Que vinho bebem?

https://adegga.com/product/heranca-sanheiro-story-tinto/

Ora fica aqui uma recomendação de um vinho de 4€ porque quando se encontram pérolas, devem ser partilhadas.

Foi uma oferta numa compra de vários vinhos com o recado "leva isso para experimentar e depois diz-me o que achas"....

f2e3400c78849af70232bcc9e008867c.jpg

Boa surpresa!

Pronto pronto, não batam mais !

Sim, temperatura ideal consumo, desculpa 😁

Parecia frio/gelado do frigorifico. My mistake.

Na boa, só brincadeira, é porque já me fizeram essa questão aqui no tópico algumas vezes. Tenho de me lembrar de limpar a condensação da garrafa para a foto [:D]

Tenho uma cave de vinhos refrigerada na cozinha, os tintos estão a 15ºC, os brancos estão a 9ºC. Entre tirar do frigorífico, abrir, levar para a mesa, etc o vinho aquece aos 16-18 (tinto) 10-12 (brancos) para beber com a refeição.

E pessoalmente prefiro um vinho servido mais fresco do que mais quente.

Do Douro, Vinha do Fojo 2015, tinha imensa curiosidade em provar este vinho, visto que no portfólio do produtor existem só 3 vinhos, pode-se dizer que são os 3 topos de gama, cada qual no seu patamar de competitividade. Quinta do Fojo que é de uma vinha mais jovem (cerca de 30 anos) e depois o Vinha do Fojo e Fojo que são da mesma vinha (vinhas velhas com mais de 1 século), no final são alguns detalhes que fazem a diferença entre a decisão de ser Vinha do Fojo ou Fojo.

Os vinhos da Quinta do Fojo são vinhos com padrões muitíssimo elevados e com características únicas e irrepetíveis.

Produzimos exclusivamente um vinho de cada uma das duas vinhas da Quinta do Fojo, a vinha velha do final do séc. XIX e a vinha de 30 anos. Sendo que na maioria dos anos o vinho da vinha velha é lançado como Vinha do Fojo, enquanto que nos anos de excepção é lançado como Fojo. Este método interno de classificação só se aplica à vinha velha. No caso da vinha de 30 anos o vinho é sempre lançado como Quinta do Fojo.

Assim sendo, acontecem em cada colheita dois vinhos: na maioria dos anos Vinha do Fojo e Quinta do Fojo ou, nos anos que consideramos de excepção, Fojo e Quinta do Fojo. O que faz com que o nosso trabalho seja muito diferente do habitual portfólio vasto de vinhos de todas as qualidades e estilos.

Os vinhos da Quinta do Fojo expressam o carácter do seu terroir e a identidade do ano, são vinhos que merecem ser apreciados em todas as fases da sua vida.​

Neste Vinha do Fojo 2015, fruta negra, mato, aroma a outono, tem uma frescura muito interessante, complexidade e profundidade, elegante com taninos de luxo, macio e aveludado, é um vinho de primeira linha.

Nota: 19,0

Preço: 80€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

zh37xKO.jpg

69hcL3P.jpg

61HmYYv.jpg

wAAACH5BAEKAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==
​​
Costa Boal Homenagem grande reserva 2011. Após decantar 1h este vinho estava divinal, do melhor que se pode provar. Tem um excelente corpo e volume, é um vinho frutado onde se consegue sentir perfeitamente o aroma dos frutos de baga do bosque e de baga negra. Do melhor que bebi até hoje.

Depois na continuação da almoçarada de amigos ainda se abriu um Quinta do Castro Reseva Vinhas Velhas 2019. Bom vinho, mas já tivemos de descer do céu e pousar os pés na terra. Costa

Last edited:
​​
Costa Boal Homenagem grande reserva 2011. Após decantar 1h este vinho estava divinal, do melhor que se pode provar. Tem um excelente corpo e volume, é um vinho frutado onde se consegue sentir perfeitamente o aroma dos frutos de baga do bosque e de baga negra. Do melhor que bebi até hoje.

Depois na continuação da almoçarada de amigos ainda se abriu um Quinta do Castro Reseva Vinhas Velhas 2019. Bom vinho, mas já tivemos de descer do céu e pousar os pés na terra.

Estava com receio que achasses o Costa Boal demasiado extraído, provei uma vez uma edição limitada de um vinho dele e era um exagero, tornava-se enjoativo, pelo menos na altura em que eu o bebi, talvez com mais anos de desenvolvimento se torna-se mais apetecível.

Back