Que vinho bebem?

Atenção: LBV e Vintage são sempre ruby...
Nos Porto's tens 2 famílias: os ruby (Reserva, LBV, Vintage...) e os tawnie (10/20... e Colheitas).

Pois, quando comprei este LBV achei estranho não referenciar, e também nos vintage não via referência a serem ruby ou tawny.

Mas faz sentido o que dizes. Neste caso já sei que o meu caminho será pelos tawny, e especialmente explorar os colheita, que parece que são os que existem em menor oferta. [s)]

O Vivino tb é bom em fake reviews, tipo TripAdvisor. Pede-se a 30 amigos por 5 estrelas e está feito, e se for preciso, por $250 arranjam-se 500 reviews [:D].
não me recordo de ter apanhado barretes no Vivino, e até já descobri verdadeiros tesourinhos através das reviews, mas...

o Tripadvisor deixei já de usar há uns 2 ou 3 anos, não acertam uma em particular nos restaurantes, foram barretes atrás de barretes

É pena que não exista muita oferta de tawny colheita. Gosto de saber o ano do vinho que estou a beber... [:D]

Mas vou começar pelos básicos, conhecer diversas marcas e pelos 10 anos. Para "treinar" um pouco o palato antes de passar para os 20 anos e acima.

É pena que não exista muita oferta de tawny colheita. Gosto de saber o ano do vinho que estou a beber... [:D]

Mas vou começar pelos básicos, conhecer diversas marcas e pelos 10 anos. Para "treinar" um pouco o palato antes de passar para os 20 anos e acima.

Existe pois, até tens Colheitas do mesmo ano e mesma marca (por exemplo 1985), engarrafadas em diferentes anos (2017,2019, etc...)
Nos 10,20,30 e 40 anos, aí é que só tens esses numa determinada marca.

E nos Colheita facilmente em poucas garrafas (das mais antigas), gastas milhares de euros.

Aqui só tens Colheitas: https://www.garrafeiraveneza.com/pt/?tags=adega,port-wine,colheita&order_by=price,desc

Existe pois, até tens Colheitas do mesmo ano e mesma marca (por exemplo 1985), engarrafadas em diferentes anos (2017,2019, etc...)
Nos 10,20,30 e 40 anos, aí é que só tens esses numa determinada marca.

E nos Colheita facilmente em poucas garrafas (das mais antigas), gastas milhares de euros.

Aqui só tens Colheitas: https://www.garrafeiraveneza.com/pt/?tags=adega%2Cport-wine%2Ccolheita&order_by=price%2Cdesc

My bad. Estava a ver anos recentes, mas parece que são como os vintage, só são feitos em anos de qualidade, e tem outro senão, que é de ficarem pelo menos 7 anos em madeira. Ou seja, não haverá nada muito recente, pois o mínimo são 7 anos mas podem ser engarrafados com bem mais. Estarei atento porque pretendo comprar um ano específico.

Já agora, vocês que percebem de vinhos, esta promo valerá a pena? Preciso de mandar vir umas coisas da GN e faltam dois euros para ter portes grátis. Bem sei que estes conjuntos devem ter vinhos para despachar vinagres, mas atendendo ao lote no geral, fiquei na dúvida...

https://www.garrafeiranacional.com/...go-para-o-comeco-de-2021/assortment-gn-1.html

My bad. Estava a ver anos recentes, mas parece que são como os vintage, só são feitos em anos de qualidade, e tem outro senão, que é de ficarem pelo menos 7 anos em madeira. Ou seja, não haverá nada muito recente, pois o mínimo são 7 anos mas podem ser engarrafados com bem mais. Estarei atento porque pretendo comprar um ano específico.

Já agora, vocês que percebem de vinhos, esta promo valerá a pena? Preciso de mandar vir umas coisas da GN e faltam dois euros para ter portes grátis. Bem sei que estes conjuntos devem ter vinhos para despachar vinagres, mas atendendo ao lote no geral, fiquei na dúvida...

https://www.garrafeiranacional.com/...go-para-o-comeco-de-2021/assortment-gn-1.html

Esse pack na GN não vale a pena, metem vinhos banais com vinagre (vinho velho), e depois dizem que fazem grande desconto, é só mesmo garrafas que querem despachar.

