Que vinho bebem?

Obrigado pelas opiniões.

Tenho ali uma de Soalheiro Alvarinho(esta comprada na garrafeira Soares), já está no frigorífico.

Calor quase infernal, está mesmo a pedir um espadal!

IMG-20220507-141114.jpg

Ontem abri um Soalheiro Natur Pure Terroir.
Vinho natural, de fermentação espontânea, sem sulfuroso e sem estabilização/filtração, portanto o vinho apresenta-se turvo.
Deixou-me com sentimentos mistos. Se, por um lado, gostei do lado mais cru do vinho, com muita fruta cítrica, acidez muito presente e bastante tartárica, por outro achei que havia um ligeiro desvio organoléptico, que a mim me pareceu um ligeiro aroma a fenol volátil (couro/químico) e ligeiríssimo ranço provavelmente com origem numa maloláctica natural menos controlada ou numa contaminação por brett. Nada que não seja comum apanhar neste tipo de vinhos.
Alguma oxidação, mas até a achei interessante. Lembrou-me alguns vinhos "de lavrador" ou uma cidra tradicional (sem o aroma a maçã).
Um vinho que vale pelo lado curioso de ser um "vinho natural".

V06722.jpg

Ontem abri um Soalheiro Natur Pure Terroir.
Vinho natural, de fermentação espontânea, sem sulfuroso e sem estabilização/filtração, portanto o vinho apresenta-se turvo.
Deixou-me com sentimentos mistos. Se, por um lado, gostei do lado mais cru do vinho, com muita fruta cítrica, acidez muito presente e bastante tartárica, por outro achei que havia um ligeiro desvio organoléptico, que a mim me pareceu um ligeiro aroma a fenol volátil (couro/químico) e ligeiríssimo ranço provavelmente com origem numa maloláctica natural menos controlada ou numa contaminação por brett. Nada que não seja comum apanhar neste tipo de vinhos.
Alguma oxidação, mas até a achei interessante. Lembrou-me alguns vinhos "de lavrador" ou uma cidra tradicional (sem o aroma a maçã).
Um vinho que vale pelo lado curioso de ser um "vinho natural".

V06722.jpg

Que grande apreciação, a um nível já difícil de acompanhar.

Vinho do lavrador, tipo sumo de uva, com zero madeira não aprecio. Quando bebo à frente de quem o produz não digo mal, mas ….

Hoje abri esta menina, fantástico! Aroma muito rico, fresco e frutado, delicadeza e finesse dos taninos, final de boca longo, delicioso, acidez no ponto, e com um toque de vinho do Porto (Roriz) a perdurar. Grande vinho!

Pontuação: 18.5+
Prontíssimo a beber mas tenho mais 2 guardadas para ver a sua evolução!

8f0d55b277b35802f8c0e92f5a5f7f9c.jpg

Attachments

• PXL_20220507_114851929.jpg
    PXL_20220507_114851929.jpg
    32.5 KB · Views: 0
Last edited:
Hoje abri esta menina, fantástico! Aroma muito rico, fresco e frutado, delicadeza e finesse dos taninos, final de boca longo, delicioso, acidez no ponto, e com um toque de vinho do Porto (Roriz) a perdurar. Grande vinho!

Pontuação: 18.5+
Prontíssimo a beber mas tenho mais 2 guardadas para ver a sua evolução!

8f0d55b277b35802f8c0e92f5a5f7f9c.jpg

É dos melhores vinhos que já bebi. Provavelmente nos 5 melhores.

Excepcional.

DSC01200.JPG

confesso que gostei bastante do 2007, mas este 2009 ficou aquém das expectativas: já em fase descendente, pouca acidez, taninos desequilibrados, fruta demasiado madura, um pouco amargo até no final de boca, enfim

Como aqui há tempos alguém questionava em relação ao tempo que era possível guardar uma garrafa de porto aberta.E está uma explicação sucinta sobre as várias categorias de porto e no 2° sobre generosos

Como aqui há tempos alguém questionava em relação ao tempo que era possível guardar uma garrafa de porto aberta.E está uma explicação sucinta sobre as várias categorias de porto e no 2° sobre generosos

Abrir um Vintage é tramado, uma pessoa bebendo 50ml a cada refeição, dá 8 dias, e eles começam a perder propriedades após uns 3 dias, esse até fala em 1 ou 2 dias.

Eu utilizo é aquele sistema de vácuo, após abertura da garrafa (Vintage ou tranquilo), sempre ajuda alguma coisa.

Screenshot_20220510-183631_Google.jpg

Normalmente bebo vinho de pacote , há uma promoção no minipreco de um bag de 5 litros por 3,99 , não esta caro por 5 litros de bom vinho.

DSC01200.JPG

confesso que gostei bastante do 2007, mas este 2009 ficou aquém das expectativas: já em fase descendente, pouca acidez, taninos desequilibrados, fruta demasiado madura, um pouco amargo até no final de boca, enfim

Tive de ir ver, bebi esse Garrafeira 2009 em Novembro de 2020, na altura achei-o bem bom, numa excelente altura para o consumir, mas lá está, estamos a falar de 1 ano e meio de diferença, e eu por algumas experiências que vou tendo, em certos vinhos 1 ano de diferença é muito desenvolvimento, mais do que supomos.
E do muito bom passamos para o péssimo.

Tive de ir ver, bebi esse Garrafeira 2009 em Novembro de 2020, na altura achei-o bem bom, numa excelente altura para o consumir, mas lá está, estamos a falar de 1 ano e meio de diferença, e eu por algumas experiências que vou tendo, em certos vinhos 1 ano de diferença é muito desenvolvimento, mais do que supomos.
E do muito bom passamos para o péssimo.

sim acontece muito, mas o meu espanto aqui é que eu bebi o 2007 em dezembro de 2021 e estava soberbo.

Do Dão, Quinta de Lemos Dona Georgina 2011, belíssimo vinho, exótico, tem tantos detalhes que parece um blend de várias colheitas de diferentes anos, aroma a pinheiro, eucalipto, caixa de charuto, floral, na boca fruta negra, acidez no ponto, profundo e bastante complexo.

Nota: 18,5

Preço: 39€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

eHZ5iUN.jpg

EcpCNhB.jpg

Last edited:
Back