Que vinho bebem?

Vem aí novo guia dos vinhos do João Palo Martins, mas desta vez só do Douro.

JOÃO PAULO MARTINS LANÇA GUIA VINHOS DO DOURO

É já no dia 6 de Abril que João Paulo Martins — jornalista especializado e um dos críticos com mais experiência em Portugal — lança o guia “Vinhos do Douro”, editado pela Oficina do Livro, com provas de mais de mil vinhos desta região.
Colunista no Expresso e colaborador permanente na revista Grandes Escolhas, João Paulo Martins conta, neste novo guia, a história de várias casas de vinho durienses, e organiza as notas de prova por produtor, mas também por preço médio. Só foram contemplados, na obra, os vinhos que obtiveram nota mínima de 14 pontos (numa escala até 20 valores). O autor também indica, em cada vinho, se deve ser guardado ou consumido de imediato.

No guia “Vinhos do Douro” são contemplados brancos, rosés, tintos, colheitas tardias e espumantes, mas não Vinhos do Porto: “Com uma área de vinha de cerca de 40 mil hectares, neste momento os dados de 2019 dizem que a região já produz mais vinho Douro do que Vinho do Porto, uma tendência que se poderá acentuar nos próximos anos”, explica João Paulo Martins.
O guia “Vinhos do Douro” tem um p.v.p. de €13,90, e estará disponível em todas as livrarias do país.

https://grandesescolhas.com/joao-pa...Ew1AZp4EktDMAEPFlsGJIYDy5AY_LaRDOr5T_H_S3VCrY

Em sortido, ninguem os bate.

E em preços...altos! [:D]

Como me fica um bocado fora de mão ainda lá não fui. Mas pela recomendação, parece que vale a pena pelo turismo = visitar e tirar fotos, já que para comprar será para depenar turistas. [:D]

Vi que isso fica já pelos 50 paus a garrafa. Ainda não estou nesse nível de "experimentações" nos tintos. Acho que só mesmo no champagne é que ando nesses valores. [:D]
Mas é boa pinga. Tal como te disse para gastares 15 ou 20 euros numa garrafa de vinho francês acho que não vale a pena. Vais ficar desiludido.

1f1ff78f61fe54bed249da38525df4cf.jpg

Last edited:
Bem, cada vez estou a ficar mais curioso com esse Parcela Única, começa a ser uma falha grave, visto que já provei muita coisa do Anselmo Mendes, fica para breve.

Dos outros conheço todos (excepto o Barca velha) e o Ribeiro Santo Vinha da Neve é o que faz claramente o meu gosto, os outros não me tocaram assim muito, são bons vinhos, mas não os achei extraordinários.

É a diversidade de gostos, de opiniões e de vinhos que dá graça a isto tudo...

Curiosamente, acho que o Parcela Única está para os Alvarinhos, como o Vinha da Neve para o Encruzado... subtil, elegante, com corpo, com sabor e textura... mas tudo requintado... e ambos envelhecem bem, com a madeira e a untuosidade a ganhar espaço à frescura e à fruta...

Mas é boa pinga. Tal como te disse para gastares 15 ou 20 euros numa garrafa de vinho francês acho que não vale a pena. Vais ficar desiludido.

1f1ff78f61fe54bed249da38525df4cf.jpg
É difícil alguém que bebe vinagre ficar desiludido. No máximo poderei não gostar no copo e sim na salada.

Hoje ao jantar, Anselmo Mendes Muros de Melgaço 2019, belo Alvarinho, sem invenções, bem feito e muito fidedigno da casta, aromático e fresco, noto que este é um pouco mais mineral que o Contacto do mesmo produtor.

WVBel1L.jpg

JSVzpJG.jpg

Hoje ao jantar, Anselmo Mendes Muros de Melgaço 2019, belo Alvarinho, sem invenções, bem feito e muito fidedigno da casta, aromático e fresco, noto que este é um pouco mais mineral que o Contacto do mesmo produtor.

WVBel1L.jpg

JSVzpJG.jpg
Esse anselmo mendes é o que faz alvarinho da marca pingo doce. Comprei um para experimentar e é muito fraquinho.

De certeza que deve ser feito com as lavagens das pipas/cubas desse!!!

Esse anselmo mendes é o que faz alvarinho da marca pingo doce. Comprei um para experimentar e é muito fraquinho.

