Que vinho bebem?

Há pouco tempo bebi disto. Que bela pomada. Até num almoço de um dia de verão soube bem.

6060716_2_.jpg

São os produtores e vendem ao público, tendo até uma sala de provas. Prova o branco que eles têm que é um regalo. Também se pode encomendar.

Ultimamente bebi alguns grandes vinhos já com uns aninhos.

Destaco uma Cotto Grande Escolha de 2001, uma Quinta do Monte D'oiro de 2004 e um S de Soberanas de 2004 (se não me falha a memoria).

Fiz uma "mini" vertical numa sexta com dois Quinta da Terrugem um de 2001 e outro de 2004 (mais uma vez não tenho a certeza dos anos) e incrível como duas colheitas produzem dois vinhos tão diferentes.

Mas o que mais me surpreendeu foi um branco velho, um chardonnay Francês de 2001 que infelizmente não me lembro da marca. A cor, muito escura, e o sabor muito diferente dos brancos secos que estou habituado, foi a surpresa de um fim de semana bem passado e muito bem regado.

Last edited:
Respondendo ao Karma sobre as diferenças na produção de vinho de há 50 anos a esta parte, coloco aqui a minha visão resumida sobre o tema.

Na década de 90 começou-se a fazer estudo sobre o palato humano, muito direccionado para o vinho. Hoje em dia os produtores sabem perfeitamente o que é melhor aceite pelo mercado e conseguem, através de tecnologia ao dispor, produzir vinhos que mesmo antes de serem vendidos, já se sabe que vão ser do agrado da população geral. Isso não significa que são bons vinhos, mas ai é outro assunto.

A tecnologia tem um papel fundamental para o que é o vinho hoje em dia, bem como a formação.

A figura do enólogo, formado academicamente, algo que não existia há 50 anos tem um papel fundamental.

- Os solos são estudados, bem como as castas a aplicar nesse solo. No limite vai-se buscar solo a outra região, se o enólogo entender que é a melhor solução para ter um bom produto final.

- Não há praticamente nenhum vinho hoje em dia que chegue à garrafa e tenha partículas visíveis. Este é um dos primeiros aspectos que se tem quando se prova e classifica um vinho. Não deve ter partículas visíveis. As técnicas de filtragem ou mesmo desencantação, são hoje em dia muito fiáveis.

- A pisa mecanizada permite, com muito rigor, definir a pressão com que se pisa a uva. A pressão usada é crucial para o resultado final.

- Hoje conseguimos produzir vinho em qualquer região. Mesmo nos climas muito quentes, é possível controlar a temperatura de fermentação através da refrigeração das cubas. Ao controlar essa temperatura é possível controlar um factor determinante, impossível há uns anos, que é a fermentação e com isso chegar ao objectivo que o enólogo se propôs.

- Até a doença da rolha foi praticamente eliminada em portugal, que como sabemos é o maior produtor de cortiça do mundo.

Basicamente é tudo baseado em tecnologia. As adegas como devem ser, hoje em dia são fabricas avanças em que nada é deixado ao acaso. Hoje sabemos porque é que aparece, por exemplo, o cheiro a banana ou maracujá nos vinhos. E conseguimos controlar isso.

A conversa surge por causa do Gin, onde hoje em dia já não se faz apenas a destilação vertical de bagas de zimbro, e a tecnologia permite inventar novos conceitos. É gin ainda? Eu acho que é.

A conversa surge por causa do Gin, onde hoje em dia já não se faz apenas a destilação vertical de bagas de zimbro, e a tecnologia permite inventar novos conceitos. É gin ainda? Eu acho que é.

Para mim é à moda antiga. dois dedos de gin, água tónica gelo e limão.

Ontem bebi ao jantar esta pomada:

gjJgDh4l.jpg

Respondendo ao Karma sobre as diferenças na produção de vinho de há 50 anos a esta parte, coloco aqui a minha visão resumida sobre o tema.

Na década de 90 começou-se a fazer estudo sobre o palato humano, muito direccionado para o vinho. Hoje em dia os produtores sabem perfeitamente o que é melhor aceite pelo mercado e conseguem, através de tecnologia ao dispor, produzir vinhos que mesmo antes de serem vendidos, já se sabe que vão ser do agrado da população geral. Isso não significa que são bons vinhos, mas ai é outro assunto.

A tecnologia tem um papel fundamental para o que é o vinho hoje em dia, bem como a formação.

A figura do enólogo, formado academicamente, algo que não existia há 50 anos tem um papel fundamental.

