Que vinho bebem?

Fizeste um excelente negócio.

O ano de 2011 foi brutal para o Douro e se guardares as garrafas facilmente atingem valores de 3 dígitos daqui a menos que meia dúzia de anos.

2011 dizem os expert´s terá sido o melhor ano dos últimos 20 anos. Nesse ano a Revista de Vinhos diz que não houve maus vinhos! [;)][:D]

Vou "encomendar" [:D]

Um gajo sai do exílio voluntário para vir cá perguntar de vinho... Bebado, eu? naaa [:D]

Falando de vinho...

A semana passada bebi um daqueles que custava 10 no lidl e agora custa 30. É o Borba Cinquentenário de 2003. Prenda do meu irmão que me ajudou a bebe-la.

O vinho estava muito bom. Evoluiu muito bem na garrafa e é daqueles que aguenta muito mais anos bem guardado. Apresentava já algum pé, mas perfeitamente normal.

01a5rh6bnf5ec_375x500.jpg

Mas vocês bebem assim todos os dias esses vinhos de "cólidade"???

Eu só bebo vinho de qualidade. O preço é que varia. Recuso-me a beber vinho que não presta, se não houver condições, prefiro beber cerveja. Bebo diariamente um copo ao jantar.

Por exemplo agora estou a beber um tinto da Herdade de Conqueiros que compro as boxes lá na terra. É um tinto que se bebe muito bem, mesmo em dias quentes. Não sei ao certo quanto custa, porque me têm oferecido, mas penso que é tipo 12€ box de 5 lts.

Quando a ocasião merece, ou pela comida, ou pela companhia, ou simplesmente porque sim, abro uma coisa melhor.

Não, mas não me importava.

Não é só a cena de beber. O vinho é arte que se bebe. Faz parte de um ritual que, mesmo parecendo algo exclusivo e elitista, qualquer um pode participar. Quando escolhes uma garrafa, a armazenas e depois a vais abrir, tiras a rolha, deixas o vinho respirar, o metes num copo e o bebes, sentes que estás a fazer de um longo processo que culmina nos goles que dás.

Em relação aos bag in box, o melhor que provei foi o Vale do Rico Homem, de três litros. Pelo que tenho lido por aí, também não se arranja muito melhor neste formato. Costuma estar a 8€ a caixa.

Não, mas não me importava.

Não é só a cena de beber. O vinho é arte que se bebe. Faz parte de um ritual que, mesmo parecendo algo exclusivo e elitista, qualquer um pode participar. Quando escolhes uma garrafa, a armazenas e depois a vais abrir, tiras a rolha, deixas o vinho respirar, o metes num copo e o bebes, sentes que estás a fazer de um longo processo que culmina nos goles que dás.

Em relação aos bag in box, o melhor que provei foi o Vale do Rico Homem, de três litros. Pelo que tenho lido por aí, também não se arranja muito melhor neste formato. Costuma estar a 8€ a caixa.

Umas paginas para atrás falei nele. Costuma ser a minha escolha em termos de box.

.............
..............

Assino por baixo!

E se a esse ritual, juntares o prazer de uma boa companhia, ou numa bela refeição, ou num grupo de amigos também apreciadores, é um momento perfeito! [:p]

Cá por casa, no que a este «Campeonato» diz respeito, joga-se nas «Distritais». [:D]
Tem-se andado a beber um maduro tinto de Freixo de Numão ( produção particular ) que custa cerca de 5 Euros o garrafão. Como a temperatura ambiente «exige», provavelmente vai-se alternar com um Verde Branco de Passos de Ferreira que dá pelo nome de Senhor Abade....também a 5 Euros o garrafão.[:D]
Nas ocasiões «top» ainda há uns garrafões de maduro tinto de um amigo do Vale da Vilariça....este «sem preço».

Eu como não bebo com regularidade (talvez 1 vez por semana) gosto de ir abrindo umas coisas boas.

Mas nos dias de hoje basicamente só compro vinho em promoção.

Falando em BIB's o melhor que tenho encontrado é o "Montes Ermos".

A relação preço-qualidade é imbatível e numa "prova cega" acredito que "enganasse" muito boa gente... [;)]

Pelo que vou aprendendo pelo tópico e porque não percebo da matéria, de vez em quando também me deixo tentar pelas promoções.....

Até 10€ abro sem remorsos qualquer garrafa.

De 10€ a 20€ já pondero a companhia (se são ou não apreciadores) e o momento.

Acima de 20€ já reservo para situações mais especiais.

