás vezes a descarregar aos 120 garrafões num só cliente, "alimpa-te!!" :sh).Curiosamente uma das adegas onde se ia abastecer era a de Alcanhões...

Podemos ser bons amigos, mas olha que actualmente bebo mais do que carrego [:D]

Uma vez, com a carrinha avariada, meti 23 caixas de Cardeal D. Guilherme dentro de um Corsa B comercial. Até o meu avô trazia uma caixinha ao colo. [:)]

Se tivesse bebido todo o vinho que me passou pelas mãos, já ia no 5º fígado. Nem vou falar de beber o que já fiz... [:D]

Um dos meus avôs foi, durante muitos anos, distribuidor de vinhos por conta própria. Obviamente que o meu trabalho, nas férias escolares, era andar com ele a fazer a "volta" pelos clientes (cafés/restaurantes). Ás vezes a descarregar aos 120 garrafões num só cliente, "alimpa-te!!" :sh).Curiosamente uma das adegas onde se ia abastecer era a de Alcanhões...

Podemos ser bons amigos, mas olha que actualmente bebo mais do que carrego [:D]

Uma vez, com a carrinha avariada, meti 23 caixas de Cardeal D. Guilherme dentro de um Corsa B comercial. Até o meu avô trazia uma caixinha ao colo. [:)]

Já começas a desconversar... [:D][:D]

Já começas a desconversar... [:D][:D]

As coisas mudam... Lá vão os tempos "negros", em que pisava uva e bebia cerveja ao mesmo tempo. O meu falecido avô "passava-se" comigo... para ele era uma sacrilégio.[:D]

Depois comecei a "gamar-lhe" as Aliança Bruto Tinto que andava debaixo do banco da carrinha, e pronto...

Voltar
Superior