Esse pack na GN não vale a pena, metem vinhos banais com vinagre (vinho velho), e depois dizem que fazem grande desconto, é só mesmo garrafas que querem despachar.

Fiquei curioso apenas pela cedro do noval tinto, uma vez que já tenho na minha adega cedro do noval branco (mas ainda não testei) e pelo duas margens, que não conheço.

Vou ver uma "treta" qualquer para encher carrinho...

Fiquei curioso apenas pela cedro do noval tinto, uma vez que já tenho na minha adega cedro do noval branco (mas ainda não testei) e pelo duas margens, que não conheço.

Vou ver uma "treta" qualquer para encher carrinho...

O Cedro do Noval e o Duas Margens são bons
De resto é como Diamond diz, estão a despachar um vinagre

O Cem Reis é assim tão bom?!
Estive a ver o 3º Episódio do Wine Show enquanto jantava e um dos actores quando bebeu o Cem Reis até soltou uma lágrima todo emocionado. [:D]

Um belo artigo da Mariana Lopes: DOURO TINTO POR MENOS DE €10: VINHOS AMBICIOSOS, COMPRAS INTELIGENTES

https://grandesescolhas.com/douro-t...XZiNVn98FspUTTWT5njl21S0iDKLchEIPJ1609OVMF4Sc
Nessa onda ando a testar melhor o segmento.

Hoje foi esta equipa abaixo. O vale d. Maria é bastante bom mas muito suave. Apesar de 2018 parece pronto a beber, mas tem demasiada suavidade para meu gosto. O vinha grande, também de 2018, é uma brutidade. Nota-se que existe ali muita complexidade que precisa de tempo. Só não sei bem quanto, mas não tenho muitas dúvidas que o abri muito cedo. Tenho ideia de 10 anos para o vinha grande. Vou aguardar mais tempo para as próximas.

fc9d16215c86b4fad13d9337e7a393fa.jpg

Nessa onda ando a testar melhor o segmento.

Hoje foi esta equipa abaixo. O vale d. Maria é bastante bom mas muito suave. Apesar de 2018 parece pronto a beber, mas tem demasiada suavidade para meu gosto. O vinha grande, também de 2018, é uma brutidade. Nota-se que existe ali muita complexidade que precisa de tempo. Só não sei bem quanto, mas não tenho muitas dúvidas que o abri muito cedo. Tenho ideia de 10 anos para o vinha grande. Vou aguardar mais tempo para as próximas.

Os vinhos correntes como têm pouca estrutura, não vale a pena aguardar muito tempo, são feitos para serem bebidos jovens, pouco melhoram com os anos, como esses são de 2018, idealmente são para serem bebidos passados 3 anos após o engarrafamento.
É beber agora os de 2017, nos últimos meses de 2021 (a partir de Setembro), começar a beber os de 2018.

O perfil de consumo dos Portugueses aponta precisamente para isso: gostamos mais dos tawnie's.
Já os "bifes" gostam mais do estilo mais seco e vinoso dos ruby... adoram Vintage's...
Eu devo ser uma hibrido qualquer porque tanto gosto de uns como doutros... [:D][:D]

Isto dos vinhos é também uma prova de auto-conhecimento... Eu creio que gosto mais dos Ruby!

O meu gosto pessoal em vinhos vai mais em torno da fruta que do contributo da madeira. Aliás acho um trabalho notável quando ela lá está mas não se nota demasiado. Então quando se sobrepõe fico sempre desapontado.

Se calhar é por isso que prefiro os Ruby... :confused::confused:

Os vinhos correntes como têm pouca estrutura, não vale a pena aguardar muito tempo, são feitos para serem bebidos jovens, pouco melhoram com os anos, como esses são de 2018, idealmente são para serem bebidos passados 3 anos após o engarrafamento.
É beber agora os de 2017, nos últimos meses de 2021 (a partir de Setembro), começar a beber os de 2018.

Surpreendentemente tenho apanhado bastantes vinhos de 2018 perfeitamente afinados.

Não sei até que ponto os produtores não estarão a mudar o perfil dos vinhos devido à pressão do mercado.

O vale dona maria não sei, mas sobre o vinha grande a crítica aponta para os 15 anos. É o ponto alto. A própria garrafa também indica que tem grande potencial de envelhecimento. Daí ter falado em não menos de 10 anos. Terei de esperar. Mas tenho muita coisa na adega...

Voltar
Superior