- Os solos são estudados, bem como as castas a aplicar nesse solo. No limite vai-se buscar solo a outra região, se o enólogo entender que é a melhor solução para ter um bom produto final.

- Não há praticamente nenhum vinho hoje em dia que chegue à garrafa e tenha partículas visíveis. Este é um dos primeiros aspectos que se tem quando se prova e classifica um vinho. Não deve ter partículas visíveis. As técnicas de filtragem ou mesmo desencantação, são hoje em dia muito fiáveis.

- A pisa mecanizada permite, com muito rigor, definir a pressão com que se pisa a uva. A pressão usada é crucial para o resultado final.

- Hoje conseguimos produzir vinho em qualquer região. Mesmo nos climas muito quentes, é possível controlar a temperatura de fermentação através da refrigeração das cubas. Ao controlar essa temperatura é possível controlar um factor determinante, impossível há uns anos, que é a fermentação e com isso chegar ao objectivo que o enólogo se propôs.

- Até a doença da rolha foi praticamente eliminada em portugal, que como sabemos é o maior produtor de cortiça do mundo.

Basicamente é tudo baseado em tecnologia. As adegas como devem ser, hoje em dia são fabricas avanças em que nada é deixado ao acaso. Hoje sabemos porque é que aparece, por exemplo, o cheiro a banana ou maracujá nos vinhos. E conseguimos controlar isso.

Excelente post!
Infelizmente sei muito pouco de vinhos, apenas sei aqueles que gosto e os que não gosto [:D]

ImageUploadedByTapatalk1436994503.923482.jpg
No fds bebi esta pequena maravilha. Compro varias vezes a garrafa grande, mas vi esta pequena e comprei por piada, é um espumante de luxo!

Depois de ter posto o post, recebo outro email do vendedor com boas notícias... e eis que hoje:

i_Phone_Foto_2015_06_25_18_53_42.jpg

Gostei muito do Quinta do Crasto.
E todos os que referes são excelentes :)

Este Quinta do Vale Meão de 2011, é um néctar dos Deuses!!!

Quem compra isto sabe o que é um vinho de qualidade superior.
apr:)apr:)apr:)

De 2011 considero o Chryseia melhor, além de ser mais barato que o Quinta do Vale Meão.
Quem não quiser gastar balúrdios tem o Meandro do Vale Meão que apesar de ser produzido com as uvas de uma vinha mais nova, eu duvido que 90% da pessoas consiga notar diferenças face ao QVM numa prova cega.

Excelente post!
Infelizmente sei muito pouco de vinhos, apenas sei aqueles que gosto e os que não gosto [:D]

Eu também sei pouco, mas com o passar dos anos o interesse tem vindo a subir. Como tal tenho me instruído na área. É um mundo.

Depois de ter posto o post, recebo outro email do vendedor com boas notícias... e eis que hoje:

i_Phone_Foto_2015_06_25_18_53_42.jpg

Gostei muito do Quinta do Crasto.
E todos os que referes são excelentes :)

Já bebeste alguma? Que tal estava?

Eu penso que será um bom vinho para guardar, mas só depois de provar. Pena estares longe, senão ajudava na prova sem qualquer problema. :)

No site da Garrafeira Nascional o Quinta de Vale Meão 2011 custa 169,50€, o vinho vale realmente isso? Curiosamente o de 2012 está a 79,00€.

No site da Garrafeira Nascional o Quinta de Vale Meão 2011 custa 169,50€, o vinho vale realmente isso? Curiosamente o de 2012 está a 79,00€.

O preço dele era o preço que está agora o de 2012, só que como no ano passado ficou em 4ºlugar no Wine Spectator o preço subiu em flecha.
Outro exemplo é o Chryseia 2011, custava cerca de 50€ antes de ser considerado o 3º melhor vinho do mundo, agora está a 200€... mas tem vindo a subir cada vez mais, há pouco tempo estava nos 170€

Tenho as expectativas altas, e acho que não vou ficar desiludido.

Já bebeste alguma? Que tal estava?

Eu penso que será um bom vinho para guardar, mas só depois de provar. Pena estares longe, senão ajudava na prova sem qualquer problema. :)
Ainda não abri nenhuma. Como disse, o vinho já voltou para Portugal (e repousa na garrafeira a 17.c)... talvez o abra quando lá fôr, em final de Agosto.

Desta gama ainda só provei o Reserva Especial, da Casa Ferreinha. Este, espero, que esteja ainda um nível acima.

Back