Diamondplus
Well-known member
Bem, isto estava um bocado perdido na 3ª ou 4ª página...
Digam-me uma coisa, como vocês gerem os vossos brancos? São mais sazonais com eles? Isto é, compram (essencialmente) para beber? Seja durante o ano ou agora no calor, que puxa mais.
Quando guardam, e sabendo que poderá depender muito do vinho/região/etc, até onde se sentem à vontade levar até consumir? 4, 5 anos? Mais, menos?
Pergunto isto porque ando numa de experimentar cisas diferentes e compor a minha (pequena) garrafeira e, apesar de ter muito poucos vinhos brancos neste momento, começo a pensar de valerá a pena comprar se posso não os beber a curto/médio prazo... enquanto que num tinto estou obviamente muito mais à vontade no geral, beba agora, daqui a 3 anos, 5 ou mais.
Ps: Ficam guardados na cave sem condições controladas artificialmente, apesar de num local sempre fresco e ao abrigo da luz.
Eu brancos não faço gestão de guarda, se fizesse, só arriscaria em alguns que sei que duram mais tempo, já tive más experiências com grandes vinhos que com 5/6 anos estavam acabados. Além disso a minha preferência (ao contrários dos tintos), é bebê-los jovens, é muito raro existir algum vinho branco que melhore para lá dos 5 anos de guarda, e tomara muitos ainda estarem no auge com essa idade.
Resumindo, brancos é uma coisa, tintos é outra história.