Eu gostei do Alvarinho Reserva da marca Pingo Doce, custou o mesmo do que uma garrafa de Muralhas de Monção e até acho que prefiro o do Pingo Doce.

Eu comprei este para experimentar: https://www.pingodoce.pt/produtos/m...o-doce/vinho-verde-alvarinho-pingo-doce-75cl/

Esse que falas é o reserva, e poderá ser realmente bem melhor. Tenho de experimentar também. Mas custa 5€, o muralhas custa 3-4€.

Não fazia ideia que o Pingo Doce tinha assim tanta variedade de Alvarinhos [:D]

Realmente, o que eu comprei foi este:

https://www.pingodoce.pt/produtos/m...doce/vinho-alvarinho-reserva-pingo-doce-75cl/

Será que também foi feito pelo Anselmo Mendes.

O disse que custou o mesmo do que o Muralhas porque comprei em promoção e estava a baixo do 4€, mas estes vinhos do PD não passam a maior parte do tempo em promoção?
No PD mais perto da minha casa é muito raro ter este Alvarinho, acho que só o vi lá quando o comprei, mas aquele PD é muito fraco a nível de oferta de vinhos, tenho outro que fica pouco mais longe, que tem uma secção de vinhos e oferta muito superior, mas como é noutro concelho nem tenho la ido para evitar chatices com as autoridades caso seja mandado parar.

Esse reserva também não o vi, mas os PD da minha zona são limitados em vinhos, com pouca quantidade de cada e esgotam rápido. Mas o PD parece estar forte na "marca própria" de vinho, ainda não apanhei é nenhum que valesse a pena...[:D]

Bons Alvarinhos de entrada tens ali o Aveleda, Deu-la-Deu, do Anselmo Mendes o Muros Antigos e Contacto que estão logo num nível mais elevado.

JSVzpJG.jpg

Se o beberes daqui a um ano vais notar a preponderância que a madeira ganha... evolui muito bem... e aguenta-se muito bem na luta com o tempo.

Os vinhos PD são feitos à medida do pingo doce. Eles é que escolhem o perfil do vinho. Se querem mais seco, com maior acidez, etc etc. Um vinho normal de produtor ele é que define o perfil. Aqui quem manda é o PD. ;)

Esse reserva também não o vi, mas os PD da minha zona são limitados em vinhos, com pouca quantidade de cada e esgotam rápido. Mas o PD parece estar forte na "marca própria" de vinho, ainda não apanhei é nenhum que valesse a pena...[:D]

Até gostei do Castelão Vinhas Velhas.

Tenho o Três Tourigas e o 21 barricas para experimentar, vamos ver.

Até gostei do Castelão Vinhas Velhas.

Tenho o Três Tourigas e o 21 barricas para experimentar, vamos ver.
Desisti da marca pingo doce. Comprei o alvarinho mas o reserva porque o msantos aqui partilhou. E aproveitei para reforçar o vinha do torrão reserva, da ermelinda, que estava em promoção. Vinho de 9.99, que penso que os vale, estava a 3.99, trouxe todos os que podia...

Não vale nada porque nunca está a esse preço.
Está sim. Tenho-o visto sempre a 9,99€ e o vinha do torrão normal a 5,99. O torrão normal é que já vi várias vezes a 3.99, mas tendo o reserva ao mesmo preço, não há hesitação.

A 3,99 tenho dificuldade em encontrar vinhos melhores. Para 9.99 é um preço onde o leque de escolha alarga muito nos meus gostos e facilmente prefiro um vinha grande ou duas quintas. Pode não valer exactamente os 10 paus, mas tem valor para andar lá perto.

Está sim. Tenho-o visto sempre a 9,99€ e o vinha do torrão normal a 5,99. O torrão normal é que já vi várias vezes a 3.99, mas tendo o reserva ao mesmo preço, não há hesitação.

A 3,99 tenho dificuldade em encontrar vinhos melhores. Para 9.99 é um preço onde o leque de escolha alarga muito nos meus gostos e facilmente prefiro um vinha grande ou duas quintas. Pode não valer exactamente os 10 paus, mas tem valor para andar lá perto.

Esses são os vinhos do "desconto" da Dona Ermelinda no Pingo Doce.

Um custa 3€ e o outro 4€.

Edit: O Lidl é que tinha o reserva deles da Dona Ermelinda a 2,40€.

Penso que tenha por base a casta Castelão.

Last edited:
Back