Que vinho bebem?

Quis dizer que tipo de vinho. Ou seja, exceptuando casos de vinhos muito velhos e que podem já ter sedimentação no fundo da garrafa, que outro tipo de vinho metes a decantar?
Na prática podes decantar todos os vinhos, embora muitos não melhorem muito (ou mesmo nada) com isso, vinhos novos ou com pouco carácter pouco ou nada melhoram.

Um vinho com alguns anos, ou um vinho muito "fechado", pode ajudar a "abrir" mais rapidamente com alguma oxigenação, embora também aconteça num copo se esperares por ele.

Decantar só para remover sedimentação, há outras formas mais eficazes, mas faz-se um 2 em 1.

Na prática podes decantar todos os vinhos, embora muitos não melhorem muito (ou mesmo nada) com isso, vinhos novos ou com pouco carácter pouco ou nada melhoram.

Um vinho com alguns anos, ou um vinho muito "fechado", pode ajudar a "abrir" mais rapidamente com alguma oxigenação, embora também aconteça num copo se esperares por ele.

Decantar só para remover sedimentação, há outras formas mais eficazes, mas faz-se um 2 em 1.

Por acaso já li que vinhos jovens podem beneficiar significativamente da decantação.

" Vinho tinto jovem

Quando se trata dos vinhos mais jovens, a decantação permite suavizar os taninos presentes, que geralmente são ásperos e secos.

Para decantar verta o conteúdo da garrafa, num gesto único e contínuo, para o decante. Estes vinhos apresentam elevados níveis de acidez, uma vez que não tiveram tempo para amadurecer, necessitando assim de uma ou duas horas para “respirar”.

​"

https://www.vinha.pt/porque-como-decantar-vinho/

Do que li, os vinhos a decantar são aqueles que apresentam sedimentação devido à idade, e os vinhos mais jovens que não tiveram tempo de amadurecer em garrafa.

O vinho que em teoria não carece desse processo é aquele vinho com alguns anos de idade, mas não o suficiente para ter resíduos.

Last edited:
Por acaso já li que vinhos jovens podem beneficiar significativamente da decantação.

" Vinho tinto jovem

Quando se trata dos vinhos mais jovens, a decantação permite suavizar os taninos presentes, que geralmente são ásperos e secos.

Para decantar verta o conteúdo da garrafa, num gesto único e contínuo, para o decante. Estes vinhos apresentam elevados níveis de acidez, uma vez que não tiveram tempo para amadurecer, necessitando assim de uma ou duas horas para “respirar”.

​"

https://www.vinha.pt/porque-como-decantar-vinho/
Se tiver perfil para isso, pode.

Mas podes decantar um monte velho e ele não vai deixar de ser um monte velho 😂

Já agora, os vinhos brancos também podem beneficiar e muito de uma decantação!

Hoje abri um António Saramago Superior 2013 da Península de Setúbal, macio, sedoso, mas com uma característica estranha de fumaça final, foge ali um bocado do conjunto final, e achei este vinho distante do que ele consegue fazer no AS, por isso dou nota 17,5

5QNqqZB.jpg

Q4Enu3y.jpg

Também abri um Alvarinho do Márcio Lopes, O Caminho 2020, de Monção de Melgaço, vinho fresco, harmonioso, bem desenhado, nota 18,5.

Z31pwyv.jpg

N3nCEgk.jpg

Sempre me perguntei quem será que compra isso, principalmente os pacotes pequenitos, são caríssimos!!!!

2,20€ o Litro?? O Vinho Verde pouco mais custa, e ao menos deve levar uvas....

Screenshot 2023-01-02 at 10.47.16.png

Sempre me perguntei quem será que compra isso, principalmente os pacotes pequenitos, são caríssimos!!!!

Por 2.20€ já se arranja "O tal vinho da Lixa" ou "Terras de Felgueiras" que devem ser bem superiores

O que é que cozinhaste com isso?
É que nem para cozinhar 😂🤣

O que não é bom para beber não é bom para beber. Eu só uso para cozinhar coisas que bebo.

Sempre que preciso abro uma garrafa e bebo um copo enquanto cozinho. Até me serve de desculpa 😅

Se tiver perfil para isso, pode.

Mas podes decantar um monte velho e ele não vai deixar de ser um monte velho 😂

Já agora, os vinhos brancos também podem beneficiar e muito de uma decantação!

Voltaste à minha questão inicial, mas o utilizador a quem a coloquei disse não ter percebido. [;)]

Portanto fica no ar.. Qual será o tipo de perfil que requer decantação.. Excetuando o óbvio vinho velho com resíduos no fundo.

Voltaste à minha questão inicial, mas o utilizador a quem a coloquei disse não ter percebido. [;)]

Portanto fica no ar.. Qual será o tipo de perfil que requer decantação.. Excetuando o óbvio vinho velho com resíduos no fundo.

Abres a garrafa, deitas um pouco no copo, se sentires que o aroma está muito fechado, ou se cheira demasiado a madeira ou a tosta, decanta. É esse o perfil [:D]! Não garanto que melhore, mas pior não fica.

Penso que se passar demasiado tempo a oxigenar também pode perder propriedades. Mas concordo com uns 30 minutinhos pior não ficará. Eu tenho ali um poucas vezes o utilizei, mas isso a ver se muda.

Deve ser o mesmo tipo de pessoa que acha barato comer latas de atum quando na realidade se pode comprar muita carne e peixe por valores inferiores.

Da Bairrada, Luís Pato Quinta do Moinho 2000, da casta Baga, vinho pouco extraído, a caminho dos 23 anos e parece ter uns 8 anos, todas as arestas limadas, nem se dá conta do álcool, pouco intenso na prova de boca, bebe-se muito bem.

Nota: 18,0

Preço: 35€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

GHMpUe9.jpg

y43X9Xi.jpg

PQPPs27.jpg

Do Douro, Guru 2020, que vinho, estes vinhos dão uma entrega colheita após colheita, incrível, é uma bomba de emoções, sílex envolvido com cítrico, depois tudo em harmonia, uma precisão e afinação de vinho incríveis, sem sombra de dúvida do melhor que se faz em Portugal.

Nota: 19,0

Preço: 29€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

5JyOePZ.jpg

mD7Evak.jpg

Do Douro, Quinta da Leda 2014, mais uma colheita de 2014 sofrível, nem parece um Leda, é como se estivesse a beber um vinho duas gamas abaixo, o ano de 2014 é terrível... de uma maneira geral. Pouco harmonioso, algo agressivo, fruta de baixa qualidade, enfim.... quando vou abrir um vinho de 2014 já quase que adivinho o massacre que vai ser. A alternativa é guardá-lo e abrir quando tiver aí uns 12 anos, pode ser que melhore alguma coisa.

Nota: 16,5

Preço: 35€

Indicação de consumo: Guardar

k1IiiT9.jpg

LFBfixU.jpg

S4LghFv.jpg

Acho que já podemos colocar aqui os melhores vinhos de 2022, vou fazer um Top5, muitos ficarão de fora...

Top5 tintos:

. Quinta das Bágeiras Fogueira 2004 - Bairrada
. Glória Reynolds Cathedral 2005 - Alentejo
. Curriculum Vitae 2016 - Douro
. Vinha do Fojo 2015 - Douro
. Quinta dos Termos O Testemunho 2015 - Beira Interior

Top5 brancos:

. Paço dos Cunhas Vinha do Contador 2014 - Dão
. Ribeiro Santo Vinha da Nev 2016 - Dão
. Roleta Russa William Wouters 2017 - Bairrada
. Anima Mea 2018 - Bairrada
. Conceito 2019 - Douro