Neste momento o top da minha "garrafeira" são 3 vinhos que estão na mesma casa de preços (entre 30 e 40€). Um Hexagon de 2008, um Esporão Private Selection de 1999 e o Cavalo Maluco de 2007.

Depois de mandarem um email a confirmar a encomenda, eis que mandam outro a dizer que não dispõem do Vale Meão 2011 e se poderiam enviar o 2012.
Devem ter dado conta que ja não arranjavam as garrafas aquele preço hehe
Recusei e pedi o dinheiro de volta.

Estou a ver que anda para aqui muita gente do interior Transmontano.
Os meus avós eram dessa zona, e ainda cheguei a provar alguns vinhos do produtor, contudo não era fácil encontrar algo decente.

Quanto ao vinho que bebo com mais regularidade, não é nada de transcendente.
Mas gosto de ter umas boas garrafas na garrafeira para algumas ocasiões.

Boas,

Terminei a minha época dos tintos porque o tempo aaqueceu e agora vou atacar nos brancos, ainda não sei por onde começar,
vou passar num P.Doce para comprar uma box de Olaria para ver a qualidade deste ano, depois logo se vê.

Depois de mandarem um email a confirmar a encomenda, eis que mandam outro a dizer que não dispõem do Vale Meão 2011 e se poderiam enviar o 2012.
Devem ter dado conta que ja não arranjavam as garrafas aquele preço hehe
Recusei e pedi o dinheiro de volta.

Estou a ver que anda para aqui muita gente do interior Transmontano.
Os meus avós eram dessa zona, e ainda cheguei a provar alguns vinhos do produtor, contudo não era fácil encontrar algo decente.

Quanto ao vinho que bebo com mais regularidade, não é nada de transcendente.
Mas gosto de ter umas boas garrafas na garrafeira para algumas ocasiões.

Por aqui só consumidor dos vinhos (caseiros) dessa região....e olha que são «belas pingas». [:D]

Cá por casa, no que a este «Campeonato» diz respeito, joga-se nas «Distritais». [:D]
Tem-se andado a beber um maduro tinto de Freixo de Numão ( produção particular ) que custa cerca de 5 Euros o garrafão. Como a temperatura ambiente «exige», provavelmente vai-se alternar com um Verde Branco de Passos de Ferreira que dá pelo nome de Senhor Abade....também a 5 Euros o garrafão.[:D]
Nas ocasiões «top» ainda há uns garrafões de maduro tinto de um amigo do Vale da Vilariça....este «sem preço».

E onde se pode arranjar esses produtos? É que fiquei curioso...
habitualmente bebo daqueles mais rascas mas óbviamente que, quando adequado, tmabém vou para os finos. Contudo não consigo gostar de vinhos com mais de 5 anos e não é por acaso que gosto muito daqueles rústicos (peso da régua) à lavrador que por sorte e por vezes consigo ter uns garrafões cá por casa. O problema é que vão pela goela abaixo enquanto houver nem os deixo descansar e então o branquinho geladinho ligeiramente turvo como quando sai do lagar. Agora riam-se à vontade do ligeiramente turvo mas não sabem como aquilo é bom. É mesmo "sumo de uva" puro feito à moda antiga por um familiar. O segredo deste branco é que ele não passa e já o vi fazer e também pisei as uvinhas, mas o resto é top secret. Só sei que tem muito poucos aditivos e por isso creio, não dura mais de 3 anitos no tonel aliás ele também não o faz para durar mais tempo. A prop´sito com este calor já ia com um pastelinho...

E onde se pode arranjar esses produtos? É que fiquei curioso...
habitualmente bebo daqueles mais rascas mas óbviamente que, quando adequado, tmabém vou para os finos. Contudo não consigo gostar de vinhos com mais de 5 anos e não é por acaso que gosto muito daqueles rústicos (peso da régua) à lavrador que por sorte e por vezes consigo ter uns garrafões cá por casa. O problema é que vão pela goela abaixo enquanto houver nem os deixo descansar e então o branquinho geladinho ligeiramente turvo como quando sai do lagar. Agora riam-se à vontade do ligeiramente turvo mas não sabem como aquilo é bom. É mesmo "sumo de uva" puro feito à moda antiga por um familiar. O segredo deste branco é que ele não passa e já o vi fazer e também pisei as uvinhas, mas o resto é top secret. Só sei que tem muito poucos aditivos e por isso creio, não dura mais de 3 anitos no tonel aliás ele também não o faz para durar mais tempo. A prop´sito com este calor já ia com um pastelinho...

Tens Pm...com umas dicas

Voltar